Topo

Viagem

Rio colorido encanta turistas no interior da Colômbia

Mario Carvajal/Creative Commons/www.cano-cristales.com
Vermelho e amarelo estão entre as cores que o turista admira no rio Caño Cristales Imagem: Mario Carvajal/Creative Commons/www.cano-cristales.com

Marcel Vincenti

Colaboração para o UOL

06/04/2018 04h00

Um arco-íris que corre entre árvores e formações rochosas no interior da Colômbia. Esta é a impressão que o turista pode ter ao admirar de perto o rio Caño Cristales, localizado na região de Meta, a cerca de 900 quilômetros da cidade de Bogotá.

Chamado por muita gente de "o rio mais bonito do mundo", este curso d'água exibe, em determinadas épocas do ano, cores como azul, amarelo, vermelho e verde, em um fenônemo que ocorre, entre outros fatores, por causa da presença, no seu fundo e superfície, de uma planta de nome complicado: a macarenia clavigera.

Getty Images/iStockphoto
O Caño Cristales é chamado de "o rio mais bonito do mundo" por muita gente Imagem: Getty Images/iStockphoto

Geralmente, é possível admirar este espetáculo da natureza entre junho e novembro, quando a água do rio costuma se encontrar em um nível ideal para que os raios solares ressaltem as cores que existem em seu interior.

O passeio ao redor de suas paisagens chega a durar horas: o Caño Cristales tem aproximadamente 100 quilômetros de extensão, com várias trilhas abertas a turistas.

Getty Images/iStockphoto
Além das cores, o rio Caño Cristales exibe lindas cachoeiras Imagem: Getty Images/iStockphoto

Ao caminhar pelas suas margens, os viajantes entram em contato com imagens dignas de um quadro: a água do rio cruza lindas zonas de mata, forma cachoeiras e se acumula em áreas de erosão para criar enormes poços.

Aqui e ali, é possível ver o contraste entre de cores subaquáticas se alternando.

Getty Images/iStockphoto
Paisagem do rio Caño Cristales, na Colômbia Imagem: Getty Images/iStockphoto

Uma hora é o amarelo que se encontra com o vermelho entre paredões rochosos. Na outra, o fundo do Caño Cristales adquire uma tonalidade roxa, que se junta ao verde das árvores que o rodeiam. E há a parte conhecida como "Tapete Vermelho", em que esta cor se estende por um longo trecho das profundezas do rio.

Para evitar que o ecossistema subaquático sofra danos causados por humanos, nem todas as áreas do Caño Cristales são abertas ao nado. Mas, aqui, a verdadeira graça é passar horas observando a coloração da água desde as margens do rio. 

Atrações do rio

Além de suas cores, o Caño Cristales tem em suas quedas d'água um de seus principais atrativos: ao longo do rio, os visitantes se encantam com cachoeiras formando poços naturais e enormes fluxo de água sendo engolidos por buracos gerados pela erosão.

Mario Carvajal/Creative Commons/www.cano-cristales.com
Turistas podem realizar trilhas pelas margens do rio Caño Cristales, na Colômbia Imagem: Mario Carvajal/Creative Commons/www.cano-cristales.com

Já no setor conhecido como "Los Ochos", é possível admirar o Caño Cristales caindo entre enormes formações rochosas, em um lugar excelente para fotos.

Uma das principais bases para visitar este destino da Colômbia é a cidade de La Macarena, onde é possível contratar os serviços de agências de turismo (fundamentais para explorar a região) e na qual existe um aeroporto que recebe voos vindos de Bogotá.

Uma das empresas que conduz passeios por esta atração colombiana é a Ecoturismo Macarena.

Getty Images/iStockphoto
O rio Caño Cristales pode ser visitado a partir da cidade colombiana de La Macarena Imagem: Getty Images/iStockphoto

ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}

Ocorreu um erro ao carregar os comentários.

Por favor, tente novamente mais tarde.

{{comments.total}} Comentário

{{comments.total}} Comentários

Seja o primeiro a comentar

{{subtitle}}

Essa discussão está encerrada

Não é possivel enviar novos comentários.

{{user.alternativeText}}
Avaliar:
 

O UOL está testando novas regras para os comentários. O objetivo é estimular um debate saudável e de alto nível, estritamente relacionado ao conteúdo da página. Só serão aprovadas as mensagens que atenderem a este objetivo. Ao comentar você concorda com os termos de uso. O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Leia os termos de uso

Escolha do editor

{{ user.alternativeText }}
Escolha do editor

Facebook Messenger

Receba seu horóscopo diário do UOL. É grátis!

Mais Viagem