Topo

Muito mais do que cowboys: conheça atrativos fantásticos do Texas

Marcel Vincenti

Colaboração para o UOL

16/12/2017 04h00

Engana-se quem pensa que o Texas, no sul dos Estados Unidos, é apenas um enorme território de cowboys e de campos de petróleo. O Estado norte-americano abriga cidades e paisagens naturais incríveis, como um dos maiores cânions dos EUA, vinícolas e um parque de diversões dedicado a pessoas com deficiências físicas. Abaixo, conheça alguns dos atrativos mais interessantes de lá.

Veja também

Dallas

Dallas, nos Estados Unidos - Pgiam/Getty Images/iStockphoto - Pgiam/Getty Images/iStockphoto
Imagem: Pgiam/Getty Images/iStockphoto

Dallas é uma das principais cidades do Estado do Texas e vale a pena passar um tempo nesta vibrante metrópole ao desembarcar por lá: se for época da disputa da NFL, reserve um tempo para ver um jogo dos Dallas Cowboys, um dos mais tradicionais times de futebol americano dos Estados Unidos. Já os amantes das artes devem visitar o Arts District, com diversos quarteirões repletos de murais, museus e outros centros culturais de primeiríssima linha. E em Dallas também existem lindas áreas verdes, como o agradável Klyde Warren Park, localizado bem no coração da cidade. 

San Antonio

San Antonio, nos Estados Unidos - Pgiam/Getty Images/iStockphoto - Pgiam/Getty Images/iStockphoto
Imagem: Pgiam/Getty Images/iStockphoto

San Antonio é uma cidade do Texas que oferece interessantes cenários para diversos perfis de viajantes. Um dos principais cartões-postais locais, que agrada muito casais e famílias, é o chamado River Walk (na foto), uma linda área de bares e restaurantes que fica à beira de um rio (na foto). Nesta metrópole também está o Álamo, um dos mais importantes monumentos históricos dos EUA: trata-se de uma edificação espanhola do século 18 e que, no século 19, foi cenário da Batalha do Álamo, travada entre forças armadas mexicanas e rebeldes que queriam separar do México a área que é hoje o Texas (e que mais tarde se tornou parte dos Estados Unidos). 

Houston

Museum of Fine Arts de Houston, nos Estados Unidos - Divulgação/Texas Tourism - Divulgação/Texas Tourism
Imagem: Divulgação/Texas Tourism

Houston é conhecida por abrigar a sede de controle de voos espaciais da Nasa e oferece visitas ao Space Center Houston, onde turistas podem ver exposições sobre a exploração espacial. Mas a cidade não é só isso: além de ter uma vida noturna agitada, esta metrópole do Texas é um agradável lugar para passear de bicicleta: com as magrelas, viajantes chegam a cartões-postais como os parques Sam Houston e o Discovery Green (ambos belíssimos). E não faltam excelentes museus por lá, como o Museum of Natural Science (onde se aprende sobre o mundo dos dinossauros, ótimo para crianças) e o Museum of Fine Arts, com obras de artistas como Henri Matisse e Canaletto. 

Amarillo e Palo Duro Canyon

Palo Duro Canyon, nos Estados Unidos - Divulgação/Texas Tourism - Divulgação/Texas Tourism
Imagem: Divulgação/Texas Tourism

A cidade de Amarillo fica no norte do Estado do Texas e é um dos melhores lugares para o turista entrar em contato com a cultura cowboy desta região dos Estados Unidos. Além disso, Amarillo abriga o Cadillac Ranch, uma impressionante instalação artística feita com antigos modelos Cadillac semienterrados na areia. Os velhos carros são constantemente pintados com novos grafites, constituindo uma obra de arte que é permanentemente atualizada. O Palo Duro Canyon (na foto), um dos maiores cânions dos Estados Unidos, também fica na região de Amarillo, e é uma visita extremamente interessante para fazer por lá.

Grapevine

Vinhedo para a matéria do Texas - bluegame/Getty Images/iStockphoto - bluegame/Getty Images/iStockphoto
Imagem: bluegame/Getty Images/iStockphoto

Acha que o Texas é dominado apenas por paisagens rancheiras, metrópoles modernas e campos de exploração de petróleo tão vistas em filmes de Hollywood? Ledo engano: no Estado norte-americano, os amantes dos vinhos podem curtir um cenário com vinícolas na cidade de Grapevine e em seus arredores. São locais onde é possível aprender sobre a produção da bebida e degustar ótimos vinhos. Para quem gosta de fazer compras, Grapevine tem alguns dos melhores shoppings do Texas: uma das mais interessantes opções por lá é o Grapevine Mills Mall, que reúne lojas como lojas como Saks Fifth Avenue, Forever 21 e Guess, geralmente com bons preços.

Morgan's Wonderland

Morgan's Wonderland, no Texas - Divulgação/Tourism Texas - Divulgação/Tourism Texas
Imagem: Divulgação/Tourism Texas

Localizado na cidade de San Antonio, o Morgan's Wonderland é um lugar único nos Estados Unidos. Trata-se de um parque de diversões com atrações acessíveis para pessoas com deficiências físicas, como rodas-gigantes, carrossel, passeios de carro adaptados ao redor de lagos e um jardim com instrumentos musicais. Recentemente, este complexo de entretenimento ganhou um parque aquático também adaptado para pessoas com necessidades especiais, incluindo cardeiras de roda à prova d'água. O complexo não fica aberto o ano inteiro. Para saber sobre horários de funcionamento, acesse: www.morganswonderland.com

Austin

Vista de Austin, no Texas - Thinkstock - Thinkstock
Imagem: Thinkstock

Austin é um lugar de espírito musical: a cidade sedia importantes festivais com grandes bandas e abriga bares onde é possível assistir a excelentes concertos ao vivo de rock, blues ou country enquanto se degusta uma cerveja artesanal. Austin também abriga lindas paisagens para curtir durante o dia, como o Lake Austin e fica relativamente perto da paradisíaca piscina natural Hamilton Pool. Além disso, na região da cidade fica o o Nland Surf Park: um parque aquático com piscinas de ondas para surfistas de todos os níveis (para saber sobre horários de funcionamento deste parque, acesse: www.nlandsurfpark.com).