Topo

Leste Europeu tem que estar no topo da sua lista de férias dos sonhos; veja

Marcel Vincenti

Colaboração para o UOL

09/10/2017 04h00

Poucas experiências turísticas podem ser tão divertidas como uma viagem pelo Leste Europeu: a região é fácil de ser percorrida (com suas principais cidades relativamente próximas umas das outras), oferece um custo de vida baixo e está cheia de paisagens lindíssimas. Que lugar do mundo, afinal, concentra, em tão diminuto espaço, obras-primas urbanas como Budapeste, Praga e Cracóvia? Abaixo, veja destinos do Leste Europeu que devem ser explorados por quem ama viajar. 

Gjipe, Albânia

Praia de Gjipe, na Albânia - Marcel Vincenti/UOL - Marcel Vincenti/UOL
Imagem: Marcel Vincenti/UOL

A Croácia tem hoje os destinos litorâneos mais famosos do Leste Europeu, mas, se você quiser curtir praias paradisíacas sem multidões de turistas, vá para a Albânia. O país abriga, no seu litoral sul, orlas encantadoras e sem muita muvuca, como Gjipe (na foto), uma praia de areia fofa banhada por um mar azul-turquesa e que fica ao lado de um enorme cânion, em um ambiente perfeitamente selvagem. Na região, o turista também curte balneários como Himare, Dhërmi e Saranda, que oferecem boa infraestrutura hoteleira e acesso a praias como Ksamil (com águas cristalinas e pequenas ilhas aonde se pode chegar a nado). 

Sighisoara, Romênia

Cidade de Sighisoara, na Romênia - Marcel Vincenti/UOL - Marcel Vincenti/UOL
Imagem: Marcel Vincenti/UOL

A Romênia abriga nada menos do que a mítica região da Transilvânia, que reúne alguns dos centros urbanos mais bonitos do Leste Europeu. Um deles é Sighisoara (na foto), cidade onde, no século 15, nasceu Vlad Tepes, o sanguinário regente que teria dado origem ao personagem Drácula. Mas, além de histórias sombrias, o local exibe construções românticas e fotogênicas, como a Torre do Relógio (com 64 metros de altura, no centro da foto) e vielas recheadas de ótimos cafés e restaurantes. E, a cerca de 120 km de distância, está a cidade de Brasov, outra joia medieval da Transilvânia.  

Cracóvia, Polônia

Cidade de Cracóvia, na Polônia - Marcel Vincenti/UOL - Marcel Vincenti/UOL
Imagem: Marcel Vincenti/UOL

Varsóvia é a capital da Polônia, mas a principal joia urbana deste país europeu se chama Cracóvia. Trata-se de uma cidade com todos os elementos para encantar o turista que gosta de lindos monumentos históricos. Lá estão, por exemplo, o complexo Wawel (na foto, quartel-general do antigo reino polonês com edificações góticas, barrocas e renascentistas) e a Rynek Glówny (ou Praça do Mercado Principal, uma das maiores praças medievais da Europa). E há também o rio Vístula, que corre entre românticos parques e pontes, e, logicamente, lindas igrejas católicas: foi arcebispo desta cidade um tal de Karol Józef Wojtyla, mais tarde conhecido como João Paulo 2º.   

Kiev, Ucrânia

Cidade de Kiev, na Ucrânia - Marcel Vincenti/UOL - Marcel Vincenti/UOL
Imagem: Marcel Vincenti/UOL

Em épocas de clima agradável (principalmente entre abril e setembro), Kiev é uma cidade que encanta o turista que se dispõe a explorá-la a pé. Cheia de parques, alamedas arborizadas e lindos monumentos históricos, a capital ucraniana ainda não é um destino muito visitado pelos brasileiros, mas deveria ser. Em sua paisagem surgem monumentos como a catedral de Santa Sofia (templo do cristianismo ortodoxo que remonta ao século 11), a praça Maidan Nezalezhnosti e enormes áreas verdes que oferecem mirantes para o rio Dnipro. E esqueça a história de que todos os povos da ex-União Soviética são frios: a maioria dos ucranianos irá tratar os brasileiros muito bem. 

Belgrado, Sérvia

Cidade de Belgrado, na Sérvia - Marcel Vincenti/UOL - Marcel Vincenti/UOL
Imagem: Marcel Vincenti/UOL

Não se engane com a imagem bélica que a Sérvia construiu para si mesma nos anos 90. A capital do país é hoje um dos lugares mais festivos da Europa, com uma vida noturna cheia de ótimas baladas de música eletrônica, shows de rock tomados por gente bonita, cenários históricos românticos (como o forte Kalemegdan, hoje um parque público que oferece vista para os rios Danúbio e Sava), lindas praças (na foto) e uma das vias públicas mais lindas do solo europeu, a Skardalija, uma pitoresca rua de pedras com bares, restaurantes e grupos de ciganos fazendo música ao ar livre.

Praga, República Tcheca

Cidade de Praga, na República Tcheca - Marcel Vincenti/UOL - Marcel Vincenti/UOL
Imagem: Marcel Vincenti/UOL

Praga já entrou na rota do turismo de massa há tempos, mas, mesmo com as multidões de viajantes lotando as ruas de seu centro histórico, é um lugar que deve ser visitado (principalmente por quem explora o Leste Europeu pela primeira vez). Poucos destinos da região, afinal, oferecem paisagens tão lindas para seus visitantes, como a ponte Carlos (que, coroada por lindas estátuas sacras, cruza o rio Moldava), a Praça da Cidade Velha (cercada por edificações góticas) e o Castelo de Praga, um lindo complexo que remonta ao século 9 e que domina o panorama da cidade. 

Budapeste, Hungria

Cidade de Budapeste, na Hungria - Marcel Vincenti/UOL - Marcel Vincenti/UOL
Imagem: Marcel Vincenti/UOL

Budapeste é uma das cidades do Leste Europeu mais famosas entre turistas. Não à toa: além de ser cortada pelo lendário rio Danúbio, a capital húngara é um lindo conglomerado de ruas arborizadas, praças monumentais e edifícios impressionantes como o Parlamento húngaro (na foto), que motiva milhões de fotos com sua arquitetura neogótica. Neste metrópole, não deixe de realizar longas caminhadas ao longo do Danúbio e enfrentar as colinas da região de Buda, de onde se tem as melhores vistas da cidade. Nesta mesma área, entre no Galeria Nacional Húngara, um dos melhores museus do Leste Europeu, com obras de artistas locais consagrados, como o pintor Mihály Munkácsy.