Viagem

Reconhece? Veja a transformação das grandes cidades turísticas do mundo

Marcel Vicenti

Colaboração para o UOL

26/08/2017 04h00

Cidades históricas como Londres, Paris e Tóquio têm paisagens com centenas de anos que parecem paradas no tempo. Já metrópoles mais novas como Nova York, São Paulo e Dubai exibem modernos arranha-céus que surpreendem viajantes do mundo inteiro. Todos esses centros urbanos, porém, sofreram enormes mudanças. Veja como a cara de grandes destinos turísticos ao redor do planeta se transmutou ao longo da história. As imagens são surpreendentes.

Sydney, Austrália
Unknown/Creative Commons - Adam JWC/Creative Commons
Imagem: Unknown/Creative Commons - Adam JWC/Creative Commons

A King Street é uma das principais vias de Sydney, na Austrália. Ela corta o centro comercial da cidade e é muito percorrida por turistas, pois desemboca perto de grandes atrações locais, como o Sydney Aquarium, o museu Madame Tussauds, o zoológico de Sydney e o Royal Botanic Garden. Na montagem acima, se vê a King Street por volta de 1910, quando Sydney tinha pouco mais de 100 anos de história. Hoje, a rua exibe um ar moderno e um tanto frenético, mas ainda preserva alguns de seus antigos edifícios.

Buenos Aires, Argentina
Horacio Coppola/Creative Commons - Dalibor Ribicic/Creative Commons
Imagem: Horacio Coppola/Creative Commons - Dalibor Ribicic/Creative Commons

A Plaza de la República e seu obelisco de quase 70 metros de altura são, talvez, a imagem mais famosa de Buenos Aires, na Argentina. É por lá que passam a célebre avenida 9 de Julio e quase todos os turistas que visitam a metrópole portenha. Atualmente, o obelisco está cercado por enormes anúncios e um trânsito interminável de carros. Em 1936, quando a foto em preto e branco acima foi tirada, o ambiente na região parecia ser um pouquinho mais calmo (mas ainda assim era fotogênico).

Las Vegas, Estados