Topo

Riqueza e passeio no deserto: veja atrativos do Catar, país da próxima Copa

Capital do Catar, Doha tem paisagens extremamente modernas - Getty Images/iStockphoto
Capital do Catar, Doha tem paisagens extremamente modernas Imagem: Getty Images/iStockphoto

Marcel Vincenti

Colaboração para o UOL

16/07/2018 04h00

A Copa da Rússia terminou e, mais uma vez, o Brasil não conseguiu ser hexacampeão. Para muita gente, entretanto, isso significa que já é hora de pensar na próxima edição deste torneio mundial, que será realizado em 2022 no Catar. 

Mas você, que sonha em ver a Copa pela televisão ou ao vivo, já ouviu falar de algum cartão-postal deste riquíssimo país do Oriente Médio?

Leia também

O Catar é uma nação minúscula, com uma área menor do que a do estado do Sergipe. Seus atrativos não são muitos, mas têm potencial para encantar o turista que se disponha a realizar uma viagem até lá (seja na Copa ou em outro período).

Entre a tradição e a modernidade

O Catar é um dos maiores exportadores de gás natural do mundo e, com tanto dinheiro entrando no país, não surpreende que sua capital, Doha, esteja ganhando, cada vez mais, opulentos arranha-céus e uma atmosfera de ostentação que lembra a encontrada em Dubai.

Mas, nesta rica metrópole árabe, é possível se divertir transitando entre estas paisagens modernas e locais com clima mais tradicional.

O Souq Waqif é o lugar para comprar produtos tradicionais no Catar - Getty Images - Getty Images
O Souq Waqif é o lugar para comprar produtos tradicionais no Catar
Imagem: Getty Images

Aqui, vale a pena começar um tour pelo Souq Waqif (a palavra "souq", em árabe, significa mercado), cortado por vielas onde se espalham lojinhas e tendas vendendo especiarias do Oriente Médio, lindos tecidos coloridos, tapetes árabes, perfumes e joias.

Trata-se de um lugar bem turístico e onde o visitante deve barganhar os preços dos produtos que pretende adquirir (e não se sinta mal educado: muitos vendedores esperam que o forasteiro peça um desconto).

E, na hora em que as pernas cansarem de andar pelo mercado, há diversos cafés e restaurantes na área do Souq Waqif para repor as energias. Se der sorte, ainda é possível ver um show de música ao vivo ou de dança árabe em alguns destes estabelecimentos. 

Passeio à beira-mar

Para curtir uma sensação de contraste, saia do Souq Waqif e vá até a chamada Corniche, um calçadão à beira das águas do golfo Pérsico que oferece algumas das melhores vistas para a face moderna de Doha. 

Vista da Corniche da cidade de Doha, no Catar - Vista da Corniche de Doha, no Catar - Vista da Corniche de Doha, no Catar
Vista da Corniche da cidade de Doha, no Catar
Imagem: Vista da Corniche de Doha, no Catar

Antes de percorrer este cartão-postal, porém, entre no Museu de Arte Islâmica, que fica na área: o local tem sua arquitetura assinada pelo chinês-americano I.M. Pei, responsável, por exemplo, pela pirâmide do museu do Louvre, em Paris.

Em seu interior, está uma das melhores coleções de arte islâmica do mundo, com obras que remontam até o século 7 e são provenientes de três continentes. Trata-se de objetos como magníficas cerâmicas e trabalhos em vidro que se conectam, de maneira extremamente artística, com o universo do islã. 

É fácil passar uma boa parte do dia lá dentro (visite na hora de calor mais intenso) e, após esta imersão cultural, comece sua caminhada pela Corniche. 

Trata-se de um trajeto com uma extensão de sete quilômetros, com vista para os arrojados arranha-céus de Doha e para as famosas "dhows", embarcações de madeira típicas do Catar. 

O Museu de Arte Islâmica leva a assinatura do mesmo arquiteto que projetou a pirâmide do Louvre - Getty Images - Getty Images
O Museu de Arte Islâmica leva a assinatura do mesmo arquiteto que projetou a pirâmide do Louvre
Imagem: Getty Images

No roteiro também aparecerá o chamado Pearl Monument, uma gigantesca concha aberta exibindo uma pérola na frente da qual turistas adoram tirar fotos. 

Praia e cultura

A cidade de Doha também tem orlas de areia e boas atrações noturnas: na área do centro cultural conhecido como Katara, é possível encontrar uma praia banhada pelas águas do golfo Pérsico e um complexo arquitetônico que, principalmente à noite, abriga apresentações musicais, exposições artísticas e uma série de ótimos restaurantes para jantar. 

Lá perto, fica a chamada Pearl-Qatar, uma ilha artificial que abriga hotéis de luxo, outras praias, uma marina de iates e mais restaurantes refinadíssimos. Para quem quiser fazer compras em um local mais ocidentalizado do que o Souq Waqif, vale a pena ir até o shopping Lagoona Mall, que também fica nesta região de Doha. 

A área conhecida como Pearl-Qatar é um point de iates e restaurantes de luxo em Doha - Getty Images/iStockphoto - Getty Images/iStockphoto
A área conhecida como Pearl-Qatar é um point de iates e restaurantes de luxo em Doha
Imagem: Getty Images/iStockphoto

E, se depois de transitar tanto por terra, você quiser fazer algo diferente, saiba que é possível realizar um tour com as tradicionais embarcações dhow pelas águas que banham Doha (e, durante estes passeio, admirar a cidade de ângulos privilegiados). Os tour podem ser organizados com hotéis ou com agentes turísticos da cidade. 

Fora de Doha

Há também interessantes atrações turísticas fora de Doha, e, abaixo, indicamos três das mais imperdíveis delas.  

Uma delas é o Khor Al Adaid, localizado a cerca de 60 km da capital do Catar. Trata-se de um lugar com enormes braços de água entre dunas, em uma a paisagem que tem tudo para encantar o turista.

Em Khor Al Adaid, turistas podem curtir dunas e água - Getty Images - Getty Images
Em Khor Al Adaid, turistas podem curtir dunas e água
Imagem: Getty Images

E, para chegar lá, é recomendável contratar contratar veículos 4x4, que atravessam as areias do deserto para atingir o cartão-postal: agências turísticas de Doha organizam passeios nos quais viajantes acampam e dormem nos arredores da região do Khor Al Adaid, uma atividade muito popular no Catar. Durante o dia, os viajantes se divertem descendo dunas com pranchas e, logicamente, se jogando na água.  

Para algo mais histórico, uma atração recomendada é o sítio arqueológico de Al Zubarah, considerado Patrimônio Mundial pela Unesco: é um local que abriga as ruínas de um importante centro de comercial do Golfo Pérsico nos séculos 18 e 19 e onde, hoje, ainda é possível admirar um forte muito bem preservado. Um dos melhores locais para fazer grandes fotos em todo o Catar. 

E, se você é realmente uma fanático por ecoturismo, vá até as formações rochosas de Ras Abrouk, feitas de calcário e que lembram paisagens extraterrestres. 

O forte de Al Zubarah compõe uma fotogênica paisagem no Catar - Getty Images/iStockphoto - Getty Images/iStockphoto
O forte de Al Zubarah compõe uma fotogênica paisagem no Catar
Imagem: Getty Images/iStockphoto