Topo

Não é ilusão de ótica: conheça o vilarejo inglês onde as casas são tortas

Fachada de uma das edificações de Lavenham, na Inglaterra - Divulgação/Tourism Suffolk
Fachada de uma das edificações de Lavenham, na Inglaterra Imagem: Divulgação/Tourism Suffolk

Marcel Vincenti

Colaboração para o UOL

09/07/2018 04h00

País de origem do autor do livro "Alice no País das Maravilhas", a Inglaterra parece ter o dom para gerar cenários fantásticos. E um deles fica na região de Suffolk, no sudeste do território inglês, a cerca de 130 quilômetros da cidade de Londres. Trata-se do vilarejo de Lavenham: ao chegar lá, o turista pode sentir que está embriagado ou que tomou algum alucinógeno.

Veja também

Paisagem típica da cidade de Lavenham, na Inglaterra - Spencer Means/www.flickr.com/photos/hunky_punk/7382925352 - Spencer Means/www.flickr.com/photos/hunky_punk/7382925352
Paisagem típica da cidade de Lavenham, na Inglaterra
Imagem: Spencer Means/www.flickr.com/photos/hunky_punk/7382925352

Diversas das edificações deste centro urbano são incrivelmente tortas, dando a impressão de que estão derretendo como sorvete sob o sol. 

E não é exagero: algumas das casas são tão enviesadas que parecem precisar de apoio de construções vizinhas para se sustentar. Outras, à primeira vista, geram sensação de movimento, como se tivessem vida própria. 

Algumas das casas de Lavenham têm a capacidade de confundir a visão dos turistas - Divulgação/Tourism Suffolk - Divulgação/Tourism Suffolk
Algumas das casas de Lavenham têm a capacidade de confundir a visão dos turistas
Imagem: Divulgação/Tourism Suffolk

Tal característica ajudou a transformar Lavenham em atração turística em solo britânico: as fotos que esta vila de menos de 2.000 habitantes rende são incríveis. 

Urbe medieval

Lavenham é um centro urbano com muita história: trata-se de um local que cresceu na Idade Média, como um importante polo fabricante de produtos de lã.

Houve um período de explosão de prosperidade, quando Lavenham recebeu novos moradores e durante o qual muitas das casas da área foram erguidas com pressa, usando vigas de madeira que ainda não estavam prontas para serem usadas em construções.

Famosa por suas edificações tortas, Lavenham fica a cerca de 130 km de Londres - Getty Images/iStockphoto - Getty Images/iStockphoto
Famosa por suas edificações tortas, Lavenham fica a cerca de 130 km de Londres
Imagem: Getty Images/iStockphoto

No decorrer do tempo, a madeira começou a se deformar e entortar, fazendo com que a estrutura de diversas destas edificações adquirissem o formato inusitado.

Pouco depois, a economia de Lavenham, com o surgimento da concorrência de outras cidades inglesas fabricantes de produtos de lã, entrou em decadência e, muitos se seus habitantes, com suas riquezas afetadas, não conseguiram reconstruir suas propriedades de maneira correta.  

Mesmo tortas, as edificações de Lavenham continuam abrigando comércios e residências - Geez-oz/creativecommons.org/licenses/by-sa/3.0/deed.en - Geez-oz/creativecommons.org/licenses/by-sa/3.0/deed.en
Mesmo tortas, as edificações de Lavenham continuam abrigando comércios e residências
Imagem: Geez-oz/creativecommons.org/licenses/by-sa/3.0/deed.en

Trata-se de locais, entretanto, considerados seguros, visto que, atualmente, eles ainda abrigam residências e estabelecimentos comerciais do vilarejo britânico, incluindo hotéis e restaurantes, que atendem os turistas que chegam à área para se surpreender com suas construções enviesadas. 

Outras atrações

Mas Lavenham não é apenas um cenário recheado de edificações tortas. O local também abriga a St Peter and St Paul's Church (uma igreja que terminou de ser construída no século 16 e que exibe lindos traços góticos) e imponentes edificações erguidas pelos antigos produtores de lã que fazem do local uma das mais belas e bem preservadas cidades medievais da Inglaterra.

Muitas casas de Lavanham, na Inglaterra, dão a impressão de estar derretendo - Getty Images/iStockphoto - Getty Images/iStockphoto
Muitas casas de Lavanham, na Inglaterra, dão a impressão de estar derretendo
Imagem: Getty Images/iStockphoto

Caminhar por suas estreitas ruas tem tudo para ser um agradável programa para fazer nesta parte do território inglês. E , na área, é possível encontrar uma ampla infraestrutura turística, com pelo menos três ótimos hotéis (como o Lavenham Priory, que opera dentro uma edificação do século 13 cuja fachada apresenta interessantes linhas tortas), restaurantes de comida saborosa (como o Number Ten Wine Bar & Kitchen e o The Great House, este último também oferecendo um hotel) e diversos pubs e lojas de suvenires.       

Lavenham fica a cerca de duas horas de carro de Londres. Trens chegam até a estação da cidade de Sudbury, a aproximadamente 12 quilômetros de distância. Desta estação, há ônibus que levam turistas até o centro de Lavenham.