Viagem

O que fazer em Washington DC? Lá tem tudo para surpreender você

Marcel Vincenti

Colaboração para o UOL

27/11/2017 04h00

Washington DC não é apenas o lar atual de Donald Trump. Além da Casa Branca, a capital norte-americana é uma cidade que oferece interessantes atrações para os turistas, que vão de excelentes museus a lindas áreas públicas. Abaixo, veja sete passeios para fazer por lá que não têm (quase) nada a ver com política.

Monumentos famosos

J. David Ake/AP
Imagem: J. David Ake/AP

A área conhecida como National Mall é um dos principais cartões-postais de Washington DC. Reserve pelo menos meio dia para fazer uma caminhada nesta região, durante a qual você poderá admirar monumentos como o obelisco de quase 170 metros de altura batizado de Washington Monument, o Lincoln Memorial (com sua enorme estátua sentada de Abraham Lincoln) e o extenso espelho d'água conhecido como Reflecting Pool. Diversas áreas verdes também marcam o National Mall, fazendo do lugar uma das áreas mais fotogênicas da capital norte-americana.

História do homem e dos animais

Philip Cohen/www.flickr.com/photos/55386431@N05/12164431265
Imagem: Philip Cohen/www.flickr.com/photos/55386431@N05/12164431265

Parte do complexo Smithsonian Institution, o National Museum of Natural History é um museu de Washington DC agrada adultos e crianças. O lugar abriga algumas das melhores exposições sobre a evolução humana e de outros animais em todos os Estados Unidos. Lá dentro, o público se surpreende com réplicas perfeitas de dinossauros, mamíferos empalhados e até um zoológico de insetos. O espaço batizado de David H. Koch Hall of Human Origins tem uma das melhores exposições do mundo sobre as origens do homem na Terra. 

Leia também

Espetáculos e arte

Steve/www.flickr.com/photos/31563480@N00/506933218/
Imagem: Steve/www.flickr.com/photos/31563480@N00/506933218/

Localizado às margens do rio Potomac, o John F. Kennedy Center for the Performing Arts é um dos melhores lugares para ver espetáculos artísticos nos Estados Unidos. Lá são realizadas apresentações de altíssima qualidade de balé, ópera, música clássica, teatro e outros expressões da arte. Vale muito a pena reservar uma noite na cidade e se encantar com algum dos espetáculos realizados no local. Neste fim de ano, por exemplo, o John F. Kennedy Center for the Performing Arts irá receber Yuja Wang, uma das grandes pianistas da atualidade.

Parque com atividades

Dion Hinchcliffe/www.flickr.com/photos/dionhinchcliffe/2995931336
Imagem: Dion Hinchcliffe/www.flickr.com/photos/dionhinchcliffe/2995931336

Washington DC tem lindos parques, e um dos mais belos deles é o Rock Creek Park, com dezenas de quilômetros de vias para caminhadas, passeios de bicicleta e corrida, durante as quais o público passa através de áreas densamente arborizadas (no outono, com a coloração ocre das folhas, o lugar fica especialmente romântico) e ao lado de laguinhos e pontes fotogênicas. O parque também abriga um planetário e um anfiteatro onde, especialmente durante o verão, costumam ser realizadas apresentações musicais e de dança. 

E mais arte

Divulgação
Imagem: Divulgação

Washington DC tem um dos museus mais interessantes do território norte-americano. Trata-se do Newseum, com uma ampla exposição interativa dedicada ao jornalismo e à liberdade de expressão. Dentro de seu edifício, os visitantes veem exibições como a Pulitzer Prize Photographs Gallery (com fotografias ganhadoras do Prêmio Pulitzer) e objetos que contam a evolução da transmissão das notícias. A fachada do museu é marcada por capas de jornais do dia de todo o mundo, incluindo da mídia brasileira.  

Cerejeiras em flor

REUTERS/Gary Cameron
Imagem: REUTERS/Gary Cameron

Se você tiver a chance de escolher uma época do ano para visitar Washington DC, vá na primavera (ou nos dias próximos à primavera) do Hemisfério Norte. É em uma parte deste período que as inúmeras cerejeiras que se espalham pela cidade ficam em flor, tingindo a capital norte-americana com uma paisagem digna de um quadro. Um dos melhores lugares para ver este espetáculo é na área conhecida como Tidal Basin, com alguns dos mais belos edifícios da cidade ao fundo. Trata-se de uma zona perfeita para longas caminhadas. Pesquisa com antecedência sobre a exata época da primavera ou de suas proximidades em que as cerejeiras irão florescer. 

Para relaxar

AgnosticPreachersKid/creativecommons.org/licenses/by-sa/3.0/deed.en
Imagem: AgnosticPreachersKid/creativecommons.org/licenses/by-sa/3.0/deed.en

Outra área verde de Washington DC ideal para relaxar é o Meridian Hill Park, um parque marcado de esculturas (há até uma representação de Joana D'Arc entra elas) e uma construção que exibe uma bela queda d'água, bem na frente de um espelho d'água. Aos fins de semana, quando o clima está agradável, este espaço público fica cheio de famílias e grupos de amigos, além de, ocasionalmente, sediar apresentações de música e afins. O Meridian Hill Park fica no belo bairro de Columbia Heights, um ótimo lugar para caminhar em DC. 

ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}

Ocorreu um erro ao carregar os comentários.

Por favor, tente novamente mais tarde.

{{comments.total}} Comentário

{{comments.total}} Comentários

Seja o primeiro a comentar

{{subtitle}}

Essa discussão está encerrada

Não é possivel enviar novos comentários.

{{ user.alternativeText }}
Avaliar:
 

O UOL está testando novas regras para os comentários. O objetivo é estimular um debate saudável e de alto nível, estritamente relacionado ao conteúdo da página. Só serão aprovadas as mensagens que atenderem a este objetivo. Ao comentar você concorda com os termos de uso. O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Leia os termos de uso

Escolha do editor

{{ user.alternativeText }}
Escolha do editor

Facebook Messenger

Receba seu horóscopo diário do UOL. É grátis!

Mais Viagem

Topo