Topo

Flórida além da Disney: conheça histórias fantásticas das missões da Nasa

Marcel Vincenti

Colaboração para o UOL

26/01/2018 04h00

Terra dos parques de diversão, a Flórida também abriga um lugar que prometer entreter (e muito) os aficionadas de histórias da exploração espacial. Trata-se do Kennedy Space Center Visitor Complex, localizado em Cabo Canaveral (a cerca de 85 quilômetros de Orlando) e que exibe foguetes, um lendário ônibus espacial e outros "brinquedinhos" da Nasa.

São quase todas relíquias que podem ser vistas de perto pelo público, em exposições interativas que costumam agradar tanto crianças como adultos.

Vista panorâmica do exterior do Kennedy Space Center, na Flórida - Divulgação/Kennedy Space Center - Divulgação/Kennedy Space Center
Vista panorâmica do exterior do Kennedy Space Center, na Flórida
Imagem: Divulgação/Kennedy Space Center

Lá está, por exemplo, em uma área com cerca de 8.000 m², o ônibus espacial Atlantis, com quase três décadas de missões fora da Terra e que teve papel fundamental na construção da Estação Espacial Internacional. O Atlantis se encontra erguido por cabos e com as portas do seu compartimento de cargas abertas, para que os visitantes possam observar os detalhes de sua estrutura. 

Neste espaço há, também, 60 simuladores interativos, como o Shuttle Launch Experience, que simula o lançamento de um voo espacial (incluindo a contagem regressiva). 

Vestimentas de astronautas estão em exposição no Kennedy Space Center  - Divulgação/Kennedy Space Center - Divulgação/Kennedy Space Center
Vestimentas de astronautas estão em exposição no Kennedy Space Center
Imagem: Divulgação/Kennedy Space Center

Outras peças que remetem à história da Nasa se fazem presentes no Kennedy Space Center, como a réplica de uma cápsula do Projeto Mercury, o primeiro programa de exploração espacial tripulada da agência.

Leia também

Diversas vezes por ano, este complexo da Nasa promove encontros do público com astronautas que fizeram parte de missões espaciais da entidade. Único brasileiro a ir até a Estação Espacial Internacional, o astronauta Marcos Pontes, por exemplo, estará no Kennedy Space Center entre os dias 23 e 27 de julho deste ano, para contar histórias de sua experiência fora da Terra. 

No Kennedy Space Center, público brinca em simulador de missão espacial da Nasa - Divulgação/Kennedy Space Center - Divulgação/Kennedy Space Center
No Kennedy Space Center, público brinca em simulador de missão espacial da Nasa
Imagem: Divulgação/Kennedy Space Center
Junto com isso, os visitantes têm a chance de admirar de perto roupas originais de astronautas lendários, como a vestimenta de Alan Shepard, que, segundo a Nasa, ainda exibe resquícios de poeira lunar (ele pisou na lua em 1971). O pedaço de uma pedra lunar também está em exposição.

Marte e lançamento de foguetes

Em fevereiro de 2018, o Kennedy Space Center Visitor Complex inaugura o ATX Center, onde os visitantes poderão participar de treinamentos físicos que são impostos aos astronautas e simulações de exploração e sobrevivência em Marte. 

O Planeta Vermelho, aliás, é um tema altamente presente hoje no complexo turístico da Nasa, com exibições de filme 3D e explicações científicas sobre Marte.   

E, dependendo do dia da visita, o público do Kennedy Space Center pode presenciar o lançamento real de um foguete rumo ao espaço realizado pela Nasa em Cabo Canaveral. 

Para informações sobre horários de visita e preços de ingresso, acesse o site