Topo

Cansou da econômica? Veja como tentar conseguir um upgrade no avião

Curtir o conforto das classes mais nobres do avião é o sonho de muita gente - Getty Images/iStockphoto
Curtir o conforto das classes mais nobres do avião é o sonho de muita gente Imagem: Getty Images/iStockphoto

Marcel Vincenti

Colaboração para o UOL

02/07/2018 04h00

Aperto, comida de qualidade duvidosa, centenas de passageiros apinhados no mesmo espaço: a classe econômica de diversas companhias aéreas não oferece um ambiente muito confortável para seus clientes. Mas sabia que existem situações nas quais viajantes são transferidos, gratuitamente, para a classe executiva (ou até a primeira classe!) da aeronave, onde podem curtir assentos enormes, refeições refinadas e mais privacidade? 

Leia também

Procuradas pelo UOL, muitas empresas aéreas foram enfáticas ao afirmar que este tipo de coisa (conhecida como upgrade) só ocorre quando a pessoa faz parte de programas de fidelidade ou milhagem. Mas, ao entrevistar viajantes experientes e comissários de bordo, soubemos que, às vezes, passageiros conseguem ascender de classe por meios mais informais. 

Abaixo, veja estes relatos. As dicas contidas nestas histórias não são garantia de que você irá ganhar um upgrade em sua próxima jornada aérea, mas podem aumentar suas chances de tirar este bilhete premiado. 

Vista-se bem

Passageiro bem vestido em saguão de aeroporto - Getty Images - Getty Images
Imagem: Getty Images

Ir para o aeroporto bem vestido pode aumentar as chances do passageiro receber um upgrade da classe econômica para a executiva. Quem afirma isso é uma comissária de bordo brasileira que trabalha em uma das maiores companhias aéreas do Oriente Médio (e que falou com o UOL em condição de anonimato).

"Quando há overbooking na classe econômica [que ocorre nos casos em que a companhia aérea vende mais passagens do que a capacidade desta classe do avião], as empresas, às vezes, realocam passageiros para a classe executiva", diz ela. "E pode ter certeza: eles não vão escolher pessoas que estejam mal vestidas".

Seja simpático

Imagem teste comportamento avião, uol viagem - resultado passageiro exemplar - Getty Images - Getty Images
Imagem: Getty Images

Em 2011, o brasileiro Mike Weiss estava realizando uma viagem de classe executiva entre Johannesburgo (na África do Sul) e Frankfurt (na Alemanha) com uma aeronave A380 da Lufthansa. Fanático por aviação, ele escolheu um assento bem perto do cockpit dos pilotos e, antes do voo, conseguiu bater um papo com o comandante.

"Eu consegui abordá-lo na aeronave e tivemos uma longa e amigável conversa sobre o A380, um dos maiores aviões do mundo. Falei que eu achava ele um privilegiado por poder pilotar aquela máquina, que ele deveria ser um ótimo piloto. Depois que eu voltei para o meu assento, uma comissária de bordo veio falar comigo, dizendo que o comandante estava me convidando para viajar na primeira classe. Foi tudo maravilhoso. Até hoje eu tenho o pijama que eu ganhei na primeira classe da Lufthansa". 

Gerente do site Skyscanner (um dos maiores sites de compras de passagens aéreas do mundo), Andrew Phillips tem uma história relativamente parecida: ele conta que, ao entrar certa vez no avião, viu um homem ocupando seu assento. O homem disse que estava ali pois queria viajar perto de sua mulher, que havia reservado o assento bem ao lado. "Eu lhe disse que não importava de ele estar no meu lugar". Phillips diz que uma aeromoça ouviu toda a conversa e, talvez tocada por sua gentileza, o colocou na classe executiva.

A viagem é especial? Divulgue isso

Casal se diverte em aeroporto - Getty Images/iStockphoto - Getty Images/iStockphoto
Imagem: Getty Images/iStockphoto

A veterinária brasileira Juliana (que preferiu não divulgar seu sobrenome) conseguiu um upgrade durante uma viagem de lua de mel pela Europa. "Estávamos indo de Glasgow [na Escócia] para Reykjavik [na Islândia]. Na hora do check-in, comentei com a funcionária da companhia aérea [que, no caso, era a Icelandair] que aquela era uma viagem de lua de mel. Quando entramos no avião, fomos colocados nos dois melhores assentos da aeronave, mais espaçosos, com serviço de bordo preferencial".

"Quando chegamos nos assentos, havia neles um cartãozinho da Icelandair que dizia algo como 'estas poltronas são originalmente de passageiros preferenciais e estamos oferecendo este espaço para vocês como cortesia".

Seja um dos últimos a fazer o check-in

Check-in - Getty Image - Getty Image
Imagem: Getty Image

Uma comissária de bordo brasileira (que preferiu ficar no anonimato) conta outra situação em que passageiros, às vezes, conseguem um upgrade gratuito: "quando há overbooking na classe econômica, a companhia aérea sempre realoca para a executiva passageiros que têm programas de fidelidade. Mas, se não houver nenhum destes clientes preferenciais na fila, eles costumam escolher os últimos passageiros a fazer o check-in".

Este relato vai ao encontro de uma recomendação dada por Chris Kim, gerente de desenvolvimento do Skyscanner (um dos principais sites de compras de passagens aéreas do mundo): “Chegue atrasado sem reservar um lugar no avião. Talvez você tenha a sorte de o voo estar lotado e obter um bilhete numa classe premium".

Também funcionário do Skyscanner, Joe Sarre, porém, afirma que isso pode ser uma aposta arriscada: "Se você está muito atrasado, você pode perder o check-in ou eles podem já ter resolvido os problemas de overbooking, tendo dado a prioridade de transferência de classe aos passageiros que chegaram primeiro", conclui Sarre.

Chegue cedo para o check-in

Horários: O check-in termina duas horas antes da partida do navio, por isso, fique extremamente atento aos horários de chegada e saída da embarcação em que você está - Stock Images - Stock Images
Imagem: Stock Images

Há também relatos de pessoas que ganharam upgrade por chegar antes de todos os outros passageiros do voo para fazer o check-in. É o caso de David Low, gerente de produto do site Skyscanner. 

"Eu e minha esposa estávamos indo para a República Dominicana. Chegamos ao aeroporto de Glasgow [na Escócia] muito cedo, e não havia fila. Enquanto fazíamos o check-in, nos disseram que a companhia aérea tinha dois assentos livres na primeira classe e, uma vez que fomos os primeiros a chegar, poderíamos tê-los de graça. Então, nós alegremente aceitamos”.

Fique bravo com o overbooking

Passageiro bravo em aeroporto - Getty Images/iStockphoto - Getty Images/iStockphoto
Imagem: Getty Images/iStockphoto

Se você for deixado de fora de seu voo por causa de um overbooking, não deixe de mostrar sua indignação com isso. Quem dá este conselho é o gerente de produto do Skyscanner, Mikey Cinza. 

"O meu pai foi trabalhar na Austrália por um mês e eu, minha mãe e meu irmão íamos encontrá-lo", conta Cinza. "Nosso primeiro voo teve overbooking e tivemos que esperar por outro avião. Para nossa surpresa, nos foi informado que enfrentaríamos outro overbooking no nosso voo de conexão. Minha mãe se irritou com a situação e, por isso, nos colocaram em um voo da Singapore Airlines na primeira classe, e, como você pode imaginar, foi muito bom. Este voo da Singapore saiu mais cedo, então chegamos no horário".