Topo

Odeia a folia? Conheça lugares para fugir do Carnaval sem sair do Brasil

Marcel Vincenti

Colaboração para o UOL

21/01/2018 04h00

Grande parte do Brasil é dominada por um clima de festa durante o Carnaval. Entretanto, há diversos lugares que oferecem refúgios atraentes para quem quiser escapar da folia. Abaixo, conheça alguns destes locais, todos no Brasil.

Parque Nacional de Aparados da Serra (RS e SC)

Parque Nacional Aparados da Serra (SC) - Getty Images - Getty Images
Imagem: Getty Images

Localizado na fronteira dos Estados do Rio Grande do Sul e Santa Catarina, o Parque Nacional de Aparados da Serra exibe paisagem formadas por enormes cânions (um deles chega a ter cerca de 700 metros de profundidade). São paredões forrados por mata Atlântica e que podem ser admirados de diversos ângulos. No local, por exemplo, há um mirante que oferece vista perfeita para o cânion Itaimbezinho (o principal cartão-postal do lugar). No parque, os turistas também podem fazer trilhas que descem até o interior dos cânions, em caminhadas que oferecem muito contato com a natureza e um clima de sossego que contrasta com a folia carnavalesca. 

Chapada Diamantina (BA)

Mirante do Cachoeirão, no Vale do Pati, coração do Parque Nacional da Chapada Diamantina - Felipe Floresti/UOL - Felipe Floresti/UOL
Imagem: Felipe Floresti/UOL

A região conhecida como Chapada Diamantina, na Bahia, oferece algumas das melhores trilhas do Brasil. Ou seja, é um lugar ideal para caminhar por horas a fio no meio da natureza e se distanciar um pouco da balbúrdia do Carnaval. Nestas longas andanças pela Chapada, os viajantes encontram paisagens como a cachoeira da Fumaça (uma queda d'água com mais de 300 metros de altura) e o morro do Pai Inácio (uma das formações rochosas mais impressionantes da área), além de piscinas naturais e grutas. É capaz que o turista se depare com alguns festejos carnavalescos nas cidadezinhas que existem na região da Chapada, mas não faltarão refúgios na natureza para escapar delas. 

Jalapão (TO)

Jalapão, no Tocantins - Getty Images/iStockphoto - Getty Images/iStockphoto
Imagem: Getty Images/iStockphoto

O governo do Tocantins informa que, no Carnaval de 2017, "cerca de 1.300 turistas optaram por conhecer os atrativos exuberantes que o Jalapão oferece no lugar da folia de Carnaval das cidades". E o Jalapão realmente oferece paisagens capazes de fazer o visitante se esquecer do mundo: o local mistura lecais áridos com lindos cursos de água, com dunas alaranjadas, rios, cachoeiras e enormes formações rochosas. Além das dunas (que chegam a ter 40 metros de altura), um dos cartões-postais do Jalapão é a Cachoeira da Velha, com cerca de 100 metros de largura e 15 metros de altura.

Serra da Canastra (MG)

Parque Nacional da Serra da Canastra, em Minas Gerais - Getty Images/iStockphoto - Getty Images/iStockphoto
Imagem: Getty Images/iStockphoto

O Parque Nacional da Serra da Canastra, em Minas Gerais, é outro destino brasileiro onde o turista pode se esquecer da vida (e dos festejos carnavalescos) e se imergir no meio de muita natureza. Na região fica, por exemplo, a nascente do rio São Francisco, um dos mais importantes cursos de água do Brasil. E não para por aí: está lá também a cachoeira Casca d'Anta, que tem aproximadamente 180 metros de extensão e é, sem dúvida, uma das quedas d'água mais lindas do país. Todo este cenário pode ser desbravado com caminhadas pelas trilhas da Serra da Canastra, nas quais é também possível observar uma rica variedade de aves. 

São Bento do Sapucaí (SP)

Vista da Pedra do Baú, no alto da Serra da Mantiqueira, próxima a divisa de Campos do Jordão com São Bento do Sapucaí - Eduardo Lazzarini/Folha Imagem - Eduardo Lazzarini/Folha Imagem
Imagem: Eduardo Lazzarini/Folha Imagem

Com seus horizontes marcados pela Serra da Mantiqueira, São Bento do Sapucaí (que fica perto de Campos do Jordão, em São Paulo) costuma oferecer lugares sossegados para o turista durante o Carnaval. Além de ser uma área recheada de natureza (excelente, por exemplo, para a observação de pássaros e de paisagens montanhosas, como a Pedra do Baú), o município abriga hotéis-fazenda e pousadas que proporcionam paz e conforto para quem quiser descansar. Trilhas no meio da mata estão entre as atividades mais interessantes para fazer em São Bento do Sapucaí .    

Serra do Rio do Rastro (SC)

Serra do Rio do Rastro, em Santa Catarina - Halley Pacheco de Oliveira/creativecommons.org/licenses/by-sa/3.0/deed.en - Halley Pacheco de Oliveira/creativecommons.org/licenses/by-sa/3.0/deed.en
Imagem: Halley Pacheco de Oliveira/creativecommons.org/licenses/by-sa/3.0/deed.en

Outro bom destino sem bagunça é a Serra do Rio do Rastro, em Santa Catarina, através da qual passa a rodovia SC-390. Trata-se de uma das estradas mais lindas do Brasil, que serpenteia pela serra e entre trechos forrados de mata Atlântica, em um trajeto cheio de curvas e com mirantes para a paisagem ao redor. É um passeio que pode ser feito durante um dia e, depois de terminá-lo, muitos turistas se refugiam nas pousadas (algumas localizadas dentro de fazendas) que existem na região dos municípios de Lauro Müller e Bom Jardim da Serra, que ficam na área.

Ilha do Cardoso (SP)

Ilha do Cardoso (SP): No Element Adventure Travel and Ecotourism (www.elementtravel.com.br) o pacote de três noites inclui transporte em van executiva saindo de São Paulo, embarcação Cananéia/Ilha do Cardoso, acomodação, churrasco na pousada, trilha ecológica, entradas vip para as festas de carnaval (1, 2 e 3 de março, no Bar do Beto), lual e seguro viagem. Custa a partir de R$ 589 (em camping) ou R$ 780 (quarto coletivo) por pessoa. Aceita somente maiores de 18 anos. De 1 a 4 de março - Divulgação - Divulgação
Imagem: Divulgação

Praias são lugares que combinam com Carnaval e, ao ir nesta época do ano para algum destino litorâneo do Brasil, é bem capaz que o turista se depare com algum tipo de festejo. Mas, pelo país, ainda há orlas isoladas nas quais, provavelmente, o viajante conseguirá encontrar um pouco de paz. Entre os lugares que costumam oferecer ambientes tranquilos estão a Ilha do Cardoso (em São Paulo, com praias de aspecto selvagem e trilhas no meio da mata), a ilha do Superagui (no Paraná, também com lugares com cara de ilha deserta) e o litoral de Pernambuco, onde ainda há praias isoladas, como a praia do Porto, na cidade de Barreiros.