Topo

Conheça a praia de Jericoacoara, que será cenário de casamento global

Jericoacoara - Divulgação/CVC
Jericoacoara Imagem: Divulgação/CVC

Do UOL

30/11/2017 14h21

Queridinha de turistas nacionais e internacionais, a praia de Jericoacoara, no Ceará foi a escolha de Camila Queiroz e Klebber Toledo para o casamento em 2018. Enquanto a cerimônia não vem, veja algumas dicas e curiosidades para conhecer esse paraíso do Nordeste.

Como ir

Azul é a única companhia que oferece voos comerciais para Cruz, com escalas. A agência de viagens CVC passou a operar voos fretados para o destino semanalmente pela GOL. O pacote pode incluir traslado, hospedagem e passeios. Outra opção é partir de Fortaleza através das várias opções de transfer das agências de turismo locais.

Aeroporto fica a 30 minutos da praia

Desde junho deste ano funciona um novo aeroporto localizado no município de Cruz (CE), a exatos 48 km da praia de Jeri. O trajeto do novo aeroporto até Jeri é rápido e com uma paisagem de tirar o fôlego. Lembrando que o caminho só pode ser feito em veículos 4×4 a partir de Jijoca, município onde fica a praia de Jeri.

Onde se hospedar

Jeri está dividida basicamente em quatro ruas: Rua Principal, Rua São Francisco, Rua do Forró e Rua das Dunas (ou Nova Jeri) e diversos “becos” charmosos que ligam a elas. Há pousadas muito charmosas e com preços ótimos, hostels modernos, assim como hotéis luxuosos à beira-mar com piscina privativa no quarto. Tudo ao lado das lojas de artesanato, moda praia e dos inúmeros restaurantes.

Salto? Esqueça

Todas as ruas de Jericoacoara são de areia, pois a construção de estradas é proibida por lei no Parque Nacional de Jericoacoara e algumas terminam diretamente na praia. Leve chinelos de dedo, sandália rasteira e nada mais. Vestidos leves e coloridos são bem-vindos. Para os homens, somente bermuda e camiseta. À noite, por conta dos ventos, fica bem fresquinho. As temperaturas de quase 40 graus durante o dia são amenizadas com ventos frescos e confortantes no período noturno.

Jericoacoara - Divulgação/CVC - Divulgação/CVC
Imagem: Divulgação/CVC

Leve dinheiro em espécie

Em Jeri não há agência bancária. Existem correspondentes bancários do Bradesco (cobram 10% para saque) e do Banco do Brasil (via Correios). Grande parte dos restaurantes, lojas e pousadas aceitam cartão, mas é bom evitar imprevistos.

Separe dinheiro para a taxa de permanência na praia

A taxa de permanência, chamada de taxa de turismo sustentável, deve ser paga ao entrar em Jericoacoara. São 5 reais por dia de permanência, para visitantes entre 13 e 59 anos (exceto crianças menores de 13 anos, idosos e deficientes físicos). Para facilitar, você pode imprimir o boleto pela internet, pagar e levar o comprovante. Caso você esqueça, a taxa pode ser paga ao desembarcar no aeroporto de Jeri, onde eles aceitam cartão de débito ou dinheiro.

Entre agosto a dezembro, Jericoacoara não tem chuva

De agosto a dezembro provavelmente você não verá chuva alguma na região. São dias mais longos e temperaturas bem altas que chegam a 35 graus. Durante as férias de julho e janeiro, os preços aumentam um pouco por conta do calendário escolar e o fluxo de turistas é maior. Experimente o destino na baixa temporada, sendo que setembro e outubro são meses ideais para aproveitar as delícias de Jeri. Agosto e setembro são os melhores meses para os praticantes de kitesurf, quando os ventos chegam a 40 nós. Janeiro a julho são os meses chuvosos em Jeri, mas nada que impeça a viagem. Meses mais chuvosos: março, abril e maio.

Jericoacoara - Divulgação/CVC - Divulgação/CVC
Imagem: Divulgação/CVC

Contrate um guia local para os passeios

O ideal para passeios e traslados é contratar um guia local com experiência nos trajetos. Ou você inclui no pacote ou contrata diretamente no destino, como Tatajuba, Lagoa do Paraíso, Lagoa Azul, Mangue Seco, Barrinha, Árvore da Preguiça, Duna do Pôr do Sol e Pedra Furada.

Mas, você não precisa necessariamente ter um guia para todos os passeios. A Duna do Pôr do Sol, por exemplo, fica em Jeri, a poucos passos de várias pousadas. Dá para fazer a pé e sempre no final do dia para ver o espetáculo do sol adormecendo em alto mar. Sempre por volta das 17h30 (horário local) o sol se põe. A Pedra Furada também vale fazer a pé, é uma longa caminhada saindo de Jeri pela praia mesmo, cerca de 1 h.

Gastronomia de encher os olhos

Um “prato feito” pode custar de 10 a 15 reais em restaurantes caseiros do vilarejo, mas para os mais gourmet os melhores restaurantes são o “Tamarindo” e o “Serafim”, com pratos elaborados por chefs regionais famosos e com preços que podem chegar a 100 reais por pessoa.

Iguarias locais

A Torta de banana da Tia Angelita é, talvez, o item mais famoso do local e pode ser encontrada na Rua Principal. Há também o “Pão do Sol” e os exóticos sorvetes da Gelato & Grano, na praça principal. Há também um doce de caju imperdível na cidade. Basta encomendar no restaurante Pimenta Verde. 

Por do sol de Jericoacoara - Divulgação/CVC - Divulgação/CVC
Imagem: Divulgação/CVC

O que fazer

Até as 2h da madrugada (horário limite imposto pelas autoridades locais), há muito o que explorar. Na praia principal de Jeri, há o “corredor das caipirinhas”, todos os dias no período noturno.

O Café Jeri, uma espécie de Cafe de La Musique cearense, oferece o melhor pôr do sol com música ao vivo, malabares e drinks excelentes.

Para os fãs de forró, há o Forró da Dona Amélia, na própria Rua do Forró, quartas e sábados, e no Samba da Benção, às sextas, na Pousada Solar da Malhada. (A agenda de datas e horários pode sofrer alterações ao longo do ano. Ao chegar no destino, informe-se).