Topo

Veja as praias mais lindas do Rio de Janeiro fora da Cidade Maravilhosa

Marcel Vincenti

Colaboração para o UOL

01/12/2017 04h00

O Estado do Rio de Janeiro tem como grande cartão-postal as paisagens fantásticas da capital. Mas, junto com a Cidade Maravilhosa, o território fluminense abriga outros destinos litorâneos que têm tudo para agradar o turista. Abaixo, conheça seis balneários do Estado do Rio que exibem cenários verdadeiramente paradisíacos. 

Leia também

Ilha Grande

Praia do Aventureiro, em Ilha Grande, no Rio de Janeiro - Getty Images - Getty Images
Imagem: Getty Images

Ilha Grande é um destino do Estado do Rio de Janeiro perfeito para quem quer passar as férias circulando entre lindas praias de aspecto selvagem. Aqui, não faltam faixas de areia fofa protegidas por amplas áreas de Mata Atlântica, em visões que remetem a ilhas desertas. Entre as mais lindas delas estão a Praia de Lopes Mendes (para muitos turistas, uma das mais lindas do Brasil), Praia Preta e Praia do Aventureiro. No local, o viajante também pode fazer trilhas no meio da mata, além de visitar cachoeiras e grutas de cair o queixo. Já a Vila do Abraão oferece uma boa variedade de restaurantes, bares e lojinhas.

Búzios

Búzios - Thinkstock - Thinkstock
Imagem: Thinkstock

Búzios é um dos mais célebres balneários do litoral fluminense: sua beleza já encantou gente como a atriz francesa Brigitte Bardot, que passou férias aqui nos anos 1960 (e hoje existe uma estátua em sua homenagem na orla Bardot, um dos pontos mais populares entre turistas que estão em Búzios). E, no balneário e em seus arredores, não faltam praias lindíssimas para quem quiser curtir um sol. Entre elas estão as praias da Tartaruga, de Geribá, da Azeda e João Fernandes. Também merece uma visita a Rua das Pedras, cheia de lojas de artesanatos.

Arraial do Cabo

Arraial do Cabo - Thinkstock - Thinkstock
Imagem: Thinkstock

Não faltam opções de entretenimento para o turista que visita o balneário fluminense de Arraial do Cabo. Se a intenção for pegar um bronze em um local paradisíaco, é só ir a faixas de areia como a Praia do Forno (banhada por um mar que constantemente adquire uma coloração azul-turquesa) ou a Praia do Farol. Já o centro do balneário é marcado por uma belíssimo casario do século 19, em uma área com bons restaurantes, bares e lojinhas. E, no oceano que cerca Arraial do Cabo, estão alguns dos melhores pontos de mergulho do Brasil. 

Paraty

Amanhecer na praia do Jabaquara, em Paraty - David Santos Jr/UOL - David Santos Jr/UOL
Imagem: David Santos Jr/UOL

Quer aliar lindas praias com passeios por paisagens históricas fantásticas durante suas férias? Se a resposta for sim, o município de Paraty deve ser seu destino. A cidade fluminense tem um dos centros históricos mais belos do país, com ruazinhas com calçamento de pedra, um casario colonial lindíssimo e templos como a Igreja Matriz de Nossa Senhora dos Remédios. A praia do Jabaquara é acessível a pé a partir do centro de Paraty. Porém, se a intenção for buscar cenários mais isolados, vale a pena ir de barco até lugares como a Praia Vermelha e a Praia da Conceição. 

Trindade

Praia de Trindade, no Rio de Janeiro - Simone Kikuchi/UOL - Simone Kikuchi/UOL
Imagem: Simone Kikuchi/UOL

Trindade faz parte do município de Paraty, mas é um destino com características próprias. Tradicional reduto hippie (onde, no passado, as estradas eram de terra e quase todo mundo acampava), o balneário ganhou ampla infraestrutura turística nas últimas décadas. Suas paisagens litorâneas ainda são lindas, com destaque para a Praia do Meio (com águas calmas, ótimas para um banho) e a Praia do Cachadaço. Na área também fica a piscina natural do Cachadaço, formada por água do mar e protegida por enormes pedregulhos.    

Itacoatiara

Praia de Niterói, no Rio de Janeiro - Rodrigo Soldon/www.flickr.com/photos/soldon/3961858677 - Rodrigo Soldon/www.flickr.com/photos/soldon/3961858677
Imagem: Rodrigo Soldon/www.flickr.com/photos/soldon/3961858677

Bem perto da cidade do Rio de Janeiro, mais precisamente no município de Niterói, fica a praia de Itacoatiara, que rivaliza em beleza com as mais belas orlas da capital fluminense. Trata-se de uma extensa faixa de areia fofa, abraçada por imponentes formações rochosas e que costuma ser frequentada por muita gente bonita. Antes de tomar um sol nesta praia, vale a pena fazer a trilha que sobe até o topo do Costão de Itacoatiara, que fica ali ao lado, fica mais de 200 metros sobre o nível do mar e que oferece visões belíssima para toda a região.