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Turistas gastaram mais em destinos asiáticos. Veja o ranking completo

Dubai - Getty Images
Dubai Imagem: Getty Images

Do UOL

20/11/2017 12h52

Jantares, compras, passeios... viajar é uma delícia, mas não é de graça. A operadora de cartões de crédito fez, pelo oitavo ano seguido, um levantamento dos países onde o turista mais gasta e os destinos na Ásia dominam o ranking que elenca 132 cidades que mais recebem turistas.

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Em 2016, os turistas gastaram mais em:

  1. Dubai (Emirados Árabes)
  2. Nova York (Estados Unidos)
  3. Londres (Reino Unido)
  4. Singapura
  5. Bangcoc (Tailândia)
  6. Paris (França)
  7. Tóquio (Japão)
  8. Taipei (Taiwan)
  9. Seul (Coreia do Sul)
  10. Barcelona (Espanha)

América Latina

Em um recorte mais regional, a Mastercard revela a lista dos destinos latino-americanos onde os turistas mais gastaram:

  1. Punta Cana (República Dominicana)
  2. Lima (Peru)
  3. Cidade do México (México)
  4. Buenos Aires (Argentina)
  5. São Paulo (Brasil)
  6. Bogotá (Colômbia)
  7. San Jose (EUA)
  8. Rio de Janeiro (Brasil)
  9. Santo Domingo (República Dominicana)
  10. Montevidéu (Uruguai)

Com que eles gastam?

A maioria dos visitantes das cidades que ocupam as 20 primeiras posições do ranking em 2016 viajam a turismo, com exceção daqueles que se dirigem a Xangai – 54, 6% dos turistas que visitam a cidade viajam a negócios. No caso do Brasil, o cenário é um pouco distinto. Enquanto existe um equilíbrio entre os turistas que viajam a São Paulo (51.6% viajam a negócios enquanto 48,4% viajam a passeio), no caso do Rio de Janeiro, apenas 18.2% viajam a trabalho, e o restante, 81.8%, a passeio.

Em termos de tipo de consumo, a maioria dos visitantes das 20 cidades que ocupam o topo da lista gastam mais em compras do que em outros itens. Paris, Nova York, Barcelona e Amsterdam são exceções. Nesses locais os turistas gastam mais com itens relacionados a gastronomia. O mesmo acontece no Brasil, com os maiores gastos dos turistas que visitam São Paulo (33,3%) e Rio de Janeiro (28,1%) dedicados à alimentação.