Topo

Para os apaixonados: conheça 10 das cidades mais românticas do mundo

Marcel Vincenti

Colaboração para o UOL

08/10/2017 04h00

Existem cidades ao redor do mundo que são ideais para você conhecer ao lado de um grande amor? A resposta é um sonoro "sim". Em diversas partes do globo, há destinos que parecem que foram criados especialmente para os apaixonados. Abaixo, conheça dez desses lugares e decida: qual deles você gostaria de visitar ao lado do seu par?

Budapeste, Hungria

Cidade de Budapeste, na Hungria - Marcel Vincenti/UOL - Marcel Vincenti/UOL
Imagem: Marcel Vincenti/UOL

O Leste Europeu está cheio de cidades românticas –e Budapeste é uma das pérolas desta lista. A capital húngara é cortada pelo lendário rio Danúbio, que corre entre parques, pontes belissimas (como a Széchenyi lánchíd, inaugurada em 1849) e complexos arquitetônicos inspiradores, como o edifício neogótico do Parlamento húngaro (no centro da foto). Aqui, faça belas caminhadas por áreas verdes como a praça Szabadság tér e suba as colinas da área de Buda, de onde é possível ter uma visão panorâmica fantástica da cidade.

Praga, República Tcheca

Praga - Marcel Vincenti/UOL - Marcel Vincenti/UOL
Imagem: Marcel Vincenti/UOL

Budapeste x Praga: é difícil dizer qual cidade do Leste Europeu é mais romântica. Como ponto positivo, a capital da República Tcheca tem seus principais cartões-postais aglomerados em uma área mais compacta, sendo mais fácil de ser explorada a pé. Aqui, os casais irão adorar fazer agradáveis caminhadas entre cenários de contos de fadas, como a Praça da Cidade Velha (que exibe visões encantadoras como a igreja gótica Nossa Senhora Diante de Týn) e a Ponte Carlos, uma pitoresca construção coroada por estátuas que cruza o rio Moldava. No final do dia, suba até a região do Castelo de Praga e veja o dia caindo sobre uma das mais lindas cidades do mundo.

Buenos Aires, Argentina

Cidade de Buenos Aires, na Argentina - Getty Images - Getty Images
Imagem: Getty Images

Apesar de ser uma metrópole extremamente agitada, Buenos Aires preserva uma atmosfera romântica. Os edifícios de linda arquitetura de seu centro histórico, os passeios em Puerto Madero (na foto) e os tradicionais cafés que se espalham por boa parte da capital argentina propiciam um ambiente ideal para uma viagem a dois. Na cidade também não faltam ótimos restaurantes onde a pedida é passar boa parte da noite tomando uma garrafa (ou duas) dos excelentes vinhos argentinos. E tem o tango: uma metrópole na qual soa um ritmo tão sensual não poderia ficar de fora desta lista de destinos românticos.

Willemstad, Curaçao

Curaçao - Denise de Almeida - Denise de Almeida
Imagem: Denise de Almeida

O Caribe é um destino perfeito para quem busca passar férias em praias românticas. Mas a região também abriga cidades com potencial para agradar os casais. Uma delas é Willemstad, capital da ilha de Curaçao, recheada de construções coloniais coloridas de frente para o mar, pracinhas que abrigam restaurantes intimistas e vielas perfeitas para um passeio a dois. Se a ideia for pular no mar, há lindas praias facilmente acessíveis a partir da cidade. E para esquentar a noite, é só tomar algumas doses do licor de Curaçao, feito à base de laranja e famoso mundialmente.

Leia também!

Kyoto, Japão

Cidade de Kyoto, no Japão - Getty Images - Getty Images
Imagem: Getty Images

Na Ásia, poucas coisas são mais românticas do que caminhar entre os históricos templos de Kyoto, no Japão. Apesar de constantemente lotada de turistas, a cidade nipônica ainda oferece uma atmosfera linda e misteriosa para os visitantes, que ficam encantados ao atravessar jardins japoneses milimetricamente bem cuidados, alamedas que cruzam fotogênicas florestas de bambus e monumentos como o templo budista de To-ji, na foto, uma das obras arquitetônicas mais lindas do Japão. No outono, as árvores de Kyoto adquirem uma coloração poética. 

