Topo

Sul do Brasil: conheça os destinos de praia mais legais de Santa Catarina

Marcel Vincenti

Colaboração para o UOL

06/12/2017 04h00

Santa Catarina é um dos destinos queridinhos do Brasil quando o assunto é praia. Este território do sul do país, afinal, abriga trechos litorâneos belíssimos, capazes de encantar os mais diversos perfis de viajantes, de jovens solteiros a famílias. Abaixo, conheça algumas das mais lindas faixas de areia do Estado catarinense. 

Imbituba

Passarela com mirantes diante da Praia do Rosa, em Imbituba - Cris Gutkoski/UOL - Cris Gutkoski/UOL
Imagem: Cris Gutkoski/UOL

Parte do município de Imbituba, a Praia do Rosa é um dos destinos litorâneos com um dos cenários naturais mais bem preservados de Santa Catarina. Sua paisagem é, em grande parte, dominada pela natureza, com extenso trechos de mata cobrindo os costões que a cercam. O mar, por sua vez, oferece ondas apreciadas pelos surfistas e, no inverno, é possível avistar baleias-francas na região. Além de uma faixa de areia ideal para tomar sol, o turista encontra, em áreas próximas à praia, excelentes pousadas com vista para o oceano, bons restaurantes e um ambiente animado por jovens viajantes de diversos cantos do Brasil e do exterior. As praias da Vila e de Ibiraquera também são lindos cartões-postais de Imbituba. 

Garopaba

Garopaba, em Santa Catarina - Eduardo Quadros/Fotoarena/Estadãoconteúdo - Eduardo Quadros/Fotoarena/Estadãoconteúdo
Imagem: Eduardo Quadros/Fotoarena/Estadãoconteúdo

Vizinha de Imbituba e da Praia do Rosa, Garopaba é mais um município catarinense com lindas praias. Trata-se de outro local muito popular entre surfistas, que se divertem em boas ondas em lugares como a Praia da Ferrugem (que também encanta os turistas com uma bela faixa de areia branca, ideal para deitar e passar o dia torrando sob o sol). A Praia Central, por sua vez, por ter fácil acesso, é muito popular entre famílias e conta com boa infraestrutura para comidas e bebidas. E a Praia do Siriú é marcada por lindas dunas e areia fina. 

Palhoça

Guarda do Embaú, Santa Catarina - Rodrigo Soldon/www.flickr.com/photos/soldon/3590994625 - Rodrigo Soldon/www.flickr.com/photos/soldon/3590994625
Imagem: Rodrigo Soldon/www.flickr.com/photos/soldon/3590994625

No município de Palhoça, ao sul da cidade de Florianópolis, uma das grandes estrelas é a praia de Guarda do Embaú. Trata-se de uma extensa faixa de areia situada à sombra de costões verdejantes e que costuma ficar lotada de jovens durante o verão. A paisagem natural da área é completada pelo rio da Madre (que fica atrás da praia e é pontuado por barquinhos coloridos, em uma imagem que renderia um quadro) e por um mar de ondas fortes que atraem legiões de surfistas até esta área de Santa Catarina.    

Bombinhas

Bombinhas, em Santa Catarina - Vinicius Cunha/creativecommons.org/licenses/by-sa/3.0/deed.en - Vinicius Cunha/creativecommons.org/licenses/by-sa/3.0/deed.en
Imagem: Vinicius Cunha/creativecommons.org/licenses/by-sa/3.0/deed.en

Bombinhas é um destino litorâneo de Santa Catarina muito popular entre o público argentino, que vem aqui atrás de lindíssimas orlas. Na área, um dos grandes atrativos são as praias de mar calmo e cristalino, ótimo para intermináveis sessões de banho e para a prática de snorkel. Entre elas estão a Praia de Bombinhas (que tem sua areia composta por cristais de quartzo, que dão um tom clarinho ao solo) e a Praia da Sepultura (que, apesar do nome sinistro, tem paisagem paradisíaca). Já a Praia do Ribeiro tem uma fascinante paisagem selvagem, composta por mata nativa. Na região de Bombinhas é também possível fazer mergulho.  

Balneário Camboriú

Balneário Camboriú, em Santa Catarina - Getty Images - Getty Images
Imagem: Getty Images

Balneário Camboriú é um local ideal quem quiser juntar curtidão em praias com a o agito de uma cidade grande. A orla principal deste destino catarinense (onde está a Praia Central) é repleta de edifícios (e, entre eles, há bons hotéis para se hospedar) e, à noite, principalmente no verão, o lugar costuma ferver com baladas frequentadas por muita gente bonita. Se a ideia for passar o dia em uma faixa de areia de aspecto menos urbano, vale a pena ir até a Praia de Laranjeiras. A Praia do Pinho, por sua vez, é frequentada por naturistas. 

Porto Belo

Banana boat e tirolesa são opções de lazer na ilha de Porto Belo, em Santa Catarina - Nancy Campos/UOL - Nancy Campos/UOL
Imagem: Nancy Campos/UOL

O município de Porto Belo é um destino catarinense que recebe a visita de navios de cruzeiro e que tem belas paisagens para exibir para os turistas (estejam eles chegando com transatlânticos ou outros meios de transporte). A Praia do Perequê, por exemplo, é a mais frequentada da cidade com uma larga faixa de areia que costuma ficar lotada durante o verão. Para curtir um cenário mais selvagem, vale a pena ir até a Praia do Estaleiro. E, na área, há ampla oferta para passeios de barco, babana boat e afins, que prometem divertir (e muito) famílias de turistas. 

Florianópolis

Praia de Florianópolis - Getty Images - Getty Images
Imagem: Getty Images

A capital de Santa Catarina não poderia, logicamente, ficar de fora desta lista. Florianópolis, afinal, é uma das cidades com uma das melhores ofertas de praias de todo o Brasil. Mesmo sendo uma cidade grande, não faltam faixas de areia extremamente bem preservadas por lá: entre elas estão Lagoinha do Leste (em um cenário forrado por mata Atlântica), a ilha do Campeche (com um mar muito bom para fazer snorkel) e a Praia Mole (animada por um numeroso público jovem). Para um pouco mais de requinte, vá até Jurerê Internacional, visitada por um pessoal endinheirado e perto de restaurantes, baladas e bares finos. E Praia da Joaquina oferece boas ondas para os surfistas.