Topo

De praias a montanhas: veja passeios incríveis para fazer na Austrália

Marcel Vincenti

Colaboração para o UOL

05/10/2017 04h00

Mesmo estando do outro lado do mundo, a Austrália é um lugar muito popular entre turistas brasileiros. Além de oferecer uma qualidade de vida invejável, o país da Oceania encanta com praias paradisíacas, cidades vibrantes e cenários selvagens capazes de fazer a alegria das férias de qualquer pessoa. Tem vontade de ir pra lá? Abaixo, conheça destinos australianos que devem estar no roteiro de sua viagem. 

Great Ocean Road

Great Ocean Road, na Austrália - Divulgação/Great Ocean Road Marketing - Divulgação/Great Ocean Road Marketing
Imagem: Divulgação/Great Ocean Road Marketing

A Great Ocean Road é uma das estradas mais lindas do mundo: trata-se de uma rota que cruza o estado de Victoria e passa ao lado de paisagens litorâneas incríveis. Ao percorrê-la, o turista pode conhecer cartões-postais como as íngremes formações de calcário batizadas de Doze Apóstolos (que estão cercadas pelo mar) e a praia de Bells Beach (uma meca do surfe mundial), além de locais de onde é possível observar migração de baleias, aldeias de pescadores e florestas tropicais. A Great Ocean Road é muito visitada por turistas que estão na cidade de Melbourne.   

Adelaide

Adelaide e área litorânea de Glenelg, na Austrália - Divulgação/Tourism Australia - Divulgação/Tourism Australia
Imagem: Divulgação/Tourism Australia

Adelaide não é tão famosa como Sydney e Melbourne, mas é um lugar que oferece interessantes atrativos para o turista. A cidade tem uma linda área com edificações coloniais e oferece atrativos como extensas áreas verdes, o Mercado Central (ideal para comprar frutos do mar, vinhos e frutas) e arredores que abrigam locais com a área litorânea de Glenelg, onde é possível nadar com golfinhos. Na região de North Terrace estão algumas das principais instituições culturais da Austrália, como a Art Gallery of South Australia e o South Australian Museum (com uma grande exposição sobre cultura aborígene). 

Whitehaven Beach

Whitehaven Beach, na Austrália - Divulgação/Tourism Australia - Divulgação/Tourism Australia
Imagem: Divulgação/Tourism Australia

Parte do arquipélago das Whitsundays Islands, a Whitehaven Beach é uma das praias mais lindas do planeta. De acordo com o Tourism Australia, entidade que promove o turismo em território australiano, 98% da areia do local é composta de sílica, não retém o calor e tem uma consistência fina como pó. Isto significa que, mesmo na parte mais quente do dia, os visitantes podem caminhar confortavelmente ao longo de seus sete quilômetros de extensão ao lado do cristalino Coral Sea". O contraste entre a brancura da areia de Whitehaven Beach e o azul-turquesa das águas que a banham é uma imagem digna de um quadro.  

Kangaroo Island

Kangaroo Island, na Austrália - Divulgação/South Australian Tourism Commission - Divulgação/South Australian Tourism Commission
Imagem: Divulgação/South Australian Tourism Commission

Acessível a partir de Adelaide, a Kangaroo Island é um dos melhores destinos de ecoturismo da Austrália. Além de exibir paisagens litorâneas fantásticas (como a da foto), o local abriga leões-marinhos, cangurus, coalas, pinguins e os lindos marsupiais conhecidos como wallabies (tudo ao alcance da vista dos turistas). No local é também possível admirar escarpas rochosas e cavernas, além de nadar e pescar em praias e baías. Kangaroo Island é a terceira maior ilha da Austrália, ou seja, há muito o que ver por lá.   

Margaret River

Margaret River, na Austrália - Divulgação/Tourism Australia - Divulgação/Tourism Australia
Imagem: Divulgação/Tourism Australia

Margaret River é uma das melhores regiões de produção vinícola da Austrália. Localizada no oeste do país da Oceania, a área oferece visitas a vinhedos de primeira linha e uma cena gastronômica vibrante, com excelentes restaurantes especializados em frutos mar e carne vermelha, além de fazendas onde o viajante pode comprar deliciosos queijos artesanais. E, junto com os vinhos, a região é um centro de produção de cervejas artesanais. E o melhor: Margaret River fica ao lado do oceano Índico: aqui, transitar entre os vinhedos e belas praias é muito fácil.   

