Topo

Reino Unido: os 10 destinos imperdíveis para conhecer na terra da Rainha

Marcel Vincenti

Colaboração para o UOL

02/11/2017 04h00

Os números não mentem: brasileiros adoram a terra da rainha Elizabeth 2ª. Só no primeiro semestre de 2017, mais de 136 mil viajantes daqui visitaram o Reino Unido. O território britânico, afinal, abriga cidades fantásticas, cheias de opções de diversão. Abaixo, veja dez dos destinos mais interessantes do lugar. 

Londres

Londres, Inglaterra - VisitBritain/Andrew Pickett - VisitBritain/Andrew Pickett
Imagem: VisitBritain/Andrew Pickett

A capital inglesa não poderia ficar de fora desta lista. Trata-se, afinal, de uma das metrópoles mais divertidas do mundo. Apesar de seu enorme tamanho, vale a pena explorar suas paisagens em longas caminhadas pelas margens do rio Tâmisa (de onde é possível admirar monumentos como o Big Ben e ponte Tower Bridge) e em áreas como o Hyde Park e o West End (recheado de teatros). Uma das regiões londrinas mais badaladas atualmente é o bairro de Shoreditch, cheio de cafés estilosos, restaurantes, bares e hotéis butique. Muito desse agito acontece dentro de fábricas e armazéns da época da Revolução Industrial. 

Edimburgo

Edimburgo, na Escócia - VisitBritain/VisitScotland - VisitBritain/VisitScotland
Imagem: VisitBritain/VisitScotland

A cidade escocesa Edimburgo é um destino que une paisagens históricas fascinantes com um agito típico de metrópoles cosmopolitas. No centro histórico local, turistas se divertem caminhando por atmosféricas vielas de paralelepípedo e visitando locais como o Castelo de Edimburgo e a linda Royal Mile, via cercada por imponentes edifícios históricos. Se a intenção for comer bem, saiba que, depois de Londres, Edimburgo é a cidade do Reino Unido com o maior número de restaurantes estrelados no guia Michelin (o Castle Terrace e o The Kitchin são dois deles). E não faltam excelentes pubs na cidade para o turista provar o melhor do uísque escocês.

Liverpool

Liverpool, Inglaterra - VisitBritain / Pawel Libera - VisitBritain / Pawel Libera
Imagem: VisitBritain / Pawel Libera

Liverpool é conhecida mundialmente por ser a terra natal dos Beatles. E não faltam atrações turísticas na cidade relacionadas aos Fab Four. Está lá, por exemplo, o complexo histórico The Beatles Story, que exibe, entre outras relíquias, instrumentos musicais que foram tocados por John Lennon e companhia (as casas em que Lennon e McCartney passaram suas infâncias também são abertas a visitas). Além disso, Liverpool oferece atrativos musicais como o British Music Experience, museu com mais de 600 objetos e 90 horas de conteúdo digital mostrando como a música influenciou a cultura britânica nos últimos 70 anos.   

Manchester

Estádio Old Trafford, do time de futebol Manchester United - VisitBritain/Andrew Pickett - VisitBritain/Andrew Pickett
Imagem: VisitBritain/Andrew Pickett

Música e futebol: estas são duas das grandes atrações que a metrópole inglesa de Manchester oferece para seus visitantes. A cidade é lar do Manchester United, um dos times futebolísticos mais vitoriosos da Europa (e cujo estádio, o Old Trafford, localizado na região metropolitana de Manchester, é aberto a visitas). Foi aqui que também surgiram bandas lendárias como The Smiths e Oasis (e, nos bares da cidade, os forasteiros ainda podem presenciar um cena roqueira vibrante). E, para curtir mais arte, vá à The Lowry, galeria que abriga a maior coleção do mundo de obras de L.S. Lowry, um dos mais admirados artistas britânicos do século 20.

Cardiff

Cardiff, no País de Gales - VisitBritain/Visit Wales Image Centre - VisitBritain/Visit Wales Image Centre
Imagem: VisitBritain/Visit Wales Image Centre

O País de Gales não tem tanta fama como Inglaterra ou Escócia, mas é um destino que merece ser visitado por quem explora o Reino Unido. Sua capital, Cardiff, é um território cheio de agradáveis surpresas, com uma paisagem marcada por imponentes castelos e espaços para belas caminhadas, como Mermaid Quay – área portuária revitalizada com cafés e restaurantes à beira-mar. Cardiff é também uma cidade com uma cena boêmia vibrante: à noite, para ouvir excelentes shows de música ao vivo, vá a bares como Barfly, o Clwb Ifor Bach e o Coal Exchange. Para quem gosta de esportes, vale uma visita ao Estádio Millennium, casa do rúgbi e do futebol de Gales, duas paixões nacionais.

