Topo

América lado B: veja cidades menos famosas dos EUA que têm muito a mostrar

Marcel Vincenti

Colaboração para o UOL

12/01/2018 04h00

Quando um turista pensa nos Estados Unidos, é bem provável que lhe venha à mente destinos célebres como Miami, Los Angeles e Nova York. Mas, além dessas metrópoles, o território norte-americano abriga cidades que, apesar de menos famosas, têm muito a mostrar aos viajantes. A seguir, conheça sete locais que merecem uma visita.

Veja também:

Seattle

Seattle, nos Estados Unidos - Getty Images/iStockphoto - Getty Images/iStockphoto
Imagem: Getty Images/iStockphoto

Localizada na ponta noroeste do país, é um lugar de alma roqueira (foi lá que surgiram bandas como Pearl Jam e Soundgarden) e com lindos atrativos turísticos. O horizonte da cidade é marcado pela Space  Needle  (foto), torre de 184 metros de altura que tem o topo aberto para turistas e fica rodeada por um parque. Outros cartões-postais locais são o Pike Place Market (ótimo para comprar peixes e frutas) e a região de Capitol  Hill, um lugar para ver a população descolada da cidade, sentado em algum barzinho estiloso e tomando uma cerveja artesanal. Perto de Seattle, na cidade de Everett, há uma fábrica de aviões da Boeing que recebe visitas turísticas. 

Charleston

Charleston, na Carolina do Sul, Estados Unidos - Getty Images/iStockphoto - Getty Images/iStockphoto
Imagem: Getty Images/iStockphoto

Situada na Carolina do Sul, às margens do oceano Atlântico, é uma das mais importantes cidades históricas dos Estados Unidos. Lá estão, por exemplo, o Fort  Sumter (onde teria começado a Guerra Civil Americana, no século 19) e a St. Michel's  Church, igreja erguida no século 18, um marco da paisagem local. Ao caminhar pelas românticas ruas de Charleston, o turista se depara com casas coloridas de arquitetura georgiana e locais públicos como o Waterfront Park, uma das mais belas áreas verdes da cidade. Para ver o movimento da população nativa, vá à rua King Street e arredores, região cheia de lojas e cafés descolados. 

San Antonio

San Antonio, nos Estados Unidos - Pgiam/Getty Images/iStockphoto - Pgiam/Getty Images/iStockphoto
Imagem: Pgiam/Getty Images/iStockphoto

Está viajando pelo sul dos Estados Unidos? Caso a resposta seja sim, vale a pena fazer uma parada em San Antonio, uma das mais agradáveis cidades do Texas. Essa metrópole tem como um de seus principais símbolos o chamado River Walk. A área, cortada por um rio, tem calçadões arborizados, onde os turistas encontram bares e restaurantes. Em San Antonio também está um dos monumentos históricos mais importantes dos Estados Unidos: o Álamo. É uma antiga edificação que, no século 19, foi palco da Batalha do Álamo, que opôs forças armadas mexicanas e rebeldes, que queriam separar do México a área que é hoje o Texas (e que mais tarde se tornou parte dos EUA). 

Portland

Portland, em Oregon, nos Estados Unidos - Getty Images/iStockphoto - Getty Images/iStockphoto
Imagem: Getty Images/iStockphoto

Localizada no Estado do Oregon, no noroeste do país, Portland é um lugar que preenche o dia inteiro do turista com atividades para lá de interessantes. Durante a manhã, saia caminhando (ou alugue uma bicicleta, já que a cidade é acolhedora a esse tipo de transporte) e vá até cartões-postais, como o Tom McCall  Waterfront Park, área verde que oferece vistas para o rio Willamette (que corta Portland) e para alguns dos arranha-céus locais. Depois, vale a pena visitar o Japanese  Garden (que reproduz os jardins japoneses quase que à perfeição) e o International Rose Test Garden, que costuma se encontrar forrado de flores. À noite, jogue-se nos animados bares da cidade. 

San Diego

San Diego, nos Estados Unidos - Visit California/Carol Highsmith - Visit California/Carol Highsmith
Imagem: Visit California/Carol Highsmith

Nem sempre San Diego é visitada por turistas que estão na Califórnia (que tendem a se dirigir às mais famosas Los Angeles e San Francisco). A cidade, no entanto, raramente desaponta quem a conhece. Trata-se de um lugar com ótimas praias (como Mission  Beach, ideal para tomar sol e andar de bicicleta) e com a área aquática de Mission  Bay, onde é possível praticar stand-up  paddle. San Diego é também um destino de entretenimento extremamente popular nos EUA. Lá estão, por exemplo, um dos principais zoológicos do país e parques de diversão enormes, como o Sea World. 

St. Augustine

Cidade de St. Augustine, na Flórida  - Divulgação/Visit Florida - Divulgação/Visit Florida
Imagem: Divulgação/Visit Florida

Miami e Orlando são dois dos destinos mais populares entre turistas brasileiros na Flórida. Mas, ao visitar esse ensolarado Estado norte-americano, vale a pena reservar um tempo para explorar destinos menos conhecidos. Um deles é a charmosa cidade de St. Augustine, um local de atmosfera romântica. O lugar é cheio de ruazinhas e praças perfeitas para um passeio de um dia. Com uma história que remonta ao século 16, a cidade exibe monumentos antigos, como o complexo arquitetônico do Flager  College  (foto) e a Oldest  Wooden  School  House (casa do século 18 feita de cedro).

Nashville

Ponte sobre o rio Cumberland, em Nashville, nos Estados Unidos, oferece um dos melhores pontos para observar a cidade - Mark Humphrey/AP Photo - Mark Humphrey/AP Photo
Imagem: Mark Humphrey/AP Photo

Se a intenção for ter uma experiência profundamente cultural nos Estados Unidos, considere escolher Nashville como seu destino de viagem. Essa cidade do Estado do Tennessee respira música e promete dias e noites divertidos para os visitantes. Aqui existem museus dedicados a artistas como Johnny Cash e Willie Nelson, além do Country Music Hall of Fame, que conta a história da música country americana. Se a intenção for se jogar na balada, é só ir até a região conhecida como Lower Broadway, recheada de bares com música ao vivo e pistas para dançar loucamente.