Topo

Do Rio a NY, veja algumas das festas de Réveillon mais cobiçadas do mundo

Marcel Vincenti

Colaboração para o UOL

13/12/2017 04h00

O fim do ano está chegando e, ao redor do planeta, há cidades que se destacam na hora de fazer uma festa de Ano Novo. São locais que sabem unir a beleza dos fogos de artifício com suas paisagens urbanas e naturais, formando cenários que atraem dezenas de milhares de pessoas do mundo inteiro. Abaixo, veja destinos do globo que oferecem cobiçadas baladas de Réveillon.

Edimburgo

Edimburgo, na Escócia, tem uma das festas de Ano Novo mais animadas do mundo. Conhecido como "Hogmanay in Edinburgh", o evento começa no dia 30 de dezembro, quando dezenas de milhares de pessoas caminham, com tochas nas mãos, pela cidade. Na virada do ano, o centro histórico de Edimburgo chega a reunir até 80 mil pessoas, para ver uma colorida queima de fogos sobre as construções históricas locais - Getty Image - Getty Image
Imagem: Getty Image

Na Europa, poucos lugares rivalizam com as celebrações de Ano Novo promovidas na metrópole escocesa de Edimburgo. Os festejos costumam durar pelo menos três dias: em 30 de dezembro, há desfiles de tochas pelas ruas locais em direção ao Holyrood Park, onde a pirotecnia continua. No dia 31, a balada tende a ficar ainda mais intensa, com milhares de pessoas cantando nas ruas, bares bombando com música ao vivo e apresentações artísticas em vias públicas (espere ouvir muita gaita de fole). Depois da festa do Réveillon, a animação continua no dia 1º de janeiro. 

Hong Kong

Réveillon em Hong Kong - Jerome Favre/EFE - Jerome Favre/EFE
Imagem: Jerome Favre/EFE

Região Administrativa Especial da China, Hong Kong tem uma das paisagens urbanas mais impressionantes do mundo, com imponentes arranha-céus dominando o horizonte. Todo este cenário (que seria perfeito para um filme de ficção científica) ganha uma beleza ímpar durante a queima de fogos do Réveillon, que pode ser vista de um ângulo perfeito (mas no meio de multidões) das margens da área portuária conhecida como Victoria Harbour. Se a ideia for fugir da muvuca e ver os fogos de camarote, vale a pena buscar lugar em um dos bares ou restaurantes que ficam no topo de alguns dos enormes edifícios de Hong Kong.    

Sydney

Queima de fogos na baía de Sydney, na Austrália - Greg Wood/AFP - Greg Wood/AFP
Imagem: Greg Wood/AFP

A Austrália é um dos primeiros países do mundo a presenciar a chegada do Ano Novo. E é em Sydney, sua principal cidade, que nativos e turistas presenciam uma das celebrações de Réveillon mais bonitas do mundo. Aqui, a principal queima de fogos é realizada sobre a área portuária conhecida como Sydney Harbour, onde ficam alguns do principais cartões-postais locais, como a Sydney Opera House e a belíssima ponte Sydney Harbour Bridge. Embarcações se posicionam nas águas para ver o espetáculo de ângulo privilegiado. Mas é também possível se divertir nas margens do Sydney Harbour (desde que você saiba lidar com muvucas).     

Rio de Janeiro

Queima de fogos no Réveillon do Rio de Janeiro em 2013 - Marcos Arcoverde/AP - Marcos Arcoverde/AP
Imagem: Marcos Arcoverde/AP

Sim, o Brasil tem um dos festejos de Réveillon mais famosos do mundo: ele acontece na praia carioca de Copacabana, conta com um impressionante show de fogos de artifício e com multidões de gente festiva sobre a areia. A balada também costuma ganhar animação com shows de famosos artistas nacionais e apresentações de baterias de escolas de samba. E, se a intenção for ver as celebrações em grande estilo, saiba é que possível admirar a queima de fogos a partir de navios de cruzeiro de companhias como MSC e Costa, que ficam em alto-mar durante a festa.  

Berlim

Réveillon em Berlim - Britta Pedersen/EFE - Britta Pedersen/EFE
Imagem: Britta Pedersen/EFE

Apesar da friaca que assola a Alemanha no final do ano, Berlim é um dos mais populares destinos para passar o Réveillon em toda a Europa. Isso porque a cidade sedia festejos animadíssimos de Ano Novo. Um dos maiores deles ocorre em um dos principais cartões-postais da capital alemã: o Portão de Brandemburgo, onde há queima de fogos, shows, barracas de comida e muita a gente animada para celebrar a chegada de um novo ano. É também bonito ver os fogos sobre o edifício do Parlamento alemão (na foto). 

Nova York

Réveillon na Times Square, em Nova York - Mary Altaffer/AP - Mary Altaffer/AP
Imagem: Mary Altaffer/AP

A cidade de Nova York tem o que talvez seja a celebração de Réveillon mais famosa do mundo. Trata-se do festejo que ocorre na Times Square, um dos principais cartões-postais da Big Apple. Mas é preciso estar preparado para fazer parte deste evento lendário: nesta época do ano, o clima costuma ser muito frio em Nova York e a muvuca que comparece ao evento é, para muitos, sufocante. Existe a opção de desembolsar uma grana e curtir a festa desde discotecas, bares ou restaurantes que existem nos arredores da Times Square (muitos deles oferecendo vista para a celebração).   

Litoral da Tailândia

Balada na Tailândia - Per Meistrup/creativecommons.org/licenses/by-sa/4.0/deed.en - Per Meistrup/creativecommons.org/licenses/by-sa/4.0/deed.en
Imagem: Per Meistrup/creativecommons.org/licenses/by-sa/4.0/deed.en

Se a sua vontade for realizar uma festa de Réveillon realmente insana, regada a muita balada, saiba que a Tailândia é um dos países que mais costumam agradar os boêmios de plantão. Seus balneários, muito frequentados por mochileiros do mundo inteiro, costumam abrigar festas com muito álcool e clima de pegação: Phuket e a ilha de Koh Phangam são dois dos mais famosos destinos para este tipo de festa à beira-mar. A capital tailandesa, Bangcoc, também tem muita gandaia com gente jovem na virada no ano, especialmente na região da rua Khao San Road.