menu
Topo

Viagem

Ecoturismo

Na Suíça, elevador de mais de 100 anos leva turista acima das nuvens

Leiju/creativecommons.org/licenses/by-sa/3.0/deed.en
Ao chegar ao topo do elevador Hammetschwand, o turista se sente no céu Imagem: Leiju/creativecommons.org/licenses/by-sa/3.0/deed.en

Marcel Vincenti

Colaboração para o UOL

19/07/2018 04h00

Na Suíça, não é preciso ser um escalador profissional para conseguir chegar acima das nuvens. Nos arredores da cidade de Lucerna, turistas que nunca tentaram subir nem um morrinho têm a chance de atingir o alto de uma montanha com extrema facilidade e, lá de cima, se ver literalmente no céu. 

Getty Images/iStockphoto
A estrutura do elevador Hammetschwand tem mais de 150 metros de altura Imagem: Getty Images/iStockphoto

O passeio é feito com o maior elevador externo da Europa, chamado Hammetschwand, inaugurado há mais de 100 anos.

Hoje modernizado, seu compartimento de passageiros sobe uma estrutura com mais de 150 metros de altura, em menos de um minuto, e leva os viajantes a um mirante que fica no alto da montanha Bürgenstock (quando esta atração foi aberta, no começo do século 20, este trajeto demorava cerca de três minutos).

As paredes do elevador são de vidro: as paisagens já podem ser curtidas durante o processo de subida, feita paralelamente à montanha em grande velocidade. 

Qwesy Qwesy/creativecommons.org/licenses/by/3.0/deed.en
O elevador está localizado em uma linda área montanhosa da Suíça Imagem: Qwesy Qwesy/creativecommons.org/licenses/by/3.0/deed.en

Ao chegar ao topo, o público vê, lá embaixo, em dias em que o céu está limpo, uma paisagem digna de um quadro, composta pelo famoso lago Lucerna (um dos maiores do território suíço), montanhas alpinas (algumas com picos nevados), áreas rurais (com vaquinhas pontuando o terreno) e pitorescas vilas típicas desta região da Suíça. 

Getty Images/iStockphoto
Em dias de céu limpo, as vistas do topo também são excelentes Imagem: Getty Images/iStockphoto

Mas há dias em que a experiência é outra, quando um tapete de nuvens aparece sob os pés dos turistas. Difícil dizer qual dos dois momentos rende as melhores fotografias. Mas também é fácil afirmar: pessoas que sofrem de vertigem podem ficar assustadas com a altura. 

E se você realmente se apaixonar pelas paisagens desta área, saiba que é possível se hospedar por lá: na região do Hammetschwand há o Bürgenstock Resort, que fica 500 metros acima do lago Lucerna e que abriga um complexo com quatro hotéis, restaurantes, bares e um spa com 10 mil m². 

E, mesmo que você não queira dormir por lá, talvez valha a pena almoçar em alguns dos estabelecimentos gastronômicos que ficam perto do elevador, como o restaurante Sharq Oriental, que também oferece vistas panorâmicas excelentes para os lagos e montanhas da área.

Getty Images
Turistas curtem o visual desde o topo do elevador Hammetschwand, na Suíça Imagem: Getty Images

O restaurante Taverne 1879, por sua vez, é talvez o melhor lugar para provar receitas suíças neste local. 

Mas muitos turistas se hospedam em Lucerna (cidade com boa infraestrutura hoteleira e gastronômica) e, de lá, vão até a entrada do elevador.  

Para informações sobre horários de funcionamento e preços de ingressos para o elevador, acesse: www.buergenstock.ch/en/leisure/hammetschwand-lift

Getty Images/iStockphoto
A linda Lucerna é uma ótima base para conhecer o elevador Hammetschwand Imagem: Getty Images/iStockphoto

Mais Ecoturismo