Topo

Paraísos na Terra: dez destinos de praia no mundo para conhecer nesta vida

Marcel Vincenti

Colaboração para o UOL

13/10/2017 04h00

Passar as férias sobre uma faixa de areia fofa banhada por um mar cristalino é o sonho de muita gente. E, no mundo, do Brasil à Tailândia, não faltam praias encantadoras que podem transformar este desejo em realidade. Abaixo, conheça dez destinos litorâneos que são verdadeiros paraísos na Terra.  

Litoral croata

Zlatni Rat 2 - Thinkstock - Thinkstock
Imagem: Thinkstock

Banhada pelo mar Adriático, onde uma água azul-turquesa se encontra com cidades históricas e praias de aspecto selvagem, a Croácia tem um litoral cada vez mais popular entre turistas do mundo inteiro. No local, viajantes curtem desde destinos como a linda Dubrovnik (uma cidade murada recheada de românticas pracinhas e vielas) até a ilha de Brac, que oferece orlas como a praia de Zlatni Rat (na foto), que se destaca por sua paisagem peculiar, com uma faixa de areia formando uma espécie de língua que se projeta para dentro do oceano.  

Ilhas gregas

A Grécia é um dos principais destinos da Europa para viajantes em busca de paisagens paradisíacas. Entre as mais de 150 ilhas habitadas do país, Zakynthos se destaca por abrigar a praia de Navagio (na foto), com condições de estar em qualquer lista das faixas de areia mais lindas do mundo - Getty Images - Getty Images
Imagem: Getty Images

A Grécia compete com a Croácia para saber qual país tem os destinos de praia mais bonitos da Europa. O litoral grego reúne lugares de cinema, como a ilha de Santorini (com suas vilas de casinhas brancas se debruçando sobre o mar Egeu), a ilha de Cefalônia (onde está a praia de Myrtos, uma das mais bonitas da Europa) e Zakynthos, que abriga a praia de Navagio (na foto), uma faixa de areia que se encontra "abraçada" por enormes paredões rochosos, que se projetam para dentro do mar Jônico. 

Costa dominicana

Praia da Ilha Saona, que faz parte da área preservada do Parque Nacional del Este; as embarcações para chegar até a ilha saem da praia de Bayahibe, a sudoeste da região de Punta Cana - Eduardo Piagentini/UOL - Eduardo Piagentini/UOL
Imagem: Eduardo Piagentini/UOL

Está na República Dominicana um dos balneários mais famosos do Caribe: Punta Cana, com lindas praias e excelentes resorts all-inclusive (onde os hóspedes podem comer e beber à vontade durante sua estadia). Mas o país oferece mais do que isso: no destino, por exemplo, os turistas devem visitar a ilha Saona (na foto), um pedaço de terra tão bonito que, reza a lenda (falsa), foi cenário do filme "A Lagoa Azul", sucesso dos anos 80. O local faz parte do Parque Nacional del Este, uma área de preservação ambiental que abriga, em uma área de natureza exuberante, praias de água rasa e cristalina.

Litoral tailandês

Barcos típicos tailandeses enfileirados à espera da chegada dos turistas nas ilhas Phi Phi - Mari Campos/UOL - Mari Campos/UOL
Imagem: Mari Campos/UOL

Não surpreende que, nas últimas décadas, a Tailândia tenha virado um dos destinos turísticos mais disputados da Ásia. O país, afinal, exibe praias encantadoras, como Maya Baya (na foto), uma baía onde a água do mar se encontra cercada por imponentes paredões de calcário (o local é tão bonito que serviu de cenário para o filme "A Praia", com o ator Leonardo DiCaprio). Os balneários de Krabi e Phuket, também com orlas paradisíacas, ficam na região, oferecendo ambientes que misturam lindas paisagens litorâneas com muitas festas à noite.  

Polinésia Francesa

Bora Bora (Polinésia Francesa) - Getty Images - Getty Images
Imagem: Getty Images

O que aparece na foto acima não é uma piscina, mas o mar que banha Bora Bora, um dos principais cartões-postais da Polinésia Francesa. Território ultramarino da França localizado no oceano Pacífico, o arquipélago tem praias banhadas por águas rasas, translúcidas e tranquilas. Bora Bora é onde estão alguns dos hotéis mais luxuosos do arquipélago, mas há, na região, outros pedaços de terra que devem ser visitados pelos turistas, como as ilhas de Moorea, Huahine e Raiatea. O famoso Taiti também faz parte da Polinésia Francesa.   

