Topo

Viagem

Guarulhos receberá mais de 500 mil até o Ano Novo: saiba mais do aeroporto

Por Marcos Candido

Do UOL, em Guarulhos

29/12/2017 18h33

O Aeroporto Internacional de São Paulo, em Guarulhos, é um dos maiores e mais movimentados do país -- e também da América do Sul. Ocupando uma área de 14 km², do local saem 700 operações de pouso e decolagens todos os dias. Isso dá uma média de 110 mil passageiros viajando pelos ares diariamente.

Neste fim de ano, a direção do aeroporto calcula receber mais de 3,9 milhões de passageiros, entre os dias 15 de dezembro a 15 de janeiro. Na semana do ano novo, a expectativa é que 593 mil passageiros decolem e desembarquem dali entre os dias 29 de dezembro a 2 de janeiro de 2018. São mais de 49 destinos internacionais e 46 domésticos atendidos por 41 empresas aéreas em operação.

Para atender a todo este público, o complexo aeroportuário tem mais 270 lojas, 9.232 vagas de estacionamento e mais de 5 km de esteiras ligadas ao BHS (Baggage Handling System), sistema automatizado de distribuição de bagagens, que permite rastrear e localizar malas em tempo real e diminuir a dor de cabeça. 

Investimento

Desde a concessão de metade do aeroporto à iniciativa privada, em 2012, mais de R$ 4 bilhões foram investidos. O "GRU" se tornou uma das principais portas de entrada do país para eventos como a Copa do Mundo em 2014, e também para o transporte de carga. Segundo a concessionária, 41% das exportações e importações por via aérea passam por Guarulhos.

E, se no meio disso tudo acontecer um acidente, o aeroporto conta com o próprio corpo de bombeiros, operado por profissionais da Força Aérea Brasileira.

Esses agentes têm à disposição o Panther Rosembaruer, um caminhão importado da Europa. Com um único botão, o veículo destrava as portas e aciona o motor. Além disso, possui uma câmera com sensor térmico para rastrear o foco de incêndio mais intenso. O combate às chamas é feito com uma mangueira que "rasga" a lataria do avião e injeta uma mistura de água e espuma. 

Quer mais curiosidades? Veja o vídeo acima!

A reportagem foi ao Aeroporto a convite da concessionária

Facebook Messenger

Receba seu horóscopo diário do UOL. É grátis!

Mais Viagem