Topo

Havaí: férias no cenário de Lost, Jumanji, Avatar e mais produções famosas

Marcelo Testoni

Colaboração para o UOL

12/01/2018 04h00

Filmes e séries de aventura e ficção científica são frequentemente gravados no Havaí, onde as densas florestas e praias desertas dão um clima de mistério e perigo. E esses cenários naturais também são públicos. Se a ideia é visitá-los, basta desembarcar em Oahu, a principal ilha do arquipélago norte-americano, e alugar um carro, fazer uma excursão guiada ou um sobrevoo de helicóptero. Confira.

Jurassic World

Jurassic Park - Divulgação - Divulgação
Imagem: Divulgação

A saga sobre os dinossauros criados por Steven Spielberg sempre foi rodada na ilha de Oahu, que compõe o arquipélago do Havaí. Na região de Kaneohe fica a fazenda de gado Kualoa Ranch, que pode ser visitada de carro ou a cavalo e onde ocorreram diversas cenas eletrizantes. A mais emblemática, uma perseguição do tiranossauro-rex a uma manada de gallimimus, no primeiro filme, garantiu até a colocação de uma placa no exato local da ameaça. 

Indiana Jones 

Indiana Jones - Divulgação - Divulgação
Imagem: Divulgação

Assim como o primeiro filme da franquia, Os Caçadores da Arca Perdida, o último, O Reino da Caveira de Cristal, teve trechos gravados no Havaí. A área verde de 65 km² da pousada Kulaniapia, localizada em Hilo, capital da maior ilha do arquipélago, serviu de cenário para uma perseguição de veículos que se passa na “selva peruana”. Apesar de ser uma propriedade particular, qualquer pessoa pode descer o vale e conhecer as cachoeiras ali próximas.

Piratas do Caribe

Piratas do Caribe - Divulgação - Divulgação
Imagem: Divulgação

Com exuberantes e diferentes paisagens naturais, a Ilha Kauai, a quarta maior do arquipélago do Havaí, serviu de locação por causa de suas montanhas e praias. O filme Piratas do Caribe: Navegando em Águas Misteriosas foi rodado em meio a zonas turísticas que envolvem atividades em contato com a natureza, como snorkel, caiaque e stand-up. Na ilha também está localizado o Cânion Waimea, que pode ser acessado por trilha ou passeio de helicóptero e oferece uma vista panorâmica de diversos vales.

Ilha da Fantasia

Ilha da Fantasia - Divulgação - Divulgação
Imagem: Divulgação

Lançado em 1977, o seriado de TV sobre uma ilha misteriosa que transforma desejos em realidade foi uma das primeiras produções norte-americanas a apostar na fórmula: atores famosos em cenários exóticos. Embora quase todos os episódios tenham sido gravados em estúdio, foram as cenas de abertura no Parque Costeiro de Na Pali e na cachoeira Wailua que deram à série uma “atmosfera” de mistério e magia.

Kong: A Ilha da Caveira

King Kong - Divulgação - Divulgação
Imagem: Divulgação

Além de dinossauros, exploradores e piratas, o Havaí também serviu de palco para o gorila mais famoso do cinema: King Kong. Tanto o clássico de 1976 como a nova versão foram rodados na ilha de Honolulu, em santuários ecológicos abertos ao público e que refletem a força da natureza. Entre os cenários mais visitados pelos fãs está a praia de Honopu, muito frequentada por casais de namorados, e a cordilheira Kalalau, acessada de barco. 

Avatar

Avatar - Divulgação - Divulgação
Imagem: Divulgação

Para adaptar os atores à trama selvagem do filme, que se passa na lua fictícia de Pandora, o diretor James Cameron os levou para a ilha Kauai, onde todos ficaram confinados em sets montados dentro da floresta tropical Keahua Arboretum. Para quem curte um programa ao ar livre, vale visitar a região durante a manhã para fazer um piquenique e tirar várias fotografias do nascer do sol entre os eucaliptos e plantas tropicais.

Lost

Lost - Divulgação - Divulgação
Imagem: Divulgação

Um dos lugares mais vistos na série sobre sobreviventes de um acidente aéreo que se perdem em uma ilha deserta é o vale Kualoa, na ilha de Oahu. Na área, que é formada por belas planícies e montanhas, fica o campo de golfe do personagem Hurley. A área possui 16 mil km² e fica próxima de outra atração: o vale Waymea -- que conta com um jardim botânico e uma cachoeira perto de Pipeline, uma das melhores praias para a prática de surf no mundo.

Jumanji: Bem Vindo à Selva

Jumanji - Divulgação - Divulgação
Imagem: Divulgação

A sequência foi rodada no Havaí, o que garantiu mais ritmo à aventura. Na história, quatro adolescentes são “tragados” por um videogame e transportados para a perigosa selva de Jumanji, que na verdade é a pacata floresta ao redor da cachoeira Kawainui, em Big Island. A trilha para chegar até o local é tranquila e é possível fazê-la a pé. Para chegar mais rápido, a empresa Island Helicopters oferece um voo panorâmico até locação, como também para a cachoeira vizinha, a do parque dos dinossauros.

Fontes: Sites gohawaii.com, hummertourshawaii.com, kualoa.com, hawaiiattractions.com, holoholokauaiboattours.com, kauai.com e bluehawaiian.com