Bermudas

Horseshoe Bay Beach - Bermudas - Thinkstock - Thinkstock
Imagem: Thinkstock

Território ultramarino britânico localizado no oceano Atlântico, as Bermudas são um arquipélago com dezenas de orlas belíssimas. Uma delas, chamada Horseshoe Bay (na foto), já foi considerada uma das praias mais bonitas do mundo pelos usuários do TripAdvisor, um dos principais sites de viagens da internet. Warwick Long Bay é outra praia imperdível da área. E as Bermudas não são apenas mar e areia: no destino está a linda cidade histórica de St. George´s, considerada Patrimônio da Humanidade pela Unesco. 

Caribe mexicano

Tulum mistura sítios arqueológicos com lindas praias  - Divulgação/Visit Mexico - Divulgação/Visit Mexico
Imagem: Divulgação/Visit Mexico

Cancún, Riviera Maya, Cozumel, Isla Mujeres, Playa del Carmen: não faltam balneários estonteantes no Caribe mexicano. Toda a região combina praias lindas com ótima infraestrutura hoteleira, que abrange desde hotéis gigantescos de marcas internacionais até resorts exclusivos compostos por poucas (e luxuosas) acomodações. Um dos destinos mais interessantes da região é Tulum, que reúne, em uma só paisagem, uma praia paradisíaca e ruínas de edificações construídas pela civilização maia. Um lugar imperdível no México. 

Maldivas

A República das Maldivas é um dos destinos de praia mais paradisíacos do mundo. E, ao visitar o arquipélago, é possível curtir a paisagem com um pouco mais de conforto e se refrescar na piscina do hotel Velassaru Maldives, que parece ser uma continuação das águas cristalinas do Oceano Índico que a rodeiam - Divulgação/Velassaru Maldives - Divulgação/Velassaru Maldives
Imagem: Divulgação/Velassaru Maldives

As Maldivas são um arquipélago formado por mais de 1.100 ilhas. Por isso, é um desafio hercúleo decidir qual destes pedaços de terra é o mais bonito. Aqui, turistas com grana no bolso se hospedam em hotéis que operam em ilhas privativas, oferecendo areia fofa e mar cristalino de maneira exclusiva para a clientela. Um dos lugares mais bonitos da área é a orla onde fica o resort Velassaru (na foto), que tem uma piscina que parece se fundir com o oceano Índico. A ilha onde está o Baros Luxury Resort é outro dos pedaços de paraíso da região.      

Fernando de Noronha

Vista aérea da Baía dos Porcos, uma das mais belas paisagens do arquipélago de Fernando de Noronha - Divulgação/SETUR-PE - Divulgação/SETUR-PE
Imagem: Divulgação/SETUR-PE

O Brasil, logicamente, não poderia ficar fora desta lista e, para representar o território verde e amarelo, escolhemos Fernando de Noronha, que abriga algumas das praias mais lindas do país. No arquipélago nordestino estão verdadeiros paraísos litorâneos, como a Baía dos Porcos (na foto), a Baía do Sancho (que os usuários do TripAdvisor, um dos principais sites de viagens da internet, já elegeram como a melhor praia do mundo) e praia da Conceição, de onde é possível admirar o Morro do Pico, outro símbolo de Fernando de Noronha.

Seychelles

Seychelles - Thinkstock - Thinkstock
Imagem: Thinkstock

Seychelles é um arquipélago formado por mais de 100 ilhas localizado no oceano Índico. Trata-se de um destino com uma luxuosa infraestrutura hoteleira e muito frequentado por ricaços do mundo inteiro. E quem vai até lá não costuma se arrepender da viagem: o destino oferece praias como a vista na foto acima, chamada Anse Source d'Argent, que surpreende com sua enormes formações rochosas que se encontram com um mar cristalino, em um ambiente perfeito para passar longas horas na água.