Viagem

Argentina, Itália, Peru... 10 países para passar férias comendo muito bem

Marcel Vincenti

Colaboração para o UOL

14/11/2017 04h00

Qualquer viagem que se preze deve envolver experiências gastronômicas marcantes. E, por todo o planeta, da América do Sul à Ásia, há países que têm um talento especial para desenvolver e servir pratos deliciosos para os turistas. Abaixo, conheça dez nações do mundo onde viajante come muito, mas muito bem. 

Peru

Adriana Terra/UOL
Imagem: Adriana Terra/UOL

O ceviche já caiu, há algum tempo, no gosto dos brasileiros. Mas nada melhor do que provar este saboroso prato e outra receitas conterrâneas direto da fonte: no Peru. Em Lima, os bairros de Miraflores e Barranco possuem restaurantes que servem ótimos ceviches, assim como a cidade vizinha de El Callao. Mas há muito mais: a culinária peruana abrange delícias como o ají de gallina (frango desfiado servido em um molho cremoso e bem temperado com arroz, batata e ovo) e os anticuchos, espetinhos de coração de boi servidos, geralmente, com um molho de amendoim picante. Para lamber os dedos. 

Leia também

México

Mike McCune/www.flickr.com/photos/51035597937@N01/2904750647
Imagem: Mike McCune/www.flickr.com/photos/51035597937@N01/2904750647

O México é outro país latino-americano com um dom extraordinário para a cozinha. Aqui, o turista pode passar o dia comendo nas barraquinhas de rua que vendem os populares tacos (na foto) ou em restaurantes luxuosos que servem algumas das mais sofisticadas receitas do país, como o mole poblano com frango, servido com um molho que leva dezenas de ingredientes, como cominho, anis e chocolate. Os tamales (feitos com massa de milho cozida e recheados com carne de vaca ou frango) também são uma delícia. A Cidade do México e a cidade de Puebla são dois dos melhores lugares para curtir a culinária mexicana. 

Argentina

Thomas Hobbs/www.flickr.com/photos/22185138@N00/363197722/
Imagem: Thomas Hobbs/www.flickr.com/photos/22185138@N00/363197722/

Para quem gosta de carne, a Argentina é um verdadeiro paraíso gastronômico. Aqui, cortes como o bife de chorizo e o bife ancho fazem qualquer carnívoro salivar com sua suculência e sabor. E são delícias muito bem complementadas pelos vinhos tintos produzidos na Argentina: esta harmonização é muito bem feita nos restaurantes de qualquer grande cidade do país, como Buenos Aires, Córdoba, Salta e Mendoza (esta última a capital do principal polo vinícola da Argentina). As empanadas são outra iguaria que devem ser provadas por lá. 

Portugal

Paul Arps/www.flickr.com/photos/21160385@N02/26069956686
Imagem: Paul Arps/www.flickr.com/photos/21160385@N02/26069956686

A Europa está cheia de países que encantam os turistas com sua culinária, e Portugal é um deles. Em uma viagem pela Terrinha, os visitantes se deparam com delícias que reconfortam o espírito, como o arroz de pato com pedaços de paio e azeitonas e a receita de massa conhecida como folar de carne à transmontana, além de inúmeros pratos que vêm com o tradicional bacalhau. E lembre-se: é em Portugal, mais precisamente na freguesia de Belém, que se prova o verdadeiro pastelzinho de Belém. Imperdível para quem gosta de um docinho.

Espanha

Jonathan Pincas/www.flickr.com/photos/saynototheoffice/7892935092
Imagem: Jonathan Pincas/www.flickr.com/photos/saynototheoffice/7892935092

Vizinha de Portugal, a Espanha é outro país onde se come muito bem. Esta, afinal, é a nação da paella, a sarada receita de arroz com peixes e frutos do mar muito apreciada em terras brasileiras. Além deste prato, vale a pena provar, em solo espanhol, gostosuras como o gaspacho (uma saborosa sopa fria à base de hortaliças), as batatas bravas (batatas assadas servidas com molho de tomate apimentado) e o bacalhau à vizcayna, receita típica do País Basco que traz bacalhau com um saboroso molho vermelho. 

