Topo

País da Copa de 2018: conheça destinos imperdíveis da Rússia

Marcel Vincenti

Colaboração para o UOL

03/01/2018 04h00

Sede da próxima Copa do Mundo, a Rússia será, seguramente, um dos países mais falados de 2018. Além dos jogos de futebol que irão acontecer por lá, a antiga nação dos czares irá oferecer uma variedade impressionante de atrações turísticas para quem puder acompanhar, ao vivo, o torneio. Abaixo, veja destinos russos que merecem ser explorados antes, durante ou após a Copa.

Moscou

A capital russa irá ganhar sinal de internet em local inusitado - Getty Images - Getty Images
Imagem: Getty Images

A capital russa é uma cidade para quem gosta de paisagens monumentais. Na Praça Vermelha (parada obrigatória para quem visita a cidade) se destaca um dos templos religiosos mais famosos e bonitos do mundo: a Catedral de São Basílio, erguido a mando do líder Ivan, o Terrível, no século 16, e com um formato que lembra as labaredas de uma fogueira subindo aos céus. Ali ao lado fica o Kremlin (complexo que abriga a sede presidencial russa e é parcialmente aberto a visitas turísticas) e, nas redondezas, o lendário teatro Bolshoi. Para circular por Moscou, pegue o metrô da cidade, com estações que são verdadeiras obras de arte (a estação Kievskaya, com paredes de mármore, é uma das mais lindas delas). O metrô moscovita chega perto de cartões-postais como a praça Triunfalna (coroada por uma estátua do poeta russo Vladimir Mayakovsky) e o belo parque Pobedy. 

São Petersburgo

A cidade de São Petersburgo costuma ter as chamadas 'noites brancas' no verão, quando os dias são mais longos - Dolores Roux/UOL - Dolores Roux/UOL
Imagem: Dolores Roux/UOL

Antiga capital dos czares, São Petersburgo rivaliza em opulência com algumas das mais sofisticadas capitais da Europa, como Paris. Lá está, por exemplo, o Hermitage, um dos mais lindos museus do mundo, com uma coleção quase interminável de quadros e esculturas. Para um passeio a pé, percorra a avenida Prospect Nevsky, uma das mais famosas e movimentadas de São Pertersburgo, e ande pelas margens do rio Neva, que corta a metrópole. E, se a intenção for ver apresentações de balé, vá ao teatro Mariinsky, um dos principais palcos de espetáculos locais. Perto de São Petersburgo fica o Palácio de Catarina, antiga residência de verão dos czares e que hoje é aberto a turistas.    

Sochi

Sochi, na Rússia - Getty Images/iStockphoto - Getty Images/iStockphoto
Imagem: Getty Images/iStockphoto

Sochi será a base da Seleção Brasileira na Copa do Mundo da Rússia e, além disso, é um importante destino turístico do país de Vladimir Putin. Trata-se de uma cidade localizada às margens do mar Negro, que costuma atrair turistas atrás de sol, mar e praia durante o verão do Hemisfério Norte. Não faltam grandes hotéis por lá e, nas épocas mais cálidas do ano, Sochi tem uma das mais agitadas vidas noturnas da Rússia. E, perto do balneário, fica o Parque Nacional de Sochi, uma região de muita natureza, com cachoeiras e que é ótima para quem gosta de fazer trilhas.   

Transiberiana

Ferrovia Transiberiana - Getty Images/iStockphoto - Getty Images/iStockphoto
Imagem: Getty Images/iStockphoto

A Rússia tem o que talvez seja o complexo ferroviário mais famoso do mundo: a Transiberiana, com uma rede trilhos que permite que o turista admire algumas das mais belas paisagens do vastíssimo território russo. Sua rota mais famosa é a que começa em Moscou e vai até a cidade de Vladivostok, no extremo leste do país, quase perto do Japão. É uma jornada que dura dias, mas na qual o viajante tem a chance de conhecer belas cidadezinhas e paisagens naturais do interior da nação de Vladimir Putin. Pelas ramificações da Transiberiana é possível chegar, por exemplo, até a Mongólia. 

Lago Baikal

Lago Baikal, na Rússia - Getty Images - Getty Images
Imagem: Getty Images

Localizado na Sibéria e considerado o lago mais profundo do mundo, o Baikal é uma visita quase obrigatória para o turista que está na Rússia. Poucos visitantes conseguem ficar impassíveis diante da grandeza deste corpo d'água, que é cercado por paisagens montanhosas, lar para uma fauna variadíssima (como a foca do Baikal) e em cujos arredores existem atrações bem interessantes, como a cidade de Irkutsk, uma cidade cheia de museus e com paisagem fotogênica. Para curtir paisagens únicas do lago, vá até a ilha de Olkhon (com visões fantásticas da região) e faça uma das trilhas no meio da natureza que existem ao redor do Baikal.  

Ruskeala

Ruskeala, na Rússia - Getty Images/iStockphoto - Getty Images/iStockphoto
Imagem: Getty Images/iStockphoto

Localizada ao norte de São Petersburgo, perto da fronteira com a Finlândia, Ruskeala é um dos destinos de natureza mais bonitos da Rússia. O local faz parte de uma região conhecida como Karelia e, lá, turista podem curtir recantos de ecoturismo com cânions, lagos, cachoeiras e enormes formações rochosas recortando o horizonte. Um dos cartões-postais da área é o chamado Lago de Mármore (na foto), onde, em épocas mais cálidas do ano, os visitantes fazem agradáveis passeios de barco.  

Volgogrado

Volgogrado, na Rússia - Getty Images/iStockphoto - Getty Images/iStockphoto
Imagem: Getty Images/iStockphoto

Se você é um fanático por história, é bem provável que a cidade de Volgogrado esteja em seu roteiro durante uma viagem pela Rússia. Foi lá, quando o local ainda se chamava Stalingrado, que a União Soviética impôs uma importante derrota aos invasores nazistas, em um dos episódios mais sangrentos da Segunda Guerra Mundial (e de todas as guerras da história). Hoje, Volgogrado exibe diversas edificações celebrando o êxito do Exército Vermelho, com o rio Volga completando sua paisagem. Entre estes monumentos se destaca, situada em uma colina conhecida como Mamayev Kurgan, uma estátua feminina com mais de 80 metros de altura representando a nação russa. A cidade também abriga o Museu da Batalha de Stalingrado, com exposições detalhadas desta batalha da Segunda Grande Guerra.