Topo

Viajantes brasileiros erram em viagens, mas estão melhor que a média latina

Getty Images
Imagem: Getty Images

Do UOL

13/06/2018 13h16

Confundir caminhos e se perder no destino da viagem, pronunciar palavras erradas no idioma local e levar roupa errada na mala... #quemnunca? Segundo pesquisa da Booking.com, esses são os erros mais comuns entre 68% dos viajantes brasileiros entrevistados.

A boa notícia é que estamos entre os mais espertos da América Latina. Ficamos à frente de Argentina (73%), México (80%) e Colômbia (82%). Mas perdemos feio, por exemplo, para japoneses e os holandeses, 54% e 59%, respectivamente.

Os campeões de confusão em viagem são os indonésios (85%, seguidos pelo indiano (83%) e taiwaneses (80%).

Perdidos no espaço

Quase um terço dos brasileiros (27%) admite já ter entendido mal as instruções e confundido um caminho a ponto de se perder. Os que menos entendem errado as instruções e se perdem no caminho são os holandeses (15%), os russos (18%), seguidos de perto por belgas e alemães (empatados com 19%). Já os que mais passam por apuros nesse sentido são os viajantes de Hong Kong: metade (51%) admitiu que já se confundiu a ponto de se perder durante uma viagem. Depois vem Taiwan (47%) e os viajantes espanhóis (37%).

Perrengues

O estudo global com 20.500 pessoas de 28 países descobriu ainda que 2 em cada 10 brasileiros já pronunciaram uma palavra errada no idioma local e 15% já caíram em alguma "armadilha" para turista e pagaram mais do que deveriam. Outras falhas bem comuns entre os viajantes brasileiros são levar as roupas erradas na mala (16%), não ler avaliações antes de reservar uma hospedagem (14%) e ser mal-entendido ao fazer um pedido em um restaurante (13%).