Topo

Praia maluca: nas Bahamas, turistas nadam com porcos em mar cristalino

Visão inusitada: os porcos da ilha de Major Cay viraram atração turística nas Bahamas - Divulgação/Turismo das Bahamas
Visão inusitada: os porcos da ilha de Major Cay viraram atração turística nas Bahamas Imagem: Divulgação/Turismo das Bahamas

Marcel Vincenti

Colaboração para o UOL

11/06/2018 04h00

Estrelas do mar, corais, peixes coloridos: há muitos atrativos naturais que o turista pode admirar ao desbravar as Bahamas, que tem um dos litorais mais lindos do oceano Atlântico.

Mas, no meio de tantas belezas, este território localizado entre os Estados Unidos e Cuba esconde uma atração inusitada: trata-se da ilha de Major Cay, que tem uma praia paradisíaca habitada por dezenas de simpáticos porquinhos.

Leia também

Os bichinhos são extremamente amigáveis com os turistas que visitam a praia - Divulgação/Turismo das Bahamas - Divulgação/Turismo das Bahamas
Os bichinhos são extremamente amigáveis com os turistas que visitam a praia
Imagem: Divulgação/Turismo das Bahamas

A visão é tão única que o local virou uma popular atração turística nas Bahamas: os viajantes chegam à orla de barco e, imediatamente, já veem os suínos nadando nas águas cristalinas do lugar ou passeando sobre a areia fofa e clara da praia (que é conhecida como a Praia dos Porcos Nadadores). 

Os bichos se aproximam das embarcações em busca de comida (é costume lhes dar frutas e outros tipos de alimentos) e se mostram amigáveis na hora de interagir com crianças na área mais rasa do mar. É ainda possível nadar em partes mais profundas do oceano com os animais. 

Viajantes observam os porquinhos praianos no meio de um cenário paradisíaco - Divulgação/Turismo das Bahamas - Divulgação/Turismo das Bahamas
Viajantes observam os porquinhos praianos no meio de um cenário paradisíaco
Imagem: Divulgação/Turismo das Bahamas

E todo o ambiente tem aspecto selvagem: a praia não é habitada por seres humanos e é marcada por extensa vegetação. 

De onde vieram?

Calcula-se que haja cerca de 40 porcos nesta praia da ilha de Major Cay, desde filhotes até animais mais velhos, alguns deles pesando 60 quilos. 

Mas como eles chegaram lá?

Os porcos vivem em uma ilha selvagem das Bahamas - Divulgação/Turismo das Bahamas - Divulgação/Turismo das Bahamas
Os porcos vivem em uma ilha selvagem das Bahamas
Imagem: Divulgação/Turismo das Bahamas

Segundo o site de promoção turística oficial das Bahamas, uma das teorias é que os animais foram deixados em Major Cay por um grupo de marinheiros, que planejavam comê-los depois de realizar uma navegação pela região: os homens, porém, nunca mais teriam retornado.

Outra história diz que os porcos nadaram até a orla após sobreviverem a um naufrágio ocorrido nas redondezas e, lá, começaram a se reproduzir. Seja qual for a verdade, o governo das Bahamas afirma que, hoje, "os porcos estão vivendo a boa vida em Major Cay".  

Não se sabe exatamente como os porcos chegaram à ilha de Major Cay - Divulgação/Turismo das Bahamas - Divulgação/Turismo das Bahamas
Não se sabe exatamente como os porcos chegaram à ilha de Major Cay
Imagem: Divulgação/Turismo das Bahamas

É possível contratar um tour para a Praia dos Porcos Nadadores na cidade de Nassau, capital das Bahamas. Além de ir até o habitat litorâneo dos bichinhos, o passeio visita outras orlas paradisíacas do arquipélago de Exumas, do qual faz parte a ilha de Major Cay. 

Entre as empresas que realizam estas viagens estão a Comfort Venture Tours, a Coastline Adventures Exuma e a Harbour Safaris.  

Flamingos

Nas Bahamas, os turistas também podem admirar flamingos no meio de belas paisagens litorâneas. O melhor lugar para observar as aves é no Inagua National Park, onde calcula-se que vivam nada menos do que 50 mil flamingos, em um cenário natural que rende fotos incríveis. 

Já um passeio especialmente atrativo para crianças é o Ardastra Gardens, Zoo and Conservation Centre, na cidade de Nassau, que também abriga flamingos.   

As Bahamas também são um lugar ideal para ver flamingos em locais paradisíacos - Divulgação/Turismo das Bahamas - Divulgação/Turismo das Bahamas
As Bahamas também são um lugar ideal para ver flamingos em locais paradisíacos
Imagem: Divulgação/Turismo das Bahamas