Topo

Viagem

Veja lugares imperdíveis para você conhecer no Uruguai além de Montevidéu

Marcel Vincenti

Colaboração para o UOL

08/12/2017 04h00

Perto do Brasil, dono de lindas paisagens e com uma qualidade de vida invejável, o Uruguai é um destino extremamente popular entre turistas brasileiros. Sua capital, Montevidéu, tem muito o que mostrar, mas não é o único lugar que deve ser visitado no país sul-americano. Abaixo, conheça outros sete destinos uruguaios que têm tudo para encantar os viajantes.

Punta del Este

Melissa Pio/UOL
Imagem: Melissa Pio/UOL

Punta del Este é um dos balneários mais glamurosos de toda a América do Sul, com hotéis e restaurantes chiques frequentados por legiões de endinheirados. O destino uruguaio, porém, também encanta quem não tem o bolso tão cheio: lá existem paisagens litorâneas de tirar o fôlego, acessíveis não apenas aos ricaços. Entre elas estão a "rambla" (de onde se pode admirar os edifícios da orla de Punta e os iates que pontuam suas águas) e a faixa de areia conhecida como Playa Brava, que exibe a famosa escultura batizada de "Los Dedos" (na foto). Na região de Punta, A praia de Montoya (frequentada por jovens descolados) e o fantástico complexo arquitetônico Casapueblo (idealizado pelo artista Carlos Páez Vilaró) também merecem uma visita. 

Colonia del Sacramento

Getty Images
Imagem: Getty Images

Localizada às margens do rio da Prata, Colonia del Sacramento é uma das cidades mais charmosas do Uruguai (e seu centro histórico é considerado Patrimônio da Humanidade pela Unesco). Fundado por portugueses no final do século 17, este centro urbano exibe hoje lindas paisagens como a Plaza Mayor (em cujos arredores fica a Basílica del Santísimo Sacramento) e um farol erguido no século 19. Não deixe de fazer uma boa caminhada pelo centro de Colonia, cortado por lindas ruazinhas de pedras, embelezado por casinhas com lamparinas e exibindo alguns charmosos carros antigos. O turista pode ter a impressão de que voltou no tempo. 

Vinícolas

kycstudio/Getty Images/iStockphoto
Imagem: kycstudio/Getty Images/iStockphoto

Assim como Chile e Argentina, o Uruguai é um país sul-americano que produz excelentes vinhos (entre seus destaques estão as bebidas feitas com a uva tannat). E, no território uruguaio, há diversas vinícolas que são abertas a visitas turísticas, durante as quais os viajantes podem admirar lindas paisagens cobertas por vinhedos, aprender um pouco sobre o processo de produção do vinho e, logicamente, participar de sessões de degustação da bebida. Entre as vinícolas que costumam receber visitantes estão a Alto de la Ballena, a Bodega Bouza e a Filgueira. Entre em contato com os estabelecimentos para saber como visitá-los (muitos exigem reserva prévia).  

Termas del Arapey

Alejgon/creativecommons.org/licenses/by-sa/4.0/deed.en
Imagem: Alejgon/creativecommons.org/licenses/by-sa/4.0/deed.en

Os mais famosos atrativos do Uruguai estão em seu litoral, mas o país sul-americano também guarda destinos turísticos interessantes em seu interior. Um deles são as Termas del Arapey, localizadas no noroeste uruguaio, a cerca de 85 quilômetros da cidade de Salto. Trata-se de uma área de águas termais que abriga resorts com piscinas de água quente, ideais para quem quiser relaxar durante as férias. Muitos dos estabelecimentos têm boa infraestrutura, com spas e quartos espaçosos. Na área há também restaurantes, centros de compras e até campo de golfe. 

Villa Serrana

Nicolas Barriola/creativecommons.org/licenses/by-sa/3.0/deed.en
Imagem: Nicolas Barriola/creativecommons.org/licenses/by-sa/3.0/deed.en

Outro destino do interior do Uruguai com potencial para encantar o turista é a Villa Serrana, vilarejo localizado no meio de uma área de serras a cerca de 150 quilômetros de Montevidéu. No local, é possível alugar chalés, casinhas ou quartos em aconchegantes hotéis e passar uns dias entre muita natureza: esta região exibe românticos lagos e colinas verdejantes, entre os quais as pessoas gostam de se sentar e apreciar o tradicional mate uruguaio. É também possível fazer passeios a cavalo pela área. Há ainda bons restaurantes por lá. E, ali perto, fica o Parque del Salto del Penitente, um dos mais famosos destinos de ecoturismo do Uruguai. 

Piriápolis

Getty Images
Imagem: Getty Images

A cerca de 40 quilômetros de Punta del Leste, Piriapólis é um balneário que deve estar no roteiro do turista que passeia por esta região do Uruguai. Isso porque o local abriga uma dos calçadões à beira-mar mais charmosos de todo o país, em um local perfeito para caminhar e admirar o oceano Atlântico. E, em Piriápolis e seus arredores, não faltam praias muitos boas para passar o dia tomando sol: entre elas estão as Playas Verde, Hermosa e a Playa Grande. Para ter uma interessante visão panorâmica de toda a região, suba o Cerro San Antonio, de onde é possível fazer ótimas fotografias. 

José Ignacio

Ministério de Turismo do Uruguai/Indias Fílmica
Imagem: Ministério de Turismo do Uruguai/Indias Fílmica

José Ignacio é um destino litorâneo do Uruguai com muitas qualidades para agradar os turistas. Trata-se de um local pra lá de fotogênico, exibindo cartões-postais como um farol construído no século 19 e praias donas de uma fascinante atmosfera selvagem, como a Playa Brava e a Playa Mansa (a água costuma ser fria, mas são locais que proporcionam belas caminhadas). E, em seus arredores, é possível realizar belos passeios a cavalo, em meio a extensos cenários rurais. José Ignacio fica a menos de 50 quilômetros de distância de Punta del Este e oferece boas opções de hospedagem para quem quiser pernoitar por lá. 

Facebook Messenger

Receba seu horóscopo diário do UOL. É grátis!

Mais Viagem