Topo

Veja as cidades com os museus mais incríveis do mundo, e por que visitá-los

Marcel Vincenti

Colaboração para o UOL

24/11/2017 04h00

Van Gogh, Leonardo da Vinci, Andy Warhol: diversas cidades do mundo abrigam museus que exibem as obras de alguns dos maiores artistas da história. São lugares que têm tudo para encantar o turista que está ávido para absorver cultura durante suas férias. Abaixo, veja sete metrópoles do planeta onde é possível se deleitar com quadros, esculturas e relíquias fascinantes. 

Nova York

Pessoas observam a obra "As Senhoritas de Avignon", de Pablo Picasso, no Museu de Arte Moderna de Nova York (MoMA) - Stan Honda/AFP - Stan Honda/AFP
Imagem: Stan Honda/AFP

Museus da cidade que valem a visita: Metropolitan Museum of Art, Solomon R. Guggenheim Museum, Museum of Modern Art.

Por que visitar: Nova York é um verdadeiro paraíso para quem gosta de apreciar obras de arte. Na cidade estão alguns dos melhores museus do mundo: um deles é o Museum of Modern Art (também chamado de MoMa), que exibe obras-primas como "As Senhoritas de Avignon" (na foto, de Pablo Picasso), "Campbell's Soup Cans" (de Andy Warhol) e "Broadway Boogie Woogie" (Piet Mondrian). No Metropolitan Museum of Art, por sua vez, se encontram esculturas e relíquias valiosíssimas do Egito Antigo, Ásia e África, além de pinturas de gênios como Caravaggio. E o Solomon R. Guggenheim Museum mistura uma arquitetura fantástica com trabalhos de gente como Modigliani e Paul Klee.   

Londres

British Museum: Fundado em 1753 e visitado por cerca de seis milhões de pessoas anualmente, o British Museum é um dos principais museus de Londres. Reúne uma enorme quantidade de obras gregas, múmias egípcias, objetos romanos, entre outros. A belíssima e arrojada arquitetura do edifício que abriga o museu já vale a visita - Divulgação/BM - Divulgação/BM
Imagem: Divulgação/BM

Museus da cidade que valem a visita: British Museum, National Gallery, Natural History Museum, National Portrait Gallery. 

Por que visitar: Visitar museus é uma das atividades mais interessantes para o turista fazer em Londres. Isso porque a capital inglesa abriga algumas das melhores exposições de arte e objetos de importância histórica do mundo. Quer ver de perto relíquias da Grécia e do Egito Antigo? Vá até o lindo edifício do British Museum (na foto), com estátuas faraônicas e até múmias em exposição. Já a National Gallery oferece quadros de gente como Leonardo da Vinci e Van Gogh para seu público. O Natural History Museum, pior sua vez, é ideal para famílias, com um acervo com réplicas de dinossauros e esqueletos de baleias. E a National Portrait Gallery tem uma interessantíssima exibição com retratos de celebridades britânicas, da família real a Shakespeare. 

Cidade do México

Dentro do Museu Mural Diego Rivera, na Cidade do México, é possível admirar uma das mais famosas pinturas de Rivera, intitulada "Sonho De Uma Tarda Dominical na Alameda", que, junta, em uma tela de 15 metros de comprimento, importantes personagens da história mexicana, como Hernan Cortés, Frida Kahlo e o general Victoriano Huerta - Marcel Vincenti/UOL - Marcel Vincenti/UOL
Imagem: Marcel Vincenti/UOL

Museus da cidade que valem a visita: Museo Nacional de Antropología, Museo de Arte Moderno, Museo Mural Diego Rivera, Museo Frida Kahlo.

Por que visitar: A Cidade do México tem um dos conjuntos de museus mais interessantes e variados da América Latina. Lá, o turista conhece desde o grandioso Museo Nacional de Antropología (com um coleção sem paralelos de relíquias astecas) até o Museo de Arte Moderno, com obras dos principais artistas mexicanos do século 20, como David Alfaro Siqueiros. E não faltam locais onde admirar quadros dos dois mais famosos pintores do país: Frida Kahlo e Diego Rivera. Há lindas pinturas de Frida em exposição em sua antiga casa, na região de Coyoacán. E os murais de Rivera se fazem presentes em várias partes da cidade, como no Museo Mural Diego Rivera (na foto).   

