Viagem

Expectativa X realidade: 7 atrações famosas que são menores do que parecem

Marcel Vincenti

Colaboração para o UOL

08/11/2017 04h00

Diversos monumentos turísticos ao redor do mundo costumam aparecer grandiosos em cartões-postais. De perto, muitos são menores e menos imponentes do que parecem (e, em alguns casos, frustram viajantes). Veja sete patrimônios turísticos famosíssimos que podem surpreender  você (negativamente!).

Leia também

Mona Lisa

Reprodução/Leonardo Da Vinci - Akifukami/creativecommons.org/licenses/by-sa/3.0/deed.en
Imagem: Reprodução/Leonardo Da Vinci - Akifukami/creativecommons.org/licenses/by-sa/3.0/deed.en

A Mona Lisa é uma das pinturas mais célebres do mundo, além de ser o quadro mais procurado do museu do Louvre, em Paris. Sua fama, porém, é inversamente proporcional ao seu tamanho: a obra de Leonardo da Vinci tem dimensões de apenas 77 centímetros por 53 centímetros. Some a isso o fato de o quadro ficar atrás de um vidro blindado e separado do público por uma espécie de cordão de isolamento: às vezes, os visitantes levam binóculos para admirar a pintura.

Estátua da Liberdade

Getty Images - Jewel Sama/AFP
Imagem: Getty Images - Jewel Sama/AFP

Símbolo do país mais poderoso do mundo, a Estátua da Liberdade ergue, de maneira imponente, uma tocha sobre as águas que banham Nova York. Trata-se de um monumento que, visto de determinados ângulos, parece ser tão grande quanto os mais altos arranha-céus da Big Apple. Mas essa não é realidade: a estátua não é pequena, mas tampouco é gigantesca, como muitos imaginam: sua altura é de 46 metros, quase equivalente a um prédio de 15 andares (o Empire State, por exemplo, tem mais de 380 metros de altura).

Pequena Sereia

EFE/Nikolai Linares - Jukka/www.flickr.com/photos/jukk_a/32671056884
Imagem: EFE/Nikolai Linares - Jukka/www.flickr.com/photos/jukk_a/32671056884

A história da Pequena Sereia foi escrita pelo dinamarquês Hans Christian Andersen e, em Copenhague, há uma estátua da personagem que é uma famosíssima atração turística. Em fotos e cartões-postais, o monumento passa a impressão de ser muito grande. Ao vivo, porém, os visitantes descobrem que se trata de uma estátua diminuta e singela. Não fosse pelas multidões de turistas que se aglomeram ao redor dela, não seria muito fácil encontrá-la na paisagem da via Langelinie (onde a sereia está localizada).

Esfinge

Marcel Vincenti/UOL - Karina Gouvea/UOL
Imagem: Marcel Vincenti/UOL - Karina Gouvea/UOL

A Esfinge fica ao lado das Pirâmides de Gizé e, nas fotos, intriga turistas do mundo inteiro com seu corpo felino e rosto sem nariz. Em muitos retratos, ela aparece na frente da pirâmide de Quéfren, adquirindo uma dimensão maior do que seu tamanho real: a Esfinge, na verdade, não é tão grande assim: o monumento tem “apenas" 20 metros de altura, enquanto Quéfren tem mais de 130 metros de altura (esta sim uma construção imponente de verdade).

Mount Rushmore

National Park Service - Runner1928/creativecommons.org/licenses/by-sa/4.0/deed.en
Imagem: National Park Service - Runner1928/creativecommons.org/licenses/by-sa/4.0/deed.en

No montanha conhecida como Mount Rushmore, no Estado norte-americano de South Dakota, estão esculpidos os rostos de quatro dos principais presidentes da história dos Estados Unidos: George Washington, Thomas Jefferson, Theodore Roosevelt e Abraham Lincoln. Não há como negar que, nas fotos, as faces presidenciais parecem gigantescas. Na realidade, não são tão grandes assim: elas têm cerca de 18 metros de altura e, via de regra, só podem ser admiradas de longe, o que diminui ainda mais sua imponência.

Stonehenge

Gatty Images - AJ Butler/Panoramio
Imagem: Gatty Images - AJ Butler/Panoramio

Construído há milhares de anos, Stonehenge é o mais famoso sítio arqueológico da Inglaterra. Há gente, porém, que vai até lá pensando que encontrará um lugar histórico com a imponência de Machu Picchu. Ledo engano: o local é bem menor em tamanho e as enigmáticas rochas que compõem sua paisagem têm pouco mais de quatro metros de altura. E, para completar, o sítio arqueológico fica hoje bem ao lado de uma rodovia, o que acaba com aquela sensação de isolamento que lugares com este perfil deveriam proporcionar. Mas, mesmo assim, é um passeio interessante para ser feito.

Manneken Pis

Pbrundel/Creative Commons - Francisco Antunes/www.flickr.com/photos/vilavelosa/4997900561
Imagem: Pbrundel/Creative Commons - Francisco Antunes/www.flickr.com/photos/vilavelosa/4997900561

Esta é uma atração que é não tão conhecida mundialmente, mas que é extremamente popular na cidade de Bruxelas, na Bélgica. Trata-se da estátua de bronze batizada de Manneken Pis, que reproduz um menino fazendo xixi dentro de uma fonte (e que, regularmente, é fantasiada com roupas). Ninguém pode exigir que a escultura de uma criança seja enorme, mas esta é realimente pequena: tem apenas 60 centímetros de altura. Surpreende que ela atraia legiões de pessoas todos os dias, que se aglomeram ao seu redor e impede que muita gente veja a estátua de perto. 

ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}

Ocorreu um erro ao carregar os comentários.

Por favor, tente novamente mais tarde.

{{comments.total}} Comentário

{{comments.total}} Comentários

Seja o primeiro a comentar

{{subtitle}}

Essa discussão está encerrada

Não é possivel enviar novos comentários.

{{ user.alternativeText }}
Avaliar:
 

* Ao comentar você concorda com os termos de uso. Os comentários não representam a opinião do portal, a responsabilidade é do autor da mensagem. Leia os termos de uso

Escolha do editor

{{ user.alternativeText }}
Escolha do editor

Facebook Messenger

Receba seu horóscopo diário do UOL. É grátis!

Mais Viagem

Topo