Topo

Veja lugares imperdíveis para você conhecer no Uruguai além de Montevidéu

Marcel Vincenti

Colaboração para o UOL

08/12/2017 04h00

Perto do Brasil, dono de lindas paisagens e com uma qualidade de vida invejável, o Uruguai é um destino extremamente popular entre turistas brasileiros. Sua capital, Montevidéu, tem muito o que mostrar, mas não é o único lugar que deve ser visitado no país sul-americano. Abaixo, conheça outros sete destinos uruguaios que têm tudo para encantar os viajantes.

Punta del Este

Balneário mais badalado do Uruguai, Punta del Este atrai grande número de turistas brasileiros durante todo o ano. Mistura de Miami e Ibiza, e com um certo clima de Côte d'Azur, a península uruguaia está localizada entre o Rio da Prata e o Atlântico e exibe atrativos como o monumento "Los Dedos", o Hotel Conrad e lindas praias  - Melissa Pio/UOL - Melissa Pio/UOL
Imagem: Melissa Pio/UOL

Punta del Este é um dos balneários mais glamurosos de toda a América do Sul, com hotéis e restaurantes chiques frequentados por legiões de endinheirados. O destino uruguaio, porém, também encanta quem não tem o bolso tão cheio: lá existem paisagens litorâneas de tirar o fôlego, acessíveis não apenas aos ricaços. Entre elas estão a "rambla" (de onde se pode admirar os edifícios da orla de Punta e os iates que pontuam suas águas) e a faixa de areia conhecida como Playa Brava, que exibe a famosa escultura batizada de "Los Dedos" (na foto). Na região de Punta, A praia de Montoya (frequentada por jovens descolados) e o fantástico complexo arquitetônico Casapueblo (idealizado pelo artista Carlos Páez Vilaró) também merecem uma visita. 

Colonia del Sacramento

Colônia do Sacramento, no Uruguai - Getty Images - Getty Images
Imagem: Getty Images

Localizada às margens do rio da Prata, Colonia del Sacramento é uma das cidades mais charmosas do Uruguai (e seu centro histórico é considerado Patrimônio da Humanidade pela Unesco). Fundado por portugueses no final do século 17, este centro urbano exibe hoje lindas paisagens como a Plaza Mayor (em cujos arredores fica a Basílica del Santísimo Sacramento) e um farol erguido no século 19. Não deixe de fazer uma boa caminhada pelo centro de Colonia, cortado por lindas ruazinhas de pedras, embelezado por casinhas com lamparinas e exibindo alguns charmosos carros antigos. O turista pode ter a impressão de que voltou no tempo. 

Vinícolas

Uva em vinícola - kycstudio/Getty Images/iStockphoto - kycstudio/Getty Images/iStockphoto
Imagem: kycstudio/Getty Images/iStockphoto

Assim como Chile e Argentina, o Uruguai é um país sul-americano que produz excelentes vinhos (entre seus destaques estão as bebidas feitas com a uva tannat). E, no território uruguaio, há diversas vinícolas que são abertas a visitas turísticas, durante as quais os viajantes podem admirar lindas paisagens cobertas por vinhedos, aprender um pouco sobre o processo de produção do vinho e, logicamente, participar de sessões de degustação da bebida. Entre as vinícolas que costumam receber visitantes estão a Alto de la Ballena, a Bodega Bouza e a Filgueira. Entre em contato com os estabelecimentos para saber como visitá-los (muitos exigem reserva prévia).  

Termas del Arapey

Termas del Arapey, no Uruguai - Alejgon/creativecommons.org/licenses/by-sa/4.0/deed.en - Alejgon/creativecommons.org/licenses/by-sa/4.0/deed.en
Imagem: Alejgon/creativecommons.org/licenses/by-sa/4.0/deed.en

Os mais famosos atrativos do Uruguai estão em seu litoral, mas o país sul-americano também guarda destinos turísticos interessantes em seu interior. Um deles são as Termas del Arapey, localizadas no noroeste uruguaio, a cerca de 85 quilômetros da cidade de Salto. Trata-se de uma área de águas termais que abriga resorts com piscinas de água quente, ideais para quem quiser relaxar durante as férias. Muitos dos estabelecimentos têm boa infraestrutura, com spas e quartos espaçosos. Na área há também restaurantes, centros de compras e até campo de golfe. 

Villa Serrana

Região serrana do Uruguai - Nicolas Barriola/creativecommons.org/licenses/by-sa/3.0/deed.en - Nicolas Barriola/creativecommons.org/licenses/by-sa/3.0/deed.en
Imagem: Nicolas Barriola/creativecommons.org/licenses/by-sa/3.0/deed.en

Outro destino do interior do Uruguai com potencial para encantar o turista é a Villa Serrana, vilarejo localizado no meio de uma área de serras a cerca de 150 quilômetros de Montevidéu. No local, é possível alugar chalés, casinhas ou quartos em aconchegantes hotéis e passar uns dias entre muita natureza: esta região exibe românticos lagos e colinas verdejantes, entre os quais as pessoas gostam de se sentar e apreciar o tradicional mate uruguaio. É também possível fazer passeios a cavalo pela área. Há ainda bons restaurantes por lá. E, ali perto, fica o Parque del Salto del Penitente, um dos mais famosos destinos de ecoturismo do Uruguai. 

Piriápolis

Balneário de Piriápolis, no Uruguai - Getty Images - Getty Images
Imagem: Getty Images

A cerca de 40 quilômetros de Punta del Leste, Piriapólis é um balneário que deve estar no roteiro do turista que passeia por esta região do Uruguai. Isso porque o local abriga uma dos calçadões à beira-mar mais charmosos de todo o país, em um local perfeito para caminhar e admirar o oceano Atlântico. E, em Piriápolis e seus arredores, não faltam praias muitos boas para passar o dia tomando sol: entre elas estão as Playas Verde, Hermosa e a Playa Grande. Para ter uma interessante visão panorâmica de toda a região, suba o Cerro San Antonio, de onde é possível fazer ótimas fotografias. 

José Ignacio

José Ignacio, no Uruguai - Ministério de Turismo do Uruguai/Indias Fílmica - Ministério de Turismo do Uruguai/Indias Fílmica
Imagem: Ministério de Turismo do Uruguai/Indias Fílmica

José Ignacio é um destino litorâneo do Uruguai com muitas qualidades para agradar os turistas. Trata-se de um local pra lá de fotogênico, exibindo cartões-postais como um farol construído no século 19 e praias donas de uma fascinante atmosfera selvagem, como a Playa Brava e a Playa Mansa (a água costuma ser fria, mas são locais que proporcionam belas caminhadas). E, em seus arredores, é possível realizar belos passeios a cavalo, em meio a extensos cenários rurais. José Ignacio fica a menos de 50 quilômetros de distância de Punta del Este e oferece boas opções de hospedagem para quem quiser pernoitar por lá.