Topo

No México, museu submarino tem mais de 500 esculturas dentro do oceano

Marcel Vincenti

Colaboração para o UOL

04/05/2018 11h54

Admirar obras de arte e, ao mesmo tempo, curtir as belezas naturais do Mar do Caribe: esta é a experiência oferecida pelo Museu Subaquático de Arte (Musa), localizado no litoral do México e que exibe mais de 500 esculturas dentro do oceano.

Aqui, nos arredores de Cancún e Isla Mujeres, a imersão cultural do público é literal: para ver de perto muitas das exposições, turistas colocam uma roupa de mergulho, põem um tubo de oxigênio nas costas e nadam até oito metros de profundidade, por onde se espalham, sobre o solo oceânico, estátuas nas mais inusitadas posições e situações.

E há uma outra área com obras a cerca de quatro metros de profundidade, que podem ser vistas com snorkel, desde a superfície do mar.  

Há até a réplica de um fusca no Museu Subaquático de Arte, no México - Divulgação/Museu Subaquático de Arte/Jason deCaires Taylor/The Stills - Divulgação/Museu Subaquático de Arte/Jason deCaires Taylor/The Stills
Há até a réplica de um fusca no Museu Subaquático de Arte, no México
Imagem: Divulgação/Museu Subaquático de Arte/Jason deCaires Taylor/The Stills

De um lado, é possível enxergar um homem sentado em um sofá, comendo fast-food e vendo televisão (uma obra de arte que foi batizada de "Inércia"). Do outro, há uma figura humana em posição fetal sobre o capô de um Fusca.

E é difícil não notar o conjunto de esculturas chamado de "Os Banqueiros", que mostra um grupo de homens de terno enfiando a cabeça no solo do oceano.

O Musa exibe mais de 500 esculturas submersas nos arredores de Cancún - Divulgação/Museu Subaquático de Arte/Elier Amado Gil/The Stills  - Divulgação/Museu Subaquático de Arte/Elier Amado Gil/The Stills
O Musa exibe mais de 500 esculturas submersas nos arredores de Cancún
Imagem: Divulgação/Museu Subaquático de Arte/Elier Amado Gil/The Stills

Uma das atrações mais famosas do Musa, por sua vez, é um conjunto de dezenas de estátuas humanas amontoadas no fundo do mar e conhecido como "A Evolução Silenciosa". Entre elas há imagens de mulheres grávidas, crianças e idosos com fortes expressões faciais (a impressão dos turistas é a de realmente estar na frente de uma multidão submersa).

E ainda há o simpático menino conhecido como "Diego", dando um sorriso e segurando uma bola de futebol sob o braço esquerdo.

Corais 

Nem tudo no museu submarino, entretanto, é inspirado em figuras humanas: o Musa também exibe itens como reproduções de casas, minas navais e uma mesa coroada por frutas, tudo cercado pelo azul do mar do Caribe. 

Mergulhadores chegam bem perto de escultura submersa do Museu Subaquático de Arte - Divulgação/Museu Subaquático de Arte/Roberto Díaz Abraham/The Stills - Divulgação/Museu Subaquático de Arte/Roberto Díaz Abraham/The Stills
Mergulhadores chegam bem perto de escultura submersa do Museu Subaquático de Arte
Imagem: Divulgação/Museu Subaquático de Arte/Roberto Díaz Abraham/The Stills

As esculturas foram quase todas feitas com um concreto que permite o crescimento de corais em sua superfície, enriquecendo o ecossistema desta área marítima do México.

Junto com os turistas, peixes coloridos nadam ao redor das obras de arte, deixando-as ainda mais interessantes. 

A obra de arte "Entendimento" faz parte da exibição do Musa, no México - Divulgação/Museu Subaquático de Arte/Elier Amado Gil/The Stills - Divulgação/Museu Subaquático de Arte/Elier Amado Gil/The Stills
A obra de arte "Entendimento" faz parte da exibição do Musa, no México
Imagem: Divulgação/Museu Subaquático de Arte/Elier Amado Gil/The Stills

Além do mergulho e do snorkel, é possível ver parte do museu com uma embarcação que tem um fundo parcialmente transparente e que leva turistas em passeios pela região.

Para reservar um tour pelas galerias submarinas do museu, acesse: musamexico.org/es/

No Musa, turistas atravessam obra de arte exposta no fundo do mar do México  - Divulgação/Museu Subaquático de Arte/Karen Salinas/The-Stills - Divulgação/Museu Subaquático de Arte/Karen Salinas/The-Stills
No Musa, turistas atravessam obra de arte exposta no fundo do mar do México
Imagem: Divulgação/Museu Subaquático de Arte/Karen Salinas/The-Stills