Ouro Preto, Brasil

Cidade de Ouro Preto, Brasil - Marcel Vincenti/UOL - Marcel Vincenti/UOL
Imagem: Marcel Vincenti/UOL

O Brasil também tem seus destinos românticos. Um deles é, sem dúvida, Ouro Preto, que, com suas vielas de paralelepípedos, igrejas barrocas e mirantes para a linda Serra do Espinhaço, oferece um cenário perfeito para uma viagem de casal. É cansativo percorrer as ladeiras do centro histórico da cidade, mas, a cada esquina virada, os turistas se surpreendem com paisagens onde se sobrepõem casarões históricos, igrejas encantadoras e praças acolhedoras. Lá, vale a pena ficar no Pouso do Chico Rei, pousada onde Vinicius de Moraes gostava de se hospedar quando estava em Ouro Preto.  

Rio de Janeiro, Brasil

Cidade do Rio de Janeiro, Brasil - Getty Images - Getty Images
Imagem: Getty Images

Mesmo afetado por uma grave crise de segurança pública, o Rio de Janeiro ainda não perdeu seu status de Cidade Maravilhosa. Os inúmeros cenários naturais deslumbrantes da capital fluminense proporcionam diversas chances de passeios românticos para os turistas. Ver o sol caindo sobre Ipanema, o Leblon e o Morro Dois Irmãos desde o Arpoador (na foto), por exemplo, é uma das experiências mais transcendentais que qualquer viajante pode ter no Brasil. E é um momento absolutamente inesquecível admirar, ao lado da pessoa amada, a paisagem carioca desde o Cristo Redentor ou do topo do Pão de Açúcar.

Paris, França

Cidade de Paris, na França - Getty Images - Getty Images
Imagem: Getty Images

É clichê, mas Paris jamais poderia ficar de fora desta lista. A cidade francesa ainda é (e provavelmente sempre será) um dos melhores destinos do mundo para uma viagem a dois. Que lugar, afinal, oferece uma variedade de paisagens poéticas como os calçadões ao longo do rio Sena, a torre Eiffel, a região de Montmartre, o Jardim de Luxemburgo e a Pont des Arts (onde, até recentemente, casais apaixonados colocavam cadeados para eternizar seu amor – a prática, hoje, está proibida). E isso sem falar nos atmosféricos bistrôs parisienses, que praticamente exigem uma noite regada a vinho. 

San Francisco, EUA

Cidade de San Francisco, nos EUA - Getty Images - Getty Images
Imagem: Getty Images

Ladeiras recheadas de casas de estilo vitoriano, a poética ponte Golden Gate, parques ideais para sentar e fazer um piquenique, bondinhos que levam turistas em deliciosos passeios: San Francisco tem tudo para agradar quem quiser fazer uma viagem com beleza e romantismo. Está na cidade californiana um dos cartões-postais mais lindos dos Estados Unidos: a visão que o turista tem desde a praça Alamo Square (na foto), que oferece visão para um conjunto de lindas edificações vitorianas e para os arranha-céus do centro de San Francisco.

Veneza, Itália

Cidade de Veneza, na Itália - Getty Images - Getty Images
Imagem: Getty Images

A Itália está cheia de cidades perfeitas para os apaixonados. Nesta lista, citaremos a mais famosa delas, que, apesar de frequentemente lotada por multidões de turistas, não deixa de encantar os pombinhos viajantes. As estreitas calçadas de Veneza, espremidas entre canais e edifícios históricos (e quase desembocando em lindas pequenas pontes) são um lugar perfeito para uma caminhada de mãos dadas. No trajeto, aparecerão monumentos como a célebre Piazza San Marco, a igreja Santa Maria della Salute (erguida no século 17) e a Ponte di Rialto, uma das obras-primas da arquitetura veneziana.