Topo

10 destinos pelo mundo que serviram de locação para sucessos do cinema

Marcel Vincenti

Colaboração para o UOL

22/09/2017 04h00

Você já sentiu vontade de visitar os lugares onde foram feitos seus filmes favoritos? Para além dos estúdios de Hollywood, diversas produções cinematográficas usam lugares turísticos espalhados pelo mundo como palco para algumas de suas cenas mais antológicas. Lembra de Indiana Jones correndo com seu cavalo em Petra, na Jordânia? Ou Leonardo DiCaprio pulando nas águas de Maya Bay, na Tailândia? Abaixo, conheça dez das mais interessantes locações de sucessos do cinema.  

Petra, Jordânia

Petra - Reprodução/Marcel Vincenti/UOL - Reprodução/Marcel Vincenti/UOL
Imagem: Reprodução/Marcel Vincenti/UOL

Localizado na Jordânia, o sítio arqueológico de Petra é um dos atrativos turísticos mais interessantes do Oriente Médio. O destino reúne monumentos talhados a partir das montanhas locais e, com sua aparência árida e fascinante, foi usado no filme “Indiana Jones e a Última Cruzada”, de 1989. Na foto da esquerda, Harrison Ford e Sean Connery aparecem na frente da construção conhecida como Al-Khazneh, uma obra do século 1 d.C. que serviu como mausoléu real. Sua fachada, de inspiração helenística, tem 43 metros de altura. Na imagem da direita, está o monumento o Ad-Deir, outro cartão-postal de Petra.

Maya Bay, Tailândia

Tailândia - Reprodução/Marcel Vincenti/UOL - Reprodução/Marcel Vincenti/UOL
Imagem: Reprodução/Marcel Vincenti/UOL

A Tailândia é cenário para o filme “A Praia”, lançado no ano de 2000 e no qual Leonardo DiCaprio interpreta um mochileiro em busca de aventuras no Sudeste Asiático. A praia paradisíaca que aparece na obra se chama Maya Bay, faz parte das ilhas Phi Phi e fica no sul do território tailandês. O lugar tem uma beleza realmente inacreditável e é aberto a visitas turísticas. Mas, hoje, é preciso disputar este pedacinho de paraíso com legiões de viajantes, que, via de regra, atraídos pelo filme, lotam suas areias e águas – em um cenário cercado por imponentes formações de calcário.

Rio de Janeiro, Brasil

Rio de Janeiro - Reprodução/Luiz Citton/UOL - Reprodução/Luiz Citton/UOL
Imagem: Reprodução/Luiz Citton/UOL

Uma das lutas mais fantásticas e famosas de todos os filmes de James Bond tem o Brasil como cenário, mais precisamente um bondinho do Pão de Açúcar, no Rio de Janeiro. Trata-se de uma cena de "007 Contra o Foguete da Morte", de 1979, em que os personagens vividos pelos atores Roger Moore (James Bond) e Richard Kiel (o vilão Jaws) saem na porrada pendurados no veículo, com a Cidade Maravilhosa sob seus pés. Lutando por suas vidas, eles deixaram admirar, lá de cima, uma das paisagens mais bonitas de todo o Brasil.

Barcelona, Espanha

Barcelona - Reprodução/Getty Images - Reprodução/Getty Images
Imagem: Reprodução/Getty Images

Lançado em 2008, “Vicky Cristina Barcelona” é um dos mais famosos filmes que o diretor Woody Allen fez na Europa. E na história (estrelada por Scarlett Johansson, Penélope Cruz e Javier Bardem) aparecem diversos cartões-postais da capital catalã, como o Parque Güell (recheado de obras do artista Antoni Gaudí), a via Passeig de Gràcia e a Basílica da Sagrada Família (que também leva a assinatura de Gaudí). Na foto acima, Scarlett faz um passeio pela arborizada área da Rambla, recheada de lojas, restaurantes, tendas turísticas e que é um dos melhores lugares para caminhar em Barcelona.

Paris, França

Paris - Reprodução/Marcel Vincenti/UOL - Reprodução/Marcel Vincenti/UOL
Imagem: Reprodução/Marcel Vincenti/UOL

“Meia-Noite em Paris”, de 2011, é outro grande filme que o diretor Woody Allen fez em solo europeu. Além de lembrar gênios que marcaram época na capital francesa (como Ernest Hemingway, F. Scott Fitzgerald e Pablo Picasso), a obra mostra lindas paisagens como o Museu Rodin, a ponte Alexandre 3º e o Palácio de Versalhes (nos arredores de Paris). Na foto acima, o personagem Gil Pender (interpretado por Owen Wilson) faz o que todos deveriam fazer ao visitar a Cidade Luz: uma longa caminhada pelas margens do rio Sena, de onde se admirar, por exemplo, a Catedral de Notre-Dame (na imagem da direita).

