Topo

De shows a experiências gastronômicas: uma volta ao mundo em 10 festivais

Coachella, que rola anualmente na Califórnia - Getty Images
Coachella, que rola anualmente na Califórnia Imagem: Getty Images

do UOL, em São Paulo

30/01/2018 04h00

Os festivais são, sem dúvida, uma maneira divertida de embarcar em culturas diferentes. Da música à gastronomia local, o que não falta é opção para rodar o mundo e embarcar em novas experiências. Vai viajar e quer ir além do tour clássico? Reunimos dez opções imperdíveis para você curtir 2018 de um jeito diferente.

Fevereiro

Tem o sonho de visitar Israel? O Eilat, um dos principais destinos de praia da cidade, recebe, entre os dias 22 e 24 de fevereiro, o Winter Red Sea Jazz Festival. O evento acontece desde 1987 e na próxima edição contará com nomes brasileiros no line-up: Gabriel Grossi, considerado um dos maiores representantes da harmônica no mundo, a percussionista Joca Perpigan e o guitarrista Marcelo Nami, músicos israelenses que nasceram no Brasil.

Março

Para quem só vai pela comida, o Melbourne Food and Wine Festival é imperdível. O festival gastronômico australiano reúne entre 16 e 25 de março mais de 200 eventos, entre degustações, atrações abertas ao público, menus especiais em restaurantes estrelados e chefs renomados fazendo comida de rua.

No Brasil, o Lollapalooza promete atrair multidões nos dias 23, 24 e 25. No line-up, destaque para as atrações que são puro rock’n’roll: Red Hot Chili Peppers, Pearl Jam e The Killers.

holi festival - Getty Images - Getty Images
Holi Festival, na India
Imagem: Getty Images
Na Índia, o Holi Festival, também conhecido como Festival das Cores, celebra a chegada da primavera. Por isso, este ano começa na noite de lua cheia, em 1º de março, e termina só no dia seguinte. O diferencial fica por conta do público, que chega vestido de branco e se transforma em uma paleta humana tingida por pós coloridos.

Abril

Um dos festivais mais badalados do mundo, o Coachella, realizado em Indio, na Califórnia, ficou famoso pelo line-up -- e público -- estrelado. E o melhor: tem para todos os gostos. Os headliners da próxima edição serão ninguém menos que Beyoncé, The Weekend e Eminem. Fora as atrações musicais, o evento oferece experiências gastronômicas e intervenções artísticas, durante os dois finais de semana -- 13 a 15 e 20 a 22 de abril. Quem for passar mais tempo por lá, poderá curtir também a variedade de atrações disponíveis na região de Palm Springs. Tem até passeio de camelo.

Maio

primavera sound - Getty Images - Getty Images
Primavera Sound, em Barcelona
Imagem: Getty Images
Conhecido por revelar as últimas tendências da música, em sua maioria independente, o Primavera Sound acontece durante três dias em Barcelona. A próxima edição acontece entre 30 de maio e 3 de junho. Entre os destaques da programação estão Arctic Monkeys, Björk, Lorde, Lykke Li e Charlotte Gainsbourg. Anote na agenda!

Junho

No meio do ano, é quando começa a temporada dos tradicionais festivais de verão europeus. Entre 15 e 17 de junho, acontece na Holanda, mais especificamente em Landgraaf, o mais antigo festival do mundo, o Pinkpop. Shows do Foo Fighters, Pearl Jam e Bruno Mars já foram confirmados.

Em paralelo, do dia 7 a 18 de junho, é o centro de Haia, a 60km de Amsterdã, que se transforma em um grande palco a céu aberto do Festival Classique. A experiência é única, afinal, o coração do festival fica em um palco de estrutura flutuante em meio aos impressionantes edifícios do parlamento. Experiência única para quem curte música clássica.

Julho

22.abr.2016 - Fã curte o segundo dia do festival Tomorrowland em Itu, no interior de São Paulo - Reinaldo Canato/UOL - Reinaldo Canato/UOL
Imagem: Reinaldo Canato/UOL
Reduto de fãs da música eletrônica, o Tomorrowland, que acontece originalmente na Bélgica, promete entre os dias 20 e 29 de julho fazer o público virar a noite ao som das pick-ups dos melhores Djs do mundo.

Setembro

A Oktoberfest, que rola em Munique, na Alemanha, é, sem dúvida, a maior festa cervejeira do mundo. Ele começa no dia 22 de setembro e só termina em 7 de outubro, regado a muito álcool e música típica alemã.