Topo

Paris é linda, mas a França tem outros destinos imperdíveis; veja 10

Marcel Vincenti

Colaboração para o UOL

10/11/2017 04h00

A França tem uma capital que recebe dezenas de milhões de turistas todos os anos. E não é sem razão: Paris é uma das metrópoles mais lindas do mundo, que encanta viajantes de todos os perfis. Porém, além das belezas da Cidade Luz, o território francês abriga outros destinos que prometem encantar quem se dispor a visitá-los. Abaixo, conheça dez destes lugares.

Marselha

Marselha, na França - Atout France/Robert Palomba - Atout France/Robert Palomba
Imagem: Atout France/Robert Palomba

Marselha é uma metrópole francesa às margens do mar Mediterrâneo e oferece uma variedade enorme de atrativos para o turista. Ensolarada durante boa parte do ano, a cidade mistura lindas construções antigas com edificações modernas. Em sua paisagem se destacam o Fort Saint-Jean (uma bela fortaleza de frente para o mar), edifícios projetados por Le Corbusier e o Musée des Civilisations de l'Europe et de la Méditerranée (Museu das Civilizações da Europa e do Mediterrâneo, que funciona em um lindo complexo desenhado pelo arquiteto Rudy Riciotti). Marselha é também um dos melhores lugares para fazer baladas na França. 

Cannes

Cannes, na França - Atout France/Robert Palomba - Atout France/Robert Palomba
Imagem: Atout France/Robert Palomba

Parte da charmosa Riviera Francesa, Cannes não é apenas a cidade que abriga um dos festivais de cinema mais importantes do mundo. Por lá, turistas se divertem em lindas caminhadas pela La Croisette (um lindo calçadão na frente do mar Mediterrâneo, que exibe as impressões das mãos e assinaturas de astros como Quentin Tarantino e Angelina Jolie) e pela île Saint-Honorat, ilha arborizada e perfeita para um passeio romântico. Se a intenção for fazer uma balada de luxo em Cannes, a casa noturna Le Bâoli é uma das melhores opções. Para fazer compras e ver turistas e nativos indo pra lá e pra cá, vá até a rua d'Antibes.  

Champanhe

Região de Champanhe, na França - Atout France/Michel Angot - Atout France/Michel Angot
Imagem: Atout France/Michel Angot

Localizada no norte da França, a região de Champanhe é onde a famosa bebida homônima é produzida. E é um lugar que vale ser visitado por quem ama tomar algumas taças deste amado líquido inebriante. Os tours podem começar nas charmosas cidades de Reims e Épernay, passar por produtoras de marcas de champanhe famosas como a Moët & Chandon e a Mumm e, depois, explorar a linda área rural da região, que abriga fabricantes menores da bebida (muitos abertos a turistas) e lindas paisagens cobertas por vinhedos. 

Vale do Loire

Vale do Loire, na França - Atout France/R-Cast - Atout France/R-Cast
Imagem: Atout France/R-Cast

Quer admirar edificações monárquicas e aristocráticas envoltas por paisagens naturais fantásticas na França? Se a resposta for sim, o Vale do Loire deve ser o seu destino. Cortada pelo lindo rio Loire, a região abriga algumas das construções mais belas e imponentes do território francês. Entre elas estão os chateaux de Chambord (erguido no século 16), Blois (como mais de 500 cômodos), Cheverny (cercada por um lindo jardim), Amboise (que oferece vistas panorâmicas fantásticas para o rio Loire) e Chenonceau (na foto). 

Courchevel

Esquiador salta e comemora no topo de uma montanha - Getty Images - Getty Images
Imagem: Getty Images

A França oferece excelentes lugares para praticar esqui e outros esportes de neve. Entre eles se destaca Courchevel, um resort na região dos Alpes com paisagens lindíssimas, hotéis e spas luxuosos, excelentes restaurantes e com pistas que irão agradar (e muito) esquiadores e afins. E Courchevel faz parte da área conhecida como Le Trois Vallées, que abriga inúmeros outros resorts de esqui (como Val Thorens). A região é frequentada por ricaços do mundo todo, mas também tem estrutura para abrigar viajantes (um pouco) menos endinheirados. 

Carcassonne

Carcassonne (França) - Getty Images - Getty Images
Imagem: Getty Images

Se a intenção for explorar uma linda cidade histórica na França, considere escolher Carcassonne como seu destino. Trata-se de um centro urbano cujo centro histórico (conhecido como La Cité) se situa em uma colina e é envolto por uma imponente muralha coroada por mais de 50 torres. No interior desta fortificação, os turistas se perdem por atmosféricas ruelas que, atualmente, abrigam restaurantes, cafés e lojinhas, em um ambiente perfeito para passar um dia ou dois. É um dos destinos mais fotogênicos de toda a França. 

Lyon

Homens se refrescam em uma fonte na cidade de Lyon, na França (26/07/2013) - Jeff Pachoud/AFP - Jeff Pachoud/AFP
Imagem: Jeff Pachoud/AFP

Lyon é uma das maiores metrópoles da França e não faltam passeios interessantes para fazer por lá. Para começar, a cidade é um centro gastronômico por excelência, com alguns dos melhores restaurantes do país (lá está, por exemplo, o estabelecimento do chef Paul Bocuse, estreladíssimo no guia Michelin). Lyon é também um excelente lugar para caminhadas, que passam pelas lindas margens do rio Ródano, o enorme Parc de la Tête d'Or e a Cathédrale Saint-Jean, com uma história que remonta ao século 12. 

Biarritz

Biarritz, na França - Atout France/Aquashot - Atout France/Aquashot
Imagem: Atout France/Aquashot

Acredite ou não, a França tem um destino muito popular entre surfistas. Trata-se de Biarritz, cidade localizada no sudoeste do território francês e que oferece ondas muito boas para a prática do surfe. Durante o verão, o destino também atrai muitos viajantes a fim de curtir sol e praias banhadas pelo oceano Atlântico. E há também uma grande variedade de monumentos turísticos por lá. Entre elas se destacam a igreja de Sainte-Eugénie e um aquário fantástico, com tubarões e outras espécies marinhas. 

Avignon

Avignon, na França - Atout France/Martine Prunevieille - Atout France/Martine Prunevieille
Imagem: Atout France/Martine Prunevieille

Outra cidade história francesa que merece estar no roteiro do turista é Avignon. Este centro urbano abriga, por exemplo, o Palais des Papes (na foto), um complexo arquitetônico gótico gigantesco construído a mando o papa Clemente 5º, quando este transferiu a sede papal para Avignon, no século 14. A estrutura da antiga Pont Saint-Bénezet sobre o rio Ródano é outra vista que deve ser admirada e fotografada, assim como a linda praça Place du Palais. Realizado no verão europeu, o Festival d'Avignon é um dos maiores eventos de apresentações artísticas de toda a Europa. 

Monte Saint-Michel

Monte Saint-Michel, na França - Atout France/Pierre Torset - Atout France/Pierre Torset
Imagem: Atout France/Pierre Torset

O monte Saint-Michel é um dos lugares mais fascinantes de toda a França. Trata-se de uma formação rochosa localizada na foz do rio Couesnon que sustenta uma linda abadia com uma história que remonta há mais de mil anos. Além da linda arquitetura do complexo religioso que compõe sua paisagem, o destino surpreende por outros motivos: em diversas épocas do ano, o lugar vira uma ilha, quando a maré sobe e envolve todo o monte. O local é considerado Patrimônio da Humanidade pela Unesco e deve estar no seu roteiro pela França.