Topo

Londres é uma cidade cara, mas cheia de passeios grátis; veja 7

Marcel Vincenti

Colaboração para o UOL

02/02/2018 04h00

Com a libra esterlina valendo cerca de R$ 4,50, muita gente pensa que é impossível visitar Londres sem gastar rios de dinheiro. Mas a capital inglesa tem vários atrativos gratuitos. Abaixo, veja lugares incríveis que não cobram entrada. 

1. Abbey Road

Abbey Road, em Londres - VisitBritain / Jack Barnes - VisitBritain / Jack Barnes
Imagem: VisitBritain / Jack Barnes

Em Londres, é possível cruzar o cenário de uma das imagens mais famosas da história da música (e, logicamente, sem precisar pagar um tostão por isso): na cidade fica a Abbey Road, que estampa a capa do disco homônimo dos Beatles e que se localiza em um agradável bairro da capital inglesa. Imite John, Ringo, Paul e George e faça uma fila com seus amigos para atravessar a talvez mais famosa faixa de pedestres do planeta.

2. Troca da guarda

Troca da guarda no Buckingham Palace, em Londres - VisitBritain / Pawel Libera - VisitBritain / Pawel Libera
Imagem: VisitBritain / Pawel Libera

Geralmente, o turista deve encarar multidões de outros viajantes para ver a troca da guarda na frente do Palácio de Buckingham. Mas é uma experiência extremamente interessante (e que não custa nada). O evento costuma acontecer na frente do palácio na parte das manhãs e, geralmente, os guardas incumbidos de realizar a segurança deste complexo real são substituídos ao som de uma banda militar e com um desfile cheio de pompa. Para saber as datas em que esteve evento ocorre, entre no site da troca da guarda do Palácio de Buckingham

3. Museus de primeira classe

British Museum, em Londres - Divulgação/The Trustees of the British Museum - Divulgação/The Trustees of the British Museum
Imagem: Divulgação/The Trustees of the British Museum

Londres tem alguns dos melhores museus do mundo e muitos deles não cobram entrada para o turista admirar suas coleções permanentes. Entre estas instituições culturais de acesso gratuito estão a National Gallery, o Tate Modern, o Tate Britain, o Victoria & Albert Museum e o British Museum. A National Gallery, por exemplo, exibe pinturas de gênios como Vermeer, Cézanne, Rembrandt, Monet e Botticelli. Já o Tate Modern é um passeio fascinante para os amantes da arte moderna. E o British Museum abriga relíquias de grandes civilizações do passado, como estátuas faraônicas.

4. Londres do alto

Sky Garden, em Londres - VisitBritain/Chris Orange - VisitBritain/Chris Orange
Imagem: VisitBritain/Chris Orange

Há excelentes mirantes gratuitos espalhados por Londres. "O último andar da nova ala do museu Tate Modern é um desses lugares, assim como a varanda do último andar do [centro de espetáculos] Royal Festival Hall, no Southbank Centre", indica Malcolm Griffiths, gerente para o Brasil do VisitBritain, a agência nacional de turismo do Reino Unido. "O Sky Garden [obra arquitetônica na região central de Londres, na foto] também oferece uma linda vista, mas é preciso reservar horário com antecedência". Para fazer esta reserva, entre no site do Sky Garden.  

5. Mercados de rua

Portobello Market, em Londres - VisitEngland/Diana Jarvis - VisitEngland/Diana Jarvis
Imagem: VisitEngland/Diana Jarvis

Em Londres, os turistas podem simplesmente passear (sem comprar) nos interessantes e agitados mercados de rua ao redor da cidade. Com diferentes horários de funcionamento, são ótimos lugares para tirar fotos e ver o movimento de pessoas das mais diversas origens e estilos. O Portobello Road Market (foto), por exemplo, oferece tendas de antiguidades, comida e brechós (e o melhor: fica na simpática região de Notting Hill, aquela mesma do filme com a Julia Roberts). Já o Camden Stables Market tem tendas de comida e fica instalado em um antigo complexo de edifícios da famosa região de Camden. E o Columbia Road Flower Market é um mercado que exibe belíssimas flores. 

6. Parques

Kensington Gardens, em Londres - VisitBritain / Britain on View - VisitBritain / Britain on View
Imagem: VisitBritain / Britain on View

Segundo o VisitBritain, a agência nacional de turismo do Reino Unido, cerca de 47% de Londres é formada por áreas verdes. São centenas de parques, praças e jardins abertos ao público e extremamente bem cuidados, que oferecem descanso e respiro no meio da agitação da capital inglesa. Entre os mais famosos e belos destes locais estão o Hyde Park, o Kensington Gardens (na foto), o Regent's Park e o St James's Park (todos com entrada gratuita).  

7. Rio Tâmisa

Ônibus atravessa o rio Tâmisa na London Bridge durante a hora do rush, em Londres. Ao fundo, a Tower Bridge iluminada (dez/2013) - Toby Melville/Reuters - Toby Melville/Reuters
Imagem: Toby Melville/Reuters

Apesar de ser gigantesca, Londres é uma ótima cidade para passeios a pé, e, lá, as vias que cercam o rio Tâmisa estão os melhores lugares para uma caminhada. Ao bater perna pelos arredores deste lendário curso de água, o turista tem a chance de ver alguns dos principais cartões-postais da capital inglesa: estão lá o Palácio de Westminster, a roda-gigante London Eye, a ponte Tower Bridge e a Torre de Londres. Prepare a câmera, pois haverá inúmeras oportunidades para fotografias.