York

York, na Inglaterra - VisitEngland/Diana Jarvis - VisitEngland/Diana Jarvis
Imagem: VisitEngland/Diana Jarvis

York é, sem dúvida, uma das cidades históricas mais lindas da Inglaterra (e de todo o Reino Unido). Um dos cartões-postais locais é a rua chamada The Shambles, uma via cheia de tradicionais edificações de madeira, muitas remontando ao século 14. Já a magnífica catedral da cidade é considerada a maior construção em estilo gótico do norte da Europa. York já se chamou Jorvik, pois foi a capital de um território viking. Na cidade, é possível conhecer mais sobre a presença dos exploradores nórdicos na área no Jorvik Viking Centre.  

Bath

Cidade de Bath, na Inglaterra - VisitEngland/BathTourisPlus/Colin Hawkins - VisitEngland/BathTourisPlus/Colin Hawkins
Imagem: VisitEngland/BathTourisPlus/Colin Hawkins

Locaizada na Inglaterra, a cidade de Bath está na lista de Patrimônios Mundiais da Unesco. Isso porque o destino abriga um conjunto impressionante de monumentos históricos, como a via Royal Crescent (cercada por lindos edifícios de arquitetura georgiana) e um complexo de águas termais para banhos construído pelo Império Romano. Nos dias de hoje, viajantes ainda podem se deliciar nestas águas termais: um dos melhores lugares para esta atividade é o Thermae Bath Spa, que oferece uma vista espetacular de Bath a partir da piscina que fica no seu terraço. 

Inverness

Lago Ness, na Escócia - VisitBritain/Andrew Pickett - VisitBritain/Andrew Pickett
Imagem: VisitBritain/Andrew Pickett

Quer explorar as lindas paisagens naturais da Escócia? Caso a resposta seja sim, vá para a cidade de Inverness, porta de entrada para destinos como o Lago Ness (na foto) e os cenários montanhosos das Terras Altas escocesas. Para quem gosta de caminhar, vale a pena fazer o "Loch Ness Rail", trilha que oferece algumas das mais lindas visões para o lago Ness e arredores. Já nas Terras Altas (chamadas em inglês de "Highlands"), o turista terá a chance de avistar vaquinhas vagando por vales estreitos e profundos cobertos de flores, em um paisagem rural inesquecível.  

Oxford

Oxford, Inglaterra - VisitEngland/Experience Oxfordshire - VisitEngland/Experience Oxfordshire
Imagem: VisitEngland/Experience Oxfordshire

A cidade inglesa de Oxford é um destino obrigatório para o turista que gosta de lugares recheados de história e cultura. A conceituadíssima universidade que existe em Oxford tem parte de sua estrutura aberta a turistas: lá dentro, além de conhecer o ambiente onde estudaram poetas e pessoas que iriam ser da elite política britânica, os visitantes podem entrar em contato com locais que foram cenário dos filmes "Harry Potter": a Biblioteca Bodleian, por exemplo, serviu de locação para a Biblioteca de Hogwarts. A cidade é também ponto de partida ideal para a região de Chilterns, uma das áreas mais lindas do interior da Inglaterra. 

Cotswolds

Cotswolds, Inglaterra - VisitBritain / Tony Pleavin - VisitBritain / Tony Pleavin
Imagem: VisitBritain / Tony Pleavin

Cotswolds é uma área do centro-sul da Inglaterra que abriga vilas que parecem saídas de um conto de fadas. São pequenos centros urbanos recheados de casinhas de pedras, onde o turista pode dormir em pousadinhas rústicas, degustar cervejas em pubs cheios de atmosfera e admirar algumas das igrejas medievais mais bem preservadas da Grã-Bretanha. Um dos programas imperdíveis da área é curtir um piquenique ao lado de alguns dos riachos da vila de Castle Combe, uma das mais lindas de Cotswolds.