Topo

De praia a deserto: o Chile é um dos países mais legais da América do Sul

Marcel Vincenti

Colaboração para o UOL

14/10/2017 04h00

Dentro do estreito e longuíssimo território chileno cabem muitas paisagens. O país sul-americano abriga montanhas nevadas, regiões desérticas, cidades históricas, praias animadas, cenários patagônicos e muito mais. Fácil de ser visitado a partir de várias cidades do Brasil, trata-se de um lugar que tem tudo para dar alegria às férias de muitos turistas. Abaixo, conheça alguns dos destinos imperdíveis do Chile. 

Veja também

Santiago

Santiago (Chile): A New Age Tour Operator (www.newage.tur.br) sugere um pacote de três dias que inclui passagem aérea, hospedagem com café da manhã, translados e vista panorâmica da capital chilena, além de seguro viagem. Custa a partir de US$ 346. Preço por pessoa em apto duplo, sem taxas. - Getty Images - Getty Images
Imagem: Getty Images

Além de capital, Santiago é a principal porta de entrada do Chile. E vale muito a pena que o turista reserve pelo menos três dias inteiros para explorar a cidade. Destacam-se por lá o Mercado Central (inaugurado em 1872, recheado de comércios gastronômicos e com uma linda estrutura de ferro), a praça que cerca o neoclássico Palacio de la Moneda (a sede presidencial chilena) e o Cerro Santa Lucía, que oferece uma das melhores visões panorâmicas da metrópole. Para curtir a noite e tomar um pisco sour, vá até o bairro de Bella Vista, cheio de restaurantes e bares estilosos. O Museo de Arte Contemporáneo, por sua vez, é ótima opção de passeio cultural, com obras de artistas chilenos geniais, como Roberto Matta. 

Estações de esqui

Chile: No Ski Portillo (www.skiportillo.com) o pacote de sete noites de hospedagem no sistema all inclusive inclui esqui e acesso ilimitado aos teleféricos. Custa a partir de U$ 7.180 para o casal. De 6 a 13 de julho. Reservas: + (56 2) 2263 0606. - Divulgação - Divulgação
Imagem: Divulgação

O Chile tem estações de esqui lindíssimas e com pistas para praticantes de todos os níveis deste esporte de neve. No país, destacam-se centros de esqui como Corralco (onde os turistas podem esquiar na encosta do vulcão Lonquimay) e o famoso Valle Nevado, com uma estrutura hoteleira enorme e pistas de esqui e snowboard para praticantes novatos e experientes. Uma das joias deste tipo de passeio no território chileno, porém, é a estação de Portillo (na foto), onde o público se diverte na neve e, ao mesmo tempo, admira a Laguna del Inca, uma lagoa cercada por dramáticas montanhas nevadas. Este cartão-postal também pode ser visto desde hidromassagens ao ar livre que fazem parte de um hotel que fica dentro de Portillo.

Parque Nacional Lauca

Chile Parque Lauca  - Marcel Vincenti/UOL - Marcel Vincenti/UOL
Imagem: Marcel Vincenti/UOL

Localizado no extremo norte do Chile, perto da fronteira com a Bolívia, o Parque Nacional Lauca não está entre os destinos turísticos mais concorridos do país sul-americano, mas deveria. Em seus mais de 130 mil hectares, o turista pode admirar, em um único campo de visão, montanhas nevadas, um dos lagos mais altos do mundo (o lindíssimo Chungará) e um solo verdejante por onde correm riachos e pastam alpacas (um animal andino parente da lhama). Trata-se de uma verdadeira imagem do paraíso, onde se destacam os vulcões Parinacota (com 6.342 metros de altura e uma forma cônica quase perfeita) e Pomerape (6.280 metros), dominando o horizonte.

Deserto do Atacama

Vista do Valle de la Luna, uma das atrações naturais mais populares do Deserto do Atacama. Seu nome é uma referência ao aspecto de visual lunar da região - Eduardo Vessoni/UOL - Eduardo Vessoni/UOL
Imagem: Eduardo Vessoni/UOL

Com paisagens que lembram outro planeta, o deserto do Atacama está entre os destinos imperdíveis do território chileno. No local, os turistas costumam se hospedar na pitoresca vila de San Pedro de Atacama e, de lá, partir em passeios rumo a lugares fantásticos, como o Valle de la Luna (ou Vale da Lua, que tem este nome por causa de suas paisagens de aparência extraterrestre), o Valle de la Muerte (chamado assim por seu cenário árido, mas, ao mesmo tempo, fascinante), os gêiseres de El Tatio e lindas lagoas cercadas por montanhas, como as lagunas Cejar, Miscanti e Miñiques. San Pedro, por sua vez, oferece hoje boas opções de restaurantes, hotéis e agências turísticas. 

Valparaíso

Escadarias e vielas do Cerro Concepcion, em Valparaíso - Sergio Crusco/UOL - Sergio Crusco/UOL
Imagem: Sergio Crusco/UOL

Valparaíso está a menos de 120 km de Santiago e tem suas muitas colinas oferecendo visões panorâmicas para o oceano Pacífico. Trata-se de uma cidade de paisagens fotogênicas, com seus elevadores com mais de 100 anos levando turistas para cima e para baixo, praças aconchegantes (como a Plaza Sotomayor, a Plaza Aníbal Pinto e a Plaza Victoria, onde fica a catedral da cidade) e o Paseo 21 de Mayo, mirante que oferece uma visão privilegiada da cidade. Em Valparaíso, também ficam o Mercado Cardonal (ótimo para comprar mariscos e outras delícias chilenas) e a La Sebastiana, antiga casa do poeta Pablo Neruda e que hoje abriga um popular museu da cidade. 

Viña del Mar

Turistas na praia de Reñaca, a mais conhecida de Viña del Mar - Marcelo Soares/UOL - Marcelo Soares/UOL
Imagem: Marcelo Soares/UOL

Quer pegar uma praia no Chile como os chilenos? Então arrume as malas e vá para Viña del Mar, o mais famoso balneário do país e que fica a cerca de 120 km de Santiago, pertinho de Valparaíso. A cidade conta com uma extensa faixa de areia ao lado de arranha-céus que costuma bombar nos meses mais quentes do ano: além de curtir o sol e brisa do oceano Pacífico, os turistas que visitam a cidade têm a chance de desfrutar de uma cena gastronômica variada, bons bares e baladas agitadas (Viña, no verão, é um dos melhores lugares para cair na gandaia no Chile). Em fevereiro, o balneário recebe um dos maiores eventos musicais da América Latina, o Festival de Viña, com astros do rock e pop latino. 

Parque Nacional Torres del Paine

As três torres do Parque Nacional Torres del Paine, no Chile - Getty Images - Getty Images
Imagem: Getty Images

O Parque Nacional Torres del Paine é uma das regiões mais bonitas da Patagônia chilena. O local exibe montanhas de recortes inacreditáveis, localizadas à beira de lagos azul-turquesa e glaciares, formando algumas das melhores paisagens do Chile para contemplação e fotos. Aqui, turistas se divertem realizando longas caminhadas entre estes monumentos da natureza. Alguns dos roteiros chegam a durar mais de uma semana, mas valem cada minuto do esforço. O Parque Nacional Torres del Paine está localizado a quatro horas da cidade de Punta Arenas, um dos principais centros urbanos da Patagônia chilena.