Topo

Drácula, Elizabeth 2ª e até GoT: castelos de verdade que você pode visitar

Marcel Vincenti

Colaboração para o UOL

26/09/2017 04h00

Turistas do mundo inteiro se encantam ao visitar os castelos que existem nos parques da Disney. Fora das fronteiras da terra do Mickey, porém, existem construções deste tipo de verdade que são abertas ao público. Grande parte delas exibe uma arquitetura grandiosa e histórias fascinantes –e, em alguns casos, ainda são residências de dinastias monárquicas. Abaixo, conheça sete castelos que merecem uma visita de qualquer turista. 

Castelo de Neuschwanstein, Alemanha

Castelo Neuschwanstein - Anton Brandl/Bayerische Schlosserverwaltung_www.neuschwanstein.de - Anton Brandl/Bayerische Schlosserverwaltung_www.neuschwanstein.de
Castelo Neuschwanstein
Imagem: Anton Brandl/Bayerische Schlosserverwaltung_www.neuschwanstein.de

Construído no século 19 na região alemã da Bavária, o Castelo de Neuschwanstein recebe nada menos que 1,4 milhão de turistas por ano. E tal popularidade é compreensível: trata-se de uma das construções mais belas de toda Alemanha, erguida a mando do rei bávaro Ludwig 2º, que queria um lugar tranquilo e paradisíaco para passar seus momentos de folga. O castelo foi feito em estilo neorromânico e tem vários de seus ambientes inspirados nas obras do compositor Richard Wagner, de quem Ludwig 2º era fã. Reza a lenda que a arquitetura do Neuschwanstein teria inspirado parte do desenho do Castelo da Bela Adormecida, na Disneylândia.

Castelo de Windsor, Inglaterra

Castelo de Windsor - Britain/Divulgação - Britain/Divulgação
Castelo de Windsor
Imagem: Britain/Divulgação

O Castelo de Windsor é o  lugar onde a rainha Elizabeth 2ª costuma passar os fins de semana. Localizado a cerca de 50 minutos de Londres, na Inglaterra, este local suntuoso é parcialmente aberto a visitas turísticas – e costuma atrair multidões de viajantes do mundo inteiro. Lá dentro, o público pode admirar luxuosos corredores e cômodos que serviram de residência para 39 monarcas britânicos, como Charles 2º e George 4º. Nas paredes aparecem obras de arte assinadas por gênios da pintura, como Rembrandt, Rubens e Canaletto. A capela de São Jorge (considerada uma das edificações góticas mais bonitas da Inglaterra) também deve ser visitada por quem passa pelo Castelo de Windsor.  

Castelo de Cardiff, País de Gales

Castelo de Cardiff - VisitBritain/Divulgação - VisitBritain/Divulgação
Castelo de Cardiff
Imagem: VisitBritain/Divulgação

Um dos mais interessantes castelos da Europa fica bem no centro da cidade de Cardiff, capital do País de Gales. Trata-se de um símbolo da cidade, cercado por uma linda área verde e cuja história remonta a aproximadamente 2.000 anos, quando os romanos construiram uma fortaleza na área. Ao longo dos século, o castelo foi ganhando sua aparência atual e serviu de residência para famílias ricas da região. Em seu interior, turistas podem conhecer comôdos feitos com mármore, madeira trabalhada e lindos vitrais, além de entrar em túneis que serviram de abrigo contra bombardeios aéreos durante a Segunda Guerra Mundial. E é também possível subir na torre do relógio do castelo, que exibe uma arquitetura belíssima. 

Castelo de Bran, Romênia

Castelo de Bran - Marcel Vicente/UOL - Marcel Vicente/UOL
Castelo de Bran
Imagem: Marcel Vicente/UOL

Localizado na linda e misteriosa Transilânvia, na Romênia, o Castelo de Bran é popularmente conhecido como o “Castelo do Drácula”. Reza a história que, no século 15, o sanguinário regente Vlad Tepes (que inspirou a criação do personagem Drácula) teria passado algumas noites aqui, mas, ao que tudo indica, a fortificação nunca foi sua propriedade. Mesmo assim, multidões de turistas visitam o Castelo de Bran para se inebriar em um clima vampiresco: localizado sobre uma colina e com uma estrutura acinzentada, a fortaleza tem realmente uma aparência sinistra. Em seu interior, o público se amontoa em estreitos corrredores e escadarias que levam a cômodos que exibem objetos que pertenceram, principalmente, à família real que governou a Romênia na primeira metade do século 20. 

Castelo Ward

Castelo Ward -  VisitBritain/Divulgacao -  VisitBritain/Divulgacao
Castelo Ward
Imagem: VisitBritain/Divulgacao

O Castelo Ward está situado na vila de Strangford, na Irlanda do Norte, e foi muito usado como locação da popular série televisiva “Game of Thrones”. Seus campos, pátio e torre do relógio compuseram o cenário da localidade de Winterfell, de onde a Casa Stark controlava seus domínios. No local, os turistas podem vestir trajes vistos em “Game of Thrones” e, munidos de arcos, disparar flechas em alvos, no meio de um cenário que reproduz ambientes da série. Lá, é também possível realizar passeios por lindos jardins. Nos últimos séculos, o Castelo Ward foi residência de famílias abastadas e, mais recentemente, foi usado como palco para espetáculos de ópera.

Castelo de Fonthill, Estados Unidos

Castelo de Fonthill - Divulgação - Divulgação
Castelo de Fonthill
Imagem: Divulgação

Não é só a Europa que tem lindos castelos. Os Estados Unidos também exibem construções deste tipo, e uma das mais interessantes delas é o Castelo de Fonthill, localizado em Doylestown, no Estado da Pensilvânia. O lindo edifício foi construído entre 1908 e 1912 a mando do artista Henry Chapman Mercer, que o usou como sua casa e local de exibições de suas obras de arte. O local foi desenhado pelo próprio Mercer e tem diversos estilos (como gótico e bizantino). Em seu interior, hoje aberto a turistas como museu, há mais de 40 quartos e 18 lareiras.

Castelo Hearst, Estados Unidos

Castelo Hearst  - Cortesia Hearst Castle/Todos os direitos reservados - Cortesia Hearst Castle/Todos os direitos reservados
Imagem: Cortesia Hearst Castle/Todos os direitos reservados

Localizado na Califórnia, o Castelo Hearst foi propriedade de ninguém menos do que o magnata da mídia William Randolph Hearst, que inspirou o personagem principal do filme “Cidadão Kane”, do direto Orson Welles. Trata-se de um antigo complexo residencial que foi construído durante a primeira metade do século 20 e que abriga um total de 165 cômodos decorados de maneira luxuosa, além de lindos jardins e mirantes para as montanhas de Santa Lúcia. O local foi doado pela entidade Hearst Corporation ao Estado da Califórnia em 1958 e, hoje, é aberto ao público. É um ótimo passeio para conhecer a antiga residência e as histórias de um dos personagens mais influentes dos Estados Unidos no século passado.