Itália

Stu_spivack/www.flickr.com/photos/stuart_spivack/690003218
Imagem: Stu_spivack/www.flickr.com/photos/stuart_spivack/690003218

A Itália é um país europeu onde é possível comer muito bem sem gastar muito. Em Nápoles, é obrigatório que o turista prove a pizza típica da cidade, muita vezes feita apenas com um delicioso molho de tomate, queijo e folhas de manjericão, em uma simplicidade deliciosa. Já em Roma, vá ao romântico bairro de Trastevere para se fartar com macarronada e vinho em alguns dos atmosféricos restaurantes locais. E, na região da Úmbria, vale a pena provar, nem sempre por preços caros, massas feitas com molho à base de trufas. E isso sem falar nos sorvetes...

Grécia

Alpha/www.flickr.com/photos/avlxyz/3880656717
Imagem: Alpha/www.flickr.com/photos/avlxyz/3880656717

Assim como Portugal, a Grécia tem uma culinária que reconforta o corpo e a alma. O país oferece receitas como a moussaka (espécie de lasanha feita com berinjela, tomate e carne de cordeiro moída), a gemista (na foto, feita com tomate ou pimentão assados recheados com arroz temperado) e o famosíssimo gyros, composto por carne, saladas e molho enfiadas no pão (é a comida de rua mais tradicional do território grego). E, lá, é um prazer beliscar as carnudas e saborosas azeitonas locais sempre que possível.

Tailândia

Terence Ong/creativecommons.org/licenses/by-sa/3.0/deed.en
Imagem: Terence Ong/creativecommons.org/licenses/by-sa/3.0/deed.en

Países do Sudeste Asiático (como o Vietnã e o Camboja) oferecem interessantes experiências gastronômicas para o turista, mas, na região, nenhum lugar ganha da Tailândia no quesito sabor e criatividade da comida. Em cidades como Bangcoc, Chiang Mai e Pattaya, viajantes devoram pratos como frango com curry verde e o pad thai (na foto, um gostoso macarrão de arroz calibrado com camarão e diversos temperos). E, nos destinos litorâneos do país, como Phuket e ilhas Phi Phi, o turista tem a chance de comer fartos pratos de frutos do mar por preços justos. 

China

Vxla/www.flickr.com/photos/vxla/6313734337
Imagem: Vxla/www.flickr.com/photos/vxla/6313734337

Sim, a culinária chinesa é famosa no mundo inteiro, e, no seu país de origem, os sabores são ainda mais ricos e diversificados. Em uma visita ao país vale provar os diversos pratos feitos com carne de pato (na foto), além de receitas como Qing Tang Yu Wan (sopa de bolinho de peixe), o Yang Zhou Chao Fan (arroz frito servido com camarões, toucinho defumado, ovo e legumes) e os famosos rolinhos primavera (que, em certos restaurantes chineses, têm um sabor e "crocância" maravilhosos). E, para os mais corajosos, há os espetinhos de escorpião... 

Brasil

Marcelo Soares/UOL
Imagem: Marcelo Soares/UOL

Nem todo mundo reconhece, mas, além das praias, o Brasil tem uma das variedades de receitas culinárias mais ricas do mundo. Na maior parte do território brasileiro, o turista pode provar pratos gostosos, seja com o churrasco gaúcho, a farta comida mineira, a intrigante comida baiana e os deliciosos pratos de peixes e frutos do mar que são servidos ao longo do litoral do país. Um dos Estados mais interessantes para quem gosta de comer é o Pará, onde se encontra maravilhas como o pato no tucupi, o tacacá (na foto) e a maniçoba.

ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}

Ocorreu um erro ao carregar os comentários.

Por favor, tente novamente mais tarde.

{{comments.total}} Comentário

{{comments.total}} Comentários

Seja o primeiro a comentar

{{subtitle}}

Essa discussão está encerrada

Não é possivel enviar novos comentários.

{{ user.alternativeText }}
Avaliar:
 

* Ao comentar você concorda com os termos de uso. Os comentários não representam a opinião do portal, a responsabilidade é do autor da mensagem. Leia os termos de uso

Escolha do editor

{{ user.alternativeText }}
Escolha do editor

Facebook Messenger

Receba seu horóscopo diário do UOL. É grátis!

Mais Viagem

Topo