Roma, Itália

Roma - Reprodução/Marcel Vincenti/UOL - Reprodução/Marcel Vincenti/UOL
Imagem: Reprodução/Marcel Vincenti/UOL

No filme “Come, Rezar, Amar”, lançado em 2010, Elizabeth Gilbert (interpretada por Julia Roberts) sai em uma viagem de autoconhecimento que passa por três países: Itália, Índia e Indonésia. No país da bota, ela vive experiências gastronômicas inesquecíveis e passeia por cenários fantásticos de cidades como Nápoles e Roma. Na capital italiana, o filme mostra as belas paisagens que cercam o rio Tibre, um dos principais cartões-postais locais. Na foto da esquerda, o rio, as pontes e outras construções históricas que o rodeiam é admirado por Gilbert/Roberts desde um mirante do Castelo de Santo Ângelo, uma das construções históricas mais famosas de Roma.

Los Angeles, EUA

Los Angeles - Reprodução/Downtowngal/Creative Commons - Reprodução/Downtowngal/Creative Commons
Imagem: Reprodução/Downtowngal/Creative Commons

Los Angeles já foi cenário para muitas produções de Hollywood. Uma das obras cinematográficas mais recentes e bem-sucedidas que usou a cidade da Califórnia como palco foi “La La Land”, de 2016 e estrelando Emma Stone e Ryan Gosling. O filme mostra belos locais da metrópole californiana e seus arredores, como o Hermosa Pier, a Colorado Street Bridge e o Rialto Theater. A famosa cena de dança entre os personagens Mia e Sebastian vista na foto acima, por sua vez, foi feita em um lugar chamado Cathy´s Corner, que fica no Griffith Park, uma área repleta de mirantes para as paisagens de Los Angeles. Na foto da direita, se vê outro mirante do Griffith Park.   

Amsterdã, Holanda

Amsterdã - Reprodução/Marcel Vincenti/UOL - Reprodução/Marcel Vincenti/UOL
Imagem: Reprodução/Marcel Vincenti/UOL

A cidade de Amsterdã foi usada como locação para grande parte do filme “A Culpa é das Estrelas”, de 2014. Os canais da cidade foram cenário para diversos passeios dos personagens Hazel e Augustus, proporcionando um clima romântico ideal para o par. Se você quiser conhecer a capital holandesa com seu amor, saiba que o canal que fica entre as ruas Leidsestraat e Vijzelstraat está cercado por algumas das casas mais lindas da cidade. E da esquina da Reguliersgracht com a Herengracht é possível ver, em um único campo de visão, 15 pontes cruzando canais de Amsterdã.

Istambul, Turquia

Istambul - Reprodução/Marcel Vincenti/UOL - Reprodução/Marcel Vincenti/UOL
Imagem: Reprodução/Marcel Vincenti/UOL

James Bond é um dos personagens de cinema mais viajados do mundo. Além do Rio de Janeiro, a história do espião britânico já usou como cenário lugares como os Alpes Suíços, as Bahamas e Istambul. A metrópole turca empresta sua paisagem fotogênica para “Moscou Contra 007”, de 1963 (na foto, com Sean Connery) e “007 – Operação Skyfall”, de 2012, com Daniel Craig. No filme estrelado por Connery, é possível ver alguns dos principais cartões-postais de Istambul, como a ponte de Gálata e as imponentes mesquitas locais.

Edimburgo, Escócia

Edimburgo - Reprodução/ J.Brew/Creative Commons  - Reprodução/ J.Brew/Creative Commons
Imagem: Reprodução/ J.Brew/Creative Commons

Sucesso dos anos 90, o filme “Trainspotting” começa a mil por hora, com os personagens Renton (Ewan McGregor) e Spud (Ewen Bremner) fugindo de seguranças após roubar uma loja – com toda a correria embalada pelas potentes batidas da música “Lust For Life”, cantada por Iggy Pop. A cena acontece na Princes Street, uma das mais movimentadas e famosas vias da cidade de Edimburgo, na Escócia. O local reúne lojas, restaurantes, locais para comprar suvenires e está perto de alguns dos principais lugares históricos de Edimburgo, como a linda via Royal Mile.