Topo

Na Noruega, turistas passeiam em rocha que fica presa sobre um abismo

A rocha Kjeragbolten está presa sobre um abismo acima do Lysefjord - Getty Images/iStockphoto
A rocha Kjeragbolten está presa sobre um abismo acima do Lysefjord Imagem: Getty Images/iStockphoto

Marcel Vincenti

Colaboração para o UOL

23/07/2018 04h00

A Noruega é um dos lugares mais seguros do mundo. Curiosamente, a nação escandinava também abriga atrações naturais extremamente assustadoras. 

No meio de suas paisagens grandiosas, que incluem fiordes, montanhas nevadas e vulcões, o país nórdico oferece locais de dar frio na barriga que podem ser frequentados por turistas. 

Um dos mais famosos e impressionantes deles fica nas proximidades do cume da montanha Kjerag, no sul do território norueguês, a aproximadamente 380 quilômetros da capital, Oslo. 

Veja também

Trata-se de uma enorme rocha (chamada de Kjeragbolten) que se encontra presa entre os paredões de uma fenda: abaixo do pedregulho há um precipício com cerca de 1.000 metros de profundidade, ao lado do qual surge o Lysefjord, um fiorde com mais de 40 quilômetros de comprimento. 

Turistas fazem pose na hora de tirar uma foto sobre a Kjeragbolten - Getty Images/iStockphoto - Getty Images/iStockphoto
Turistas fazem pose na hora de tirar uma foto sobre a Kjeragbolten
Imagem: Getty Images/iStockphoto

Diversos turistas que visitam o local não se contentam em admirar de longe esta inusitada paisagem da natureza.

Motivados pela perspectiva de ganhar uma enxurrada de curtidas nas redes sociais, muitos deles sobem na rocha para tirar fotos nas mais variadas poses: enquanto são retratados, alguns se beijam, outros pulam e há até gente que faz posições de ioga sobre o rochedo. E as imagens realmente costumam ficar surpreendentes.  

O topo da montanha Kjerag é também um excelente mirante para o Lysefjord - Getty Images - Getty Images
O topo da montanha Kjerag é também um excelente mirante para o Lysefjord
Imagem: Getty Images

Não há registro de turistas que tenham caído da Kjeragbolten. Mas há que tomar cuidado ao subir na rocha: a possibilidade de uma queda fatal existe. 

Trilha cansativa 

A melhor época para excursionar pela área de Kjerag é entre os meses de junho e setembro: para chegar até o topo da montanha, turistas costumam ir de carro ou ônibus até a localidade de Oygardstol (onde há um posto de serviço) e, de lá, começar a caminhada rumo às partes altas da montanha. 

Trata-se de uma trilha cansativa, com muitas subidas e descidas por um terreno acidentado, e na qual os viajantes chegam a ascender cerca de 800 metros e caminhar mais de cinco quilômetros até o cume. É possível contratar guias para ajudar na superação do percurso. 

As paisagens que cercam a montanha Kjerag, na Noruega, são incríveis - Getty Images - Getty Images
As paisagens que cercam a montanha Kjerag, na Noruega, são incríveis
Imagem: Getty Images

E o esforço compensa: além da visão inusitada da Kjeragbolten, o turista poderá curtir paisagens inesquecíveis do Lysefjord quando chegar lá em cima. 

Outros lugares impactantes

A Noruega tem outros lugares lindíssimos onde o turista pode ficar cara a cara com abismos. 

Um dos mais incríveis deles é o destino conhecido como Trolltunga (na foto abaixo), onde uma rocha se projeta para fora de uma montanha, 700 metros acima do lago Ringedalsvatnet. Turistas corajosos andam até a ponta da pedra para admirar a paisagem e tirar fotos inacreditáveis.

O outro é o Preikestolen, um pratô rochoso com aproximadamente 600 m² que está situado na região de Ryfylke e fica 604 metros acima de um fiorde. Simplesmente épico.  

Mirante de Trolltunga, na Noruega - Divulgação/Visit Norway - Divulgação/Visit Norway
O mirante de Trolltunga, 700 metros acima do lago Ringedalsvatnet
Imagem: Divulgação/Visit Norway