Topo

2018 promete bombar no Reino Unido, e não só por causa do casamento real

Marcel Vincenti

Colaboração para o UOL

29/01/2018 04h00

O Reino Unido é um dos destinos turísticos mais dinâmicos do mundo: quase todos os anos, a terra da rainha Elizabeth 2ª ganha novos atrativos como museus, hotéis e festivais culturais. E, além disso, há os eventos da família real, que sempre fazem aumentar o interesse sobre os monumentos históricos da nação. Abaixo, veja novidades e passeios tradicionais que prometem bombar por lá em 2018. 

Casamento do príncipe Harry

Castelo de Windsor, na Inglaterra - VisitEngland/© Doug Harding - VisitEngland/© Doug Harding
Imagem: VisitEngland/© Doug Harding

O casamento do príncipe Harry com a norte-americana Meghan Markle está marcado para 19 de maio. Se você for fã da família real britânica e quiser entrar no clima do matrimônio, vale a pena fazer uma visita ao castelo de Windsor (foto), localizado a cerca de 50 km do centro de Londres e que será cenário da união do casal. Boa parte desse complexo monárquico costuma ser aberto a turistas, incluindo a capela de São Jorge (lugar da celebração). No local é também possível ver a troca da guarda real. 

Cultura na terra dos Beatles

Liverpool, na Inglaterra - Divulgação/Visit Britain - Divulgação/Visit Britain
Imagem: Divulgação/Visit Britain

Liverpool será uma das cidades britânicas com uma das programações culturais mais completas em 2018. O famoso museu Tate Liverpool completa 30 anos e terá exibições de artistas como Roy Lichtenstein e John Piper. Também localizado nessa metrópole inglesa, o World Museum receberá, entre 9 de fevereiro e 28 de outubro, os guerreiros de terracota da China, em uma exposição que promete atrair muitos turistas. E, já que estamos falando da terra dos Beatles, não faltarão eventos musicais em Liverpool. Lá serão realizados, por exemplo, os festivais Liverpool International Music Festival (de 21 a 22 de julho) e o Africa Oyé (em 16 e 17 de junho, com foco em música africana).

Tour do gim

Tour do gin na Escócia - VisitBritain/VisitScotland - VisitBritain/VisitScotland
Imagem: VisitBritain/VisitScotland

A Escócia é conhecida como a terra do uísque, mas, de uns tempos para cá, tem despertado a atenção dos turistas com suas fábricas de gim. Há, atualmente, até um roteiro dedicado à bebida (criado pela organização Wine and Spirit Trade Association) para se fazer por lá. A rota inclui destilarias de gim nas Terras Altas e na zona litorânea escocesas (onde os participantes podem aprender um pouco sobre o processo de produção da bebida), além de bares descolados das cidades de Edimburgo e Glasgow, que servem excelentes rótulos para os clientes. 

Herança viking

Jorvik Viking Centre, em York, na Inglaterra - Divulgação/Visit Britain - Divulgação/Visit Britain
Imagem: Divulgação/Visit Britain

A série "Vikings", disponível no Netflix, teve sucesso entre o público brasileiro em 2017. E o que muita gente não sabe é que a Inglaterra guarda importantes testemunhos desse povo nórdico conquistador. Na linda cidade histórica de York, situada no local de uma antiga ocupação viking, existe o Jorvik Viking Centre, que fala sobre os costumes e a história da presença dos vikings na região. E, entre 12 e 18 de fevereiro, York sediará um grande festival de temática viking. 

Novo museu na Escócia

Projeção do V&A Museum em Dundee, na Escócia - Divulgação/Visit Britain - Divulgação/Visit Britain
Imagem: Divulgação/Visit Britain

Está previsto para que, em setembro, a cidade escocesa de Dundee ganhe um dos mais modernos centros culturais do Reino Unido. Trata-se do V&A Museum of Design (que pode ser visto na ilustração acima), com uma arrojada arquitetura assinada pelo escritório Kengo Kuma & Associates e que promete trazer uma exposição completíssima sobre o mundo do design. Será o primeiro museu da famosa marca V&A (Victoria and Albert) fora da cidade de Londres. É uma atração que, segundo o Visit Britain (órgão que promove o turismo no Reino Unido), tem potencial para aumentar o turismo em Dundee (cidade que fica a cerca de uma hora de trem de Edimburgo).

Titanic Hotel

Titanic Hotel em Belfast, na Irlanda do Norte - Divulgação/Visit Britain - Divulgação/Visit Britain
Imagem: Divulgação/Visit Britain

Foi inaugurado, em setembro de 2017, na cidade de Belfast, Irlanda do Norte, o Titanic Hotel. O estabelecimento, que tem 119 acomodações, é decorado com fotos e outros objetos que remetem ao lendário transatlântico e a outros navios feitos nesse território. Seu grande atrativo, entretanto, é a localização: o hotel está situado na mesma área de Belfast em que foi construído o Titanic. Na cidade há também um museu dedicado à embarcação. 

A "casa" do Gabriel Jesus

Estádio do Manchester City, na Inglaterra - VisitBritain/Bray Leino - VisitBritain/Bray Leino
Imagem: VisitBritain/Bray Leino

Estamos em ano de Copa do Mundo, e um dos melhores jogadores da Seleção Brasileira atua hoje na Inglaterra. É o atacante Gabriel Jesus, um dos craques do Manchester City (time que é o atual líder do campeonato inglês). Isso tudo contribui para que uma visita ao estádio do City (o Etihad  Stadium, na cidade de Manchester) seja um grande atrativo para brasileiros que estejam na terra da rainha. O local é aberto a turistas, oferecendo tours que incluem vestiários, sala de coletivas de imprensa e os arredores do gramado.