Topo

Para fugir do calor: destinos no Brasil que têm clima ameno no verão

Marcel Vincenti

Colaboração para o UOL

25/12/2017 04h00

Não é todo mundo que gosta de curtir o verão brasileiro sob um sol de lascar e em temperaturas que giram em torno dos 40 graus. Se, nos meses mais quentes do ano, você não se sente muito atraído por praias e outros lugares extremamente cálidos, saiba que, no país, existem belos destinos turísticos que costumam apresentar clima mais ameno entre dezembro e os primeiros meses do ano. Abaixo, conheça sete destes locais. 

Petrópolis (RJ)

Sede da Câmara Municipal de Petrópolis, e antiga residência do Barão de Guaraciaba, o Palácio Amarelo é um dos monumentos históricos de Petrópolis - Alexandre Peixoto/Divulgação Prefeitura de Petrópolis - Alexandre Peixoto/Divulgação Prefeitura de Petrópolis
Imagem: Alexandre Peixoto/Divulgação Prefeitura de Petrópolis

Localizada na região serrana fluminense, Petrópolis era, no século 19, um refúgio para a família imperial brasileira do calor intenso que se abatia sobre a cidade do Rio de Janeiro durante o verão. E, hoje, não faltam interessantes passeios para fazer por lá: em Petrópolis estão a Catedral São Pedro de Alcântara (onde estão os restos mortais de D. Pedro 2º), o Museu Imperial (com preciosidades como a pena que assinou a Lei Áurea), o lindo Palácio de Cristal (inaugurado em 1884, sob incentivo do Conde D'Eu) e a antiga casa de Santos Dumont, uma edificação de arquitetura única que mostra toda a criatividade do inventor brasileiro. A cidade é equipada com ótimos hotéis e restaurantes, além de ter um centro histórico extremamente agradável para realizar longas caminhadas. 

Veja também

São Tomé das Letras (MG)

Cachoeira de São Thomé das Letras - Junior Lago/UOL - Junior Lago/UOL
Imagem: Junior Lago/UOL

Localizada a cerca de 1.400 metros sobre o nível do mar, São Tomé das Letras é um dos municípios mais altos do Brasil, o que contribui para que, durante o verão, o calor no local seja menos escaldante. A cidade está cercada pela serra da Mantiqueira e mistura monumentos cristãos com uma intensa atmosfera hippie. Em sua praça central, se destaca a bela Igreja Matriz (construída no século 18). Após passar por suas pitorescas ruas e casinhas construídas com blocos de quartzito, o turista chega ao Parque Municipal Antônio Rosa, que oferece lindos mirantes para as montanhas que cercam São Tomé, em locais perfeitos para ver o pôr do sol. E, se o calor se intensificar, é só correr para algumas das cachoeiras que existem nos arredores da cidade. 

Campos do Jordão (SP)

Campos do Jordão - Débora Costa e Silva/UOL - Débora Costa e Silva/UOL
Imagem: Débora Costa e Silva/UOL

Campos do Jordão é um dos mais populares destinos de inverno de São Paulo. Mas, no verão, a cidade pode ser um interessante destino turístico, especialmente para aqueles que estão dispostos a fugir do calorzão que se abate sobre as praias e sobre a capital paulista. No local, os visitantes curtem lindas ruas e bons restaurantes na Vila Capivari e, também, sobem ao Morro do Elefante, de onde se tem vistas panorâmicas da região. Também vale muito a pena visitar a Baden Baden, uma instituição de Campos que faz deliciosos e variados tipos de cerveja. No tour, os visitantes aprendem sobre a produção da bebida e participam de uma degustação. 

Serra Gaúcha (RS)

Gramado - Divulgação - Divulgação
Imagem: Divulgação

A Serra Gaúcha é um dos destinos do sul do Brasil que, via de regra, apresenta temperaturas amenas durante o verão. Um dos lugares mais interessantes para visitar por lá é a cidade de Canela, de onde é possível realizar tours para admirar uma das cachoeiras mais lindas do Brasil: a Cascata do Caracol, com mais de 130 metros de altura. Além disso, o município abriga um centrinho agradável, com uma igreja matriz em estilo gótico e edificações em estilo germânico. E vale a pena esticar a viagem para a cidade vizinha de Gramado (na foto), com lindos parques, ótimos restaurantes e produção de deliciosos chocolates. 

Monte Verde (MG)

O movimento e o burburinho na Avenida Monte Verde são constantes de dia e à noite, o que torna o local indispensável para vários passeios, das compras às refeições - Divulgação - Divulgação
Imagem: Divulgação

O destino mineiro de Monte Verde está na Serra da Mantiqueira e, assim como Campos do Jordão, é um popular point de inverno no Brasil. Mas o local também pode ser visitado no verão, quando costuma estar sob temperaturas amenas (e às vezes até frias). Seu centrinho, com lojinhas, pousadas e restaurantes, é extremamente agradável, e Monte Verde está cercado por muita natureza, com áreas onde os visitantes podem fazer trilhas no meio de paisagens montanhosas e até passeios a cavalo. 

Nova Friburgo (RJ)

Nova Friburgo (RJ): Até dia 28 de julho, a cidade promove sua Temporada de Inverno em hotéis, restaurantes, centros culturais, ateliês e praças. Pratos típicos da estação e da região e as cervejas artesanais, tradicionais da cidade, estarão no cardápio de vários restaurantes. Cada hotel terá sua programação, mas espaços públicos como a Usina Cultural e a Praça Dermeval Barbosa Moreira terão apresentações de teatro, música e dança e atividades temáticas. Mais informações: www.temporadainverno.com.br - Divulgação - Divulgação
Imagem: Divulgação

Nova Friburgo é outra cidade do Estado do Rio de Janeiro com potencial para refrescar quem está fugindo do calor no verão. O município também está localizado na serra fluminense e se encontra cercado por uma linda região montanhosa, onde é possível fazer trilhas, encontrar cachoeiras. Seu centro é um belo lugar para caminhadas e fotos. Para se alimentar e matar a sede, não deixe de ir ao Bräun & Bräun, restaurante de comida suíça e alemã e que promete oferecer no cardápio cerca de 150 opções de cervejas nacionais e estrangeiras.   

Curitiba (PR)

A capital paranaense é um destino cheio de atrativos. O UOL foi até lá para mostrar cinco ótimos motivos para você pegar as malas e partir agora mesmo para Curitiba. - Denise de Almeida/UOL - Denise de Almeida/UOL
Imagem: Denise de Almeida/UOL

Se a intenção for curtir uma capital brasileira no verão, mas com poucas chances de passar muito calor, talvez o melhor destino de sua viagem seja Curitiba. A cidade não costuma sofrer com temperaturas extremas entre dezembro e os primeiros meses do ano: de acordo com o governo paranaense, a temperatura média na cidade, durante o verão, é de 21ºC (mas pode, às vezes, passar dos 30ºC). E, mesmo se o calor apertar, não faltam extensas áreas verdes na cidade que irão dar um refresco para o turista. E há outros cartões-postais nesta metrópole do sul do país para entreter o viajante, como o Teatro Ópera de Arame e o Museu Oscar Niemeyer.