Topo

Marrocos: o país fascinante tem de praias a cenários de Hollywood

Marcel Vincenti

Colaboração para o UOL

20/12/2017 04h00

O Marrocos é um dos países mais interessantes da África. Tudo graças às suas cidades históricas fascinantes, praias populares entre surfistas e até locais que serviram de cenário para sucessos de Hollywood, 

Em seu pequeno território, há paisagens para todos os gostos, indo do deserto ao litoral, de montanhas fotogênicas a metrópoles vibrantes, e muito mais. Abaixo, veja sete passeios imperdíveis para fazer por lá. 

Lá em Marrakech

Mesquita Al-Mansouria, a segunda mais importante da cidade de Marrakech - Iris Jönck/UOL - Iris Jönck/UOL
Imagem: Iris Jönck/UOL

É no Marrocos que fica Marrakech, uma das mais famosas cidades de todo o continente africano. No centro antigo local (chamado pelos nativos de "medina"), o turista se perde no "souk" (palavra árabe para mercado de rua), com milhares de tendas e lojas vendendo tapetes finos, lindas bolsas de couro, o tradicional óleo de argan (muito benéfico para o cabelo) e artesanatos como caixas de madeira de cedro. Entre o meio da tarde e a noite, a Djama el-Fna (a mais famosa praça de Marrakech) costuma ficar cheia de barracas de comida, músicos e encantadores de serpentes, em um ambiente caótico, mas extremamente animado. Já a mesquita Koutobia é um dos mais lindos monumentos religiosos da área.

Veja também:

A cidade azul

Apesar de azul ser considerada um cor fria, as vielas antigas de Chefchaouen são acolhedoras - Getty Images - Getty Images
Imagem: Getty Images

A cidade de Chefchaouen está localizada no norte do Marrocos, entre as montanhas do Rif, e encanta turistas do mundo inteiro com seu centro histórico quase que inteiramente pintado de azul. A cor marca as lindas vielas e casinhas locais, envolvendo o visitante em um ambiente surreal. Teria sido a comunidade judaica, que viveu durante séculos por lá, a responsável por pintar a cidade desta maneira. A cor seria uma referência ao azul que tingia objetos sagrados no Velho Testamento e serviria como uma lembrança constante do poder de Deus sobre aquele grupo de fiéis. Caminhar pelas ruazinhas do lugar é um dos programas mais interessantes para fazer no Marrocos.

Porta de entrada 

Casablanca, Marrocos - Getty Images/iStockphoto - Getty Images/iStockphoto
Imagem: Getty Images/iStockphoto

Apesar de não ser capital, Casablanca é a principal porta de entrada para quem chega ao Marrocos de avião. E, apesar de ser um tanto frenética, a metrópole tem potencial para ocupar um ou dois dias da viagem do turista. Atualmente, seu grande cartão-postal é a mesquita Hassan 2º, situada ao lado do oceano, dona de um minarete com 210 metros de altura e com uma área que comporta mais de 100 mil fiéis (25 mil dentro da mesquita e 80 mil nos pátios que a rodeiam). Casablanca é também um dos melhores lugares do Marrocos para comer em restaurantes de alta gastronomia e se hospedar em hotéis de grandes marcas multinacionais.

Para respirar história

Vielas históricas marcam a paisagem de Fez, no Marrocos - Danielle Noronha/UOL - Danielle Noronha/UOL
Imagem: Danielle Noronha/UOL

Marrakech é a mais famosa cidade do Marrocos, mas, ao visitar a nação africana, não deixe, de maneira nenhuma, de visitar Fez, uma das mais interessantes joias históricas do país. Com cerca de 1.200 anos de história, seu centro antigo abriga um labirinto de vielas recheadas de tendas de especiarias, comerciantes conduzindo burrinhos, lojas vendendo tapetes refinados e dezenas de mesquitas belíssimas. Um dos principais cartões-postais do local é a Madrassa Bou Inania, escola islâmica situada em um lindíssimo edifício do século 14, que tem uma estrutura feita com tradicionais mosaicos "zellij" e cedro talhado. O antigo bairro judaico de Fez também tem paisagens que parecem paradas no tempo. 

Vielas e ondas

Rabat, Marrocos - Getty Images/iStockphoto - Getty Images/iStockphoto
Imagem: Getty Images/iStockphoto

Localizada a menos de 100 quilômetros de Casablanca, Rabat é a capital do Marrocos e uma interessante cidade para ser visitada. Banhado pelo oceano Atlântico, o local costuma oferecer ondas que atraem surfistas de todo o globo. Já em sua "medina" (ou centro histórico), Rabat abriga vielas fotogênicas com edificações com mais de 300 anos e mirantes para o mar que agradam os viajantes. Entre os principais atrativos turísticos da cidade está o Mausoléu de Mohammed 5º, que abriga os túmulos de mármore dos reis Mohammed 5º e Hassan 2º (vale lembrar que o território marroquino ainda é uma monarquia).    

Muitas dunas

Erg Chebbi, Marrocos - Getty Images/iStockphoto - Getty Images/iStockphoto
Imagem: Getty Images/iStockphoto

Em sua porção leste, o Marrocos exibe uma fantástica região desértica, onde o turista se diverte admirando infinitas dunas de areia dourada. Uma das áreas mais visitadas desta parte do país é Erg Chebbi, onde muitos viajantes conseguem dormir em tendas e observar o que talvez seja o mais belo pôr do sol do território marroquino. Uma das melhores bases para explorar Erg Chebbi é a cidade vizinha de Merzouga, por lá é possível encontrar opções hoteleiras e até organizar passeios com veículos 4x4 pelo deserto.

Ouarzazate e arredores

Ksar of Ait Benhaddou, Marrocos - Getty Images/iStockphoto - Getty Images/iStockphoto
Imagem: Getty Images/iStockphoto

A cidade marroquina de Ouarzazate e seus arredores já serviram de cenário para a filmagem de megaproduções de Hollywood (diversas cenas de "Gladiador", por exemplo, protagonizado por Russell Crowe, foram feitas na região). Na área também fica o Atlas Corporation Studios, que frequentemente recebe turistas e onde é possível ver de perto cenários usados em diversos filmes famosos mundialmente, como "Kundun", de Martin Scorsese, e "A Joia do Nilo", com Michael Douglas.