Perth

Ilha Rottnest, na Austrália - Divulgação/Tourism Australia - Divulgação/Tourism Australia
Imagem: Divulgação/Tourism Australia

Perth é a principal metrópole do oeste da Austrália. A cidade tem uma vida urbana agitada, que combina com lindas paisagens praianas banhadas pelo oceano Índico. Aqui, entre os programas mais agradáveis estão tomar uma cerveja (ou vinho) admirando o pôr do sol na praia de Cottlesloe, fazer um passeio de barco pelo rio Swan (que atravessa Perth), realizar caminhadas no lindo Kings Park e curtir a vida boêmia na Wolf Lane, recheada de bares e baladas. De Perth, pegue um barco até a ilha Rottnest (na foto), com mais de 60 praias.   

Sydney

Ópera de Sydney, na Austrália - Dan Himbrechts/EFE - Dan Himbrechts/EFE
Imagem: Dan Himbrechts/EFE

Sydney é a maior metrópole da Austrália e não faltam atrativos para o turista por lá. A cidade exibe a Sydney Opera House (na foto, um dos edifícios de arquitetura mais marcante da Oceania) bem ao lado da Sydney Harbour Bridge: presos por cabos de aço, turistas podem caminhar sobre sua estrutura e, de lá de cima, ter lindas visões de toda a área. O aquário da cidade (onde o público vê de perto tubarões e crocodilos) e a área verde do Royal Botanic Garden são outros dois passeios imperdíveis em Sydney. Para tomar um sol, vá a Bondi Beach, a mais badalada praia da cidade. 

Melbourne

Turista na torre Eureka, em Melbourne, Austrália - Marcel Vincenti/UOL - Marcel Vincenti/UOL
Imagem: Marcel Vincenti/UOL

Melbourne concorre com Sydney na hora de decidir qual é a cidade australiana mais interessante para os turistas. Trata-se de um centro urbano extremamente vibrante, com uma cena gastronômica excelente e onde o rio Yarra corre entre modernos arranha-céus e lindas áreas verdes. Melbourne é um lugar perfeito para ser explorado a pé, mas também pode ser admirado do alto: lá, os visitantes têm a chance de realizar passeios de balão sobre os prédios locais, girar na roda-gigante Melbourne Star Observation Wheel (que leva o público a 120 metros de altura) e subir no edifício Eureka (na foto), que oferece um mirante a mais de 200 metros de altura. 

Grande Barreira de Corais

Grande Barreira de Corais, na Austrália - Divulgação/Tourism and Events Queensland - Divulgação/Tourism and Events Queensland
Imagem: Divulgação/Tourism and Events Queensland

Poucos cenários naturais do mundo são tão bonitos como a Grande Barreira de Corais, que é composta por uma rede de cerca de 2.900 recifes e se estende por 2.300 km ao longo da costa nordeste da Austrália. Nesta área vivem cerca de 30 mamíferos marinhos, 400 tipos de corais, seis espécies de tartarugas-marinhas, 200 variedades de pássaros e 1.500 espécies de peixe. Os turistas podem mergulhar neste paraíso com cilindro ou fazer snorkel na linha da superfície da água, chegando perto de paisagens aquáticas extremamente coloridas. 

Uluru

Monte Uluru, na Austrália - Corey Leopold/Tourism Australia - Corey Leopold/Tourism Australia
Imagem: Corey Leopold/Tourism Australia

Localizada no Parque Nacional Uluru-Kata Tjuta, na região central da Austrália, Uluru é uma formação rochosa com mais 340 metros de altura e que é considerada sagrada para povos aborígenes locais. Este monumento natural está cercado por uma extensa região árida e pode ser admirado de diversos ângulos, seja a partir do solo ou em voos de balão e helicóptero. Os visitantes também têm a chance de realizar passeios ao redor de Uluru conduzidos por guias aborígenes, que, durante o tour, relatam as lendas que cercam a montanha.