Topo

TripAdvisor se desculpa por ter deletado relato de estupro em resort

Kristie Love - Mike De Sisti/Milwaukee Journal Sentinel
Kristie Love Imagem: Mike De Sisti/Milwaukee Journal Sentinel

Do UOL

03/11/2017 14h08

Após uma série de denúncias do jornal Milwaukee Journal Sentinel, em julho, e no USA Today, na última quarta (1), o site de viagens Trip Advisor veio a público para esclarecer porque deletou críticas a locais na Riviera Maia (México) e dois relatos de estupro publicados no site desde 2010.

Tornou-se público o caso de Kristie Love, uma mulher de 35 anos de Dallas, que relatou ter sido estuprada por um segurança do resort Iberostar, no México. Em seu review no TripAdvisor, a mulher relatou exatamente como foi abordada, abusada e como não pode contar com a ajuda de funcionários do hotel.

Review de Kristie Love - Reprodução/TripAdvisor - Reprodução/TripAdvisor
Imagem: Reprodução/TripAdvisor

E não foi o único caso conhecido. Jamie Valeri sofreu exatamente a mesma violência e tentou fazer a denúncia através de um review no site. Nos dois casos, o site deletou os posts por “violação de regras”.

A longa investigação e a repercussão dos casos nesta semana fizeram com que o site se pronunciasse através de uma declaração oficial, em que negou interesses comerciais para evitar a publicação das denúncias no site.

A empresa pediu desculpas por ter deletado o post de Kristie e justificou o ato como uma falha da política vigente no site na época. “Há alguns anos, mudamos nossas diretrizes para que as críticas fossem mais descritivas mesmo em casos de incidentes graves como estupros e abusos”, diz a nota.

Segundo a empresa, os posts deletados foram republicados, respeitando as novas regras de publicação do site.

“Estamos horrorizados com a experiência desta vítima no México e outros turistas devem estar cientes deste incidente”, declara.

O TripAdvisor promete, ainda, que as empresas mencionadas na mídia com relatos de agressões à saúde ou à segurança de seus usuários terão uma espécie de selo.

Segundo o The New York Times, a Iberostar afirmou que leva denúncias à sério e que Kristie teria se recusado a preencher uma denúncia formal no hotel para que houvesse uma investigação policial.