Amsterdã

O museu guarda diversas obras de arte produzidas entre 1584 e 1702 e inclui trabalhos como este óleo sobre tela de Rembrandt. Batizado de "A Ronda Noturna" a obra prima é uma das mais importantes do artista - Rembrandt/Rijksmuseum - Rembrandt/Rijksmuseum
Imagem: Rembrandt/Rijksmuseum

Museus da cidade que valem a visita: Rijksmuseum, Van Gogh Museum, casa da Anne Frank. 

Por que visitar: A Holanda é o local de nascimento de alguns dos mais geniais pintores da história, e este DNA artístico se revela nos excelentes museus que existem em sua principal cidade, Amsterdã. A primeira parada deve ser o Rijksmuseum, com uma coleção de milhares de pinturas que incluem obras-primas como "A Ronda Noturna" (na foto, de Rembrandt), "Retrato do Casamento de Isaac Massa e Beatrix van der Laen" (Frans Hals) e "A Leiteira" (de Vermeer). Lá perto fica o Van Gogh Museum, com uma exposição inteira dedicada aos quadros do gênio holandês. E, para saber dos horrores da Segunda Guerra Mundial, vá até a antiga casa onde Anne Frank se escondeu antes de ser captura pelos nazistas. 

Paris

Museu do Louvre, em Paris - Getty Images - Getty Images
Imagem: Getty Images

Museus da cidade que valem uma visita: Louvre, Musée d'Orsay, Musée Rodin. 

Por que visitar: Os museus de Paris são tão ricos que podem consumir quase que as férias inteiras do turista. A grande estrela deste cenário cultural é o Louvre (na foto), onde estão a "Mona Lisa" (de Leonardo da Vinci) e mais uma infinidade de relíquias de civilizações antigas, esculturas e quadros, como a "Venus de Milo" e "Retrato de Baltasar Castiglione", este de Rafael. O Musée d'Orsay, localizado em uma antiga estação de trem, é outro destino imperdível de Paris, com obras de Monet, Degas, Renoir e Cézanne. E o Musée Rodin abriga coleção dedicada às obras de Auguste Rodin. O Musée des Arts et Métiers e o Musée de Cluny (com exposições que remetem à Idade Média) também merecem uma visita. 

Buenos Aires

Museu Nacional de Bellas Artes de Buenos Aires - Débora Costa e Silva/UOL - Débora Costa e Silva/UOL
Imagem: Débora Costa e Silva/UOL

Museus da cidade que valem a visita: Museo de Arte Latinoamericano, Museo de Arte Moderno, Museo Nacional de Bellas Artes.

Por que visitar: Estimada em mais de US$ 40 milhões, a pintura brasileira mais valiosa do mundo está em Buenos Aires. Trata-se do quadro "Abaporu", de Tarsila do Amaral, em exposição no Museo de Arte Latinoamericano (mais conhecido como Malba), que também exibe obras de artistas do século 20 como Jorge de la Vega e Joaquín Torres-García. O Museo de Arte Moderno, por sua vez, tem um acervo com milhares de obras de artistas de vanguarda, como os argentinos Emilio Pettoruti e Xul Solar. E é obrigatória uma visita ao Museo Nacional de Bellas Artes (na foto), com mais de 100 anos de história e pinturas de gênios com Goya, Manet e Gauguin.     

Florença

29.fev.2016 - O delicado trabalho de conservação da estátua de Davi, umas das obras mais famosas de Michelangelo que está exposta na cidade de Florença, na Itália - Alberto Pizzoli/AFP - Alberto Pizzoli/AFP
Imagem: Alberto Pizzoli/AFP

Museus da cidade que valem uma visita: Galleria degli Uffizi, Galleria dell'Accademia, Museo Nazionale del Bargello.

Por que visitar: Florença (e a Itália em geral) é um grande museu a céu aberto, mas vale a pena ingressar em algumas de suas muitas instituições culturais para ver de perto o trabalho de gênios italianos (e, em especial, da época do Renascimento). O mais famoso e concorrido destes locais é a Galleria degli Uffizi, onde o turista encontra obras como "Tondo Doni" (de Michelangelo), "O Nascimento de Vênus" (Sandro Botticelli) e "A Anunciação", de Leonardo da Vinci. Já na Galleria dell'Accademia, o público admira uma das obras mais famosas de Michelangelo, a escultura "Davi" (na foto). O Museo Nazionale del Bargello, por sua vez, também exibe lindas esculturas renascentistas.