Topo

Conheça os museus das marcas de carro mais desejadas do mundo

Marcel Vincenti

Colaboração para o UOL

23/09/2017 04h00

Ferrari, Mercedes-Benz, Porsche, Lamborghini: essas empresas fazem carros que são sonhos de consumo para muita gente. Se você ainda não tem a fortuna necessária para adquirir algumas das máquinas dessas marcas, saiba que é possível admirá-las bem de perto em museus automotivos espalhados pelo mundo. Abaixo, veja como são e onde ficam os museus de algumas das mais sofisticadas montadoras de automóveis do planeta.

Ferrari

Museu Ferrari  - Marcel Vincenti/UOL - Marcel Vincenti/UOL
Imagem: Marcel Vincenti/UOL

Localizado na pequena cidade italiana de Maranello, a cerca 20 km de Módena, o Museu da Ferrari ocupa uma área de 2500 m², onde são expostos os principais carros lançados pela empresa ao longo de sua história. São dezenas de máquinas que o público tem a chance de admirar, que incluem os modelos F40 (de 1987) e a Ferrari 458 Italia, de 2009. No local, há também um enorme espaço dedicado à vitoriosa história construída pela Ferrari no mundo das corridas, exibindo carros como o 500 F2 (que venceu um título mundial em 1952) e o F2004, uma das máquinas mais vitoriosas da Fórmula-1, a mais nobre competição do automobilismo. E, ao sair do museu, os adultos podem desembolsar algumas centenas de euros e dirigir uma Ferrari de verdade pelas ruas de Maranello. 

Lamborghini

Museu Lamborghini  - Arnaud 25/ Creative Commons - Arnaud 25/ Creative Commons
Imagem: Arnaud 25/ Creative Commons

O Museu da Lamborghini está situado na localidade italiana de Sant'Agata Bolognese, relativamente perto do museu da Ferrari. E, assim como sua concorrente, é um deleite para amantes das supermáquinas. Entre diversas relíquias e novidades, o local traz como destaques veículos como a Lamborghini 350 GT (de 1964), a Lamborghini Islero (de 1968) e um protótipo do velocíssimo modelo Countach. Os célebres modelos Diablo, fabricados até o ano de 2001, e a raríssima Lamborghini Reventón também estão em exposição. Ao lado dos veículos, disposta em ordem cronológica, uma exibição fotográfica ajuda a contar toda a história de êxito da Lamborghini.

Mercedes-Benz

Museu Mercedes  - Divulgação - Divulgação
Imagem: Divulgação

A Mercedes-Benz tem um museu na cidade de Stuttgart, na Alemanha, e o lugar surpreende os visitantes logo de cara, com sua moderna e sofisticada fachada – que tem tudo a ver com a imagem cultivada pela montadora germânica ao redor do mundo. Lá dentro, em uma área que ocupa 16.500 m² e nove andares, se encontram em exposição 160 veículos, desde relíquias do século 19 até algumas das mais modernas máquinas da Mercedes. Entre os destaques estão os lindos e clássicos Mercedes-Benz 300 SL (lançado nos anos 50) e o W116 (lançado nos anos 70). Lá, há também um “papamóvel”, usado pelo papa João Paulo 2º durante visitas à Alemanha. O museu também tem simuladores de corrida e telões mostrando os carros de competição da Mercedes em ação.

Porsche

Museu Porsche - Divulgação - Divulgação
Imagem: Divulgação

O carrões da Porsche podem ser admirados de perto em um belo museu que a marca mantém na cidade de Stuttgart, na Alemanha. Dentro de um espaço de design ultramoderno, se espalham modelos que são e já foram desejados por ricaços dos quatro cantos do globo, como o Porsche Carrera GT (lançado no começo dos anos 2000), o Porsche Boxter (de 1996) e o Porsche 959 (lançado nos anos 80). Este centro de exposições é também um deleite para quem gosta de carros antigos. Estão lá clássicos como o Porsche 914 (de 1969) e o 550 Spyder (dos anos 1950 e o modelo que o ator James Dean dirigia quando sofreu um acidente fatal em uma estrada dos Estados Unidos, em 1955).

Henry Ford Museum

Museu Henry Ford  - Eduardo Vessoni/ UOL - Eduardo Vessoni/ UOL
Imagem: Eduardo Vessoni/ UOL

Detroit é o coração da indústria automobilística dos Estados Unidos e, nos arredores da cidade, mais precisamente em Dearborn, turistas podem visitar o museu Henry Ford que exibe veículos como o histórico modelo T, além de ícones norte-americanos como o Mustang e o Thunderbird. O museu também se dedica ao universo mais amplo do mundo automotivo – e dos grandes avanços tecnológicos alcançados nos Estados Unidos em geral. Estão lá carros pertencentes a outras marcas, como Toyota e Bugatti. Carros de corrida, aviões e até máquinas de agricultura são abordados dentro do museu Henry Ford.  Veículos usados por ex-presidentes dos Estados Unidos também fazem parte do menu. 

Pertersen Museum

Petersen Museum  - Divulgação - Divulgação
Imagem: Divulgação

Veículos da supermarca Bugatti (na foto) são apenas alguns dos carrões expostos no Petersen Automotive Museum, um dos maiores e mais interessantes museus automotivos dos Estados Unidos. Localizado em Los Angeles, na Califórnia, o local reúne, em três andares, carros raros, possantes de última geração e veículos que pertenceram a celebridades de Hollywood. Entre os destaques do modelos da marca Dodge, uma Ferrari 308 GTSi e uma invocada McLaren P1, de 2015. No local, é também possível ver uma versão real de Relâmpago McQueen, o carro de corrida que é protagonista da animação “Carros”, da Pixar, e até um Pontiac Aztek, o carro do personagem Walter White, da série “Breaking Bad”.

Toyota

Museu Toyota  -  Morio_Creative Commons -  Morio_Creative Commons
Imagem: Morio_Creative Commons

Principal montadora de carros do Japão, a Toyota tem um interessante museu na cidade nipônica de Nagakute, a aproximadamente 330 km de Tóquio. Dentro de uma área com mais de 46 mil m², encontram-se em exibição cerca de 160 veículos, tanto da Toyota como de outras marcas. Um dos objetivos do lugar, segundo a empresa, é mostrar “como a interação entre montadoras japonesas e estrangeiras acelerou a evolução da indústria automobilística ao redor do mundo”. As grandes estrelas do museu, entretanto, são os carros da Toyota, populares quase que em todo o planeta. Entre os modelos em exposição estão um Toyota Sports 800 (de 1965), um Toyota Celica Liftback (de 1973) e um Corolla de 1966.