Topo

Copa da Rússia? Que nada! Veja o campo de futebol mais fantástico do mundo

O campo de Henningsvaer tem, sem dúvida, uma das mais belas localizações do planeta - Getty Images/iStockphoto
O campo de Henningsvaer tem, sem dúvida, uma das mais belas localizações do planeta Imagem: Getty Images/iStockphoto

Marcel Vincenti

Colaboração para o UOL

15/07/2018 04h00

Nesta Copa do Mundo, a Rússia tem impressionado gente do mundo inteiro com seus belos e megalomaníacos estádios de futebol. Mas, não muito longe do país de Vladimir Putin, há um campo bem mais simples onde, provavelmente, qualquer jogador do planeta adoraria bater uma bola. 

Leia também

O campo fica na ponta de uma ilha do arquipélago de Lofoten, na Noruega - Getty Images/iStockphoto - Getty Images/iStockphoto
O campo fica na ponta de uma ilha do arquipélago de Lofoten, na Noruega
Imagem: Getty Images/iStockphoto

Trata-se de um gramado que fica em uma das ilhas de Henningsvaer, uma vila norueguesa situada no arquipélago de Lofoten, acima do Círculo Ártico, e que exibe algumas das paisagens mais lindas da Escandinávia. 

Não seria exagero dizer que é o campo com a localização mais impressionante do mundo: ele foi construído em uma estreita e rochosa faixa de terra e se encontra quase que totalmente rodeado pelo mar da Noruega.

Ao seu lado, aparece a fotogênica Henningsvaer (que tem cerca de 500 habitantes e é composta por belas casinhas de madeira) e enormes montanhas também cercadas pelo oceano. 

Vista aérea do campo de futebol de Henningsvaer, na Noruega  - Getty Images/iStockphoto - Getty Images/iStockphoto
Vista aérea do campo de futebol de Henningsvaer, na Noruega
Imagem: Getty Images/iStockphoto

Toda esta área abriga uma intensa atividade pesqueira, o que agrega mais uma característica interessante ao local: ao redor do gramado se espalham estruturas de madeira usadas para secar bacalhau (peixe que existe em abundância nesta região do Ártico).

O campo é usado por pequenos times de futebol noruegueses e não tem arquibancadas: os espectadores costumam ficar em pé, perto da beira da grama (ou sobre algumas das formações rochosas nos arredores) para assistir às partidas. 

O difícil é se concentrar no jogo com tantas paisagens espetaculares no horizonte. 

Além de lindas paisagens, o campo está cercado por estruturas usadas para secar bacalhau - Getty Images - Getty Images
Além de lindas paisagens, o campo está cercado por estruturas usadas para secar bacalhau
Imagem: Getty Images

A beleza da localização deste campo tem corrido o mundo e, por isso, turistas têm ido até Henningsvaer para admirar de perto este cartão-postal do esporte. 

Mais atrações nas Lofoten

O campo de Henningsvaer, entretanto, não é a única atração das ilhas Lofoten. Como já dito aqui, este arquipélago é um dos mais bonitos lugares da Noruega. 

Entre seus principais atrativos estão passeios de barco que levam turistas para pescar bacalhau no meio do Vestfjorden (o fiorde que separa as ilhas Lofoten do território continental da Noruega), pousadas que ficam na frente de baías com água cristalina e o Museu Viking Lofotr, localizado em Vestvagoy.

Paisagens montanhosas e atividade pesqueira marcam a paisagem das ilhas Lofoten - Getty Images/iStockphoto - Getty Images/iStockphoto
Paisagens montanhosas e atividade pesqueira marcam a paisagem das ilhas Lofoten
Imagem: Getty Images/iStockphoto

No local do museu fica a área onde foram achadas, em 1981, as ruínas da antiga residência de um líder viking. O governo norueguês ergueu uma réplica da casa ao lado do sítio arqueológico e, lá dentro, tem-se uma ideia de como eram os móveis, as armas e a vida daquele povo conquistador. 

Nas ilhas Lofoten há também a ocorrência de fenômenos como o sol da meia-noite (entre maio e julho) e a aurora boreal (em alguns dias entre setembro e março).

Henningsvaer, por sua vez, fica a cerca de 25 quilômetros da vila de Svolvaer, uma das principais portas de entrada das ilhas Lofoten.