Topo

Viagem

"Mar de estrelas": Maldivas têm praias que brilham durante a noite

Getty Images/iStockphoto
Visto nas Maldivas, o fenômeno é conhecido como "mar de estrelas" Imagem: Getty Images/iStockphoto

Marcel Vincenti

Colaboração para o UOL

15/05/2018 04h00

Um chão coberto por estrelas: é esta a impressão que o turista pode ter ao se deparar com uma das imagens mais intrigantes e bonitas das Maldivas, arquipélago recheado de paisagens paradisíacas no oceano Índico.

Getty Images/iStockphoto
Fenômeno de bioluminescência é atração turística nas Maldivas Imagem: Getty Images/iStockphoto

Em diversas épocas do ano, as orlas de algumas ilhas do país brilham de maneira intensa durante a noite, principalmente na faixa em que o mar se encontra com as praias. É uma visão que realmente lembra a via láctea ou alguma obra de arte psicodélica extremamente criativa (e que é conhecida internacionalmente como "sea of stars", ou mar de estrelas).  

Trata-se de um fenômeno de bioluminescência causado por uma espécie de fitoplâncton que existe na área e que, ao ser agitada pelas ondas oceânicas (ou qualquer outro tipo de movimento), emite luz, cintilando fortemente quando a água marítima varre a areia das praias. 

Getty Images/iStockphoto
Praia das Maldivas, no oceano Índico, fica iluminada durante a noite Imagem: Getty Images/iStockphoto

Não é possível prever exatamente quando este espetáculo da natureza irá ocorrer: tudo depende de fatores como o clima (que deve estar com a temperatura alta) e do nível da maré (que deve estar baixo). Mas, segundo a Visit Maldives (entidade oficial de promoção turística do arquipélago), há grande incidência da bioluminescência entre os meses de outubro e abril. 

E é, sem dúvida, uma atividade extremamente fascinante caminhar à noite pela praia e sentir que o mar está espelhando o céu que o cobre. Nas Maldivas, há até resorts que promovem jantares bem ao lado do "mar de estrelas", em um cenário pra lá de romântico.    

Getty Images/iStockphoto
Detalhe de praia das Maldivas marcada pelo "mar de estrelas" Imagem: Getty Images/iStockphoto

Um dos locais mais famosos das Maldivas para admirar o fenômeno é a ilha de Vaadhoo, localizada a cerca de 15 minutos de barco do Aeroporto Internacional de Velana, o principal do arquipélago. 

Com aproximadamente 500 habitantes, Vaadhoo possui infraestrutura hoteleira e também pode ser visitada por pessoas que estão hospedadas em outras ilhas do país asiático. 

Getty Images/iStockphoto
Além do "mar de estrelas", arquipélago das Maldivas tem paisagens paradisíacas Imagem: Getty Images/iStockphoto

Facebook Messenger

Receba seu horóscopo diário do UOL. É grátis!

Mais Viagem