Topo

Conheça Son Doong, a caverna do Vietnã onde caberia um arranha-céu

O interior da caverna Son Doong chega a ter mais de 200 metros de altura - Getty Images/iStockphoto
O interior da caverna Son Doong chega a ter mais de 200 metros de altura Imagem: Getty Images/iStockphoto

Marcel Vincenti

Colaboração para o UOL

19/01/2018 04h00

Marcado por guerras, o Vietnã tem paisagens naturais surpreendentes. Entre estes cenários se destaca um destino chamado Son Doong, considerada uma das maiores cavernas do mundo e que faz parte do Parque Nacional Phong Nha-Ke Bang. 

Durante a travessia, turistas acampam dentro da caverna Son Doong - Getty Images/iStockphoto - Getty Images/iStockphoto
Durante a travessia, turistas acampam dentro da caverna Son Doong
Imagem: Getty Images/iStockphoto

Trata-se de um lugar aberto a visitantes e com um interior que chega a ter mais de 200 metros de altura, 150 metros de largura e 9 quilômetros de comprimento. Dentro desta estrutura colossal, o público encontra luz natural (e quando não encontra, usa as lanternas dos capacetes), o que possibilita que todos admirem as paisagens com boa nitidez. 

A trilha dentro da caverna chega a durar dias - Chris Miller - Chris Miller
A trilha dentro da caverna chega a durar dias
Imagem: Chris Miller

A caminhada através da Son Doong é uma trilha, com os turistas enfrentando difíceis percursos, em terrenos acidentados, para cruzar galerias onde caberiam arranha-céus inteiros.

No caminho, eles se deparam com estalagmites com dezenas de metros de altura e, na hora de dormir, acampam dentro da própria caverna (que, calcula-se, surgiu há mais de 2 milhões de anos).

Todo o tour chega a durar mais de três dias e, apesar de exigir esforço físico, não costuma desapontar quem se dispõe a viver a experiência. 

"As fotos da Son Doong encontradas na internet são incríveis, mas nem se comparam com a sensação de estar lá, dentro da caverna", escreveu, no site TripAdvisor, um turista americano que recentemente visitou este monumento natural do Vietnã.

O Parque Nacional Phong Nha-Ke Bang, no Vietnã, abriga cavernas fascinantes - Carsten Peters - Carsten Peters
O Parque Nacional Phong Nha-Ke Bang, no Vietnã, abriga cavernas fascinantes
Imagem: Carsten Peters

Dentro da Son Doong, os visitantes conseguem chegar perto de um lago e quedas d'água, além de uma floresta que existe em uma área da caverna parcialmente aberta ao ar livre. 

O Parque Nacional Phong Nha-Ke Bang abriga ainda outras cavernas fascinantes, como a Hang En, com um interior também gigantesco. 

Serviço

Son Doong está localizada na província vietnamita de Quang Binh, a cerca de 550 quilômetros de Hanói, a capital do país. Situada na região da caverna, Dong Hoi é uma das cidades mais usadas como base pelos turistas que querem visitar este monumento natural.  

O tour na caverna é feito com guias. Uma das agências que realizam o passeio, fornecendo transporte desde Dong Hoi, é a Oxalis. É preciso ter pique para encarar a aventura e preparar o bolso: a experiência não sai barata. O passeio com eles custa cerca de US$ 3 mil. 

Nesta região do Vietnã, turistas também podem explorar a caverna conhecida como Hang En - Getty Images/iStockphoto - Getty Images/iStockphoto
Nesta região do Vietnã, turistas também podem explorar a caverna conhecida como Hang En
Imagem: Getty Images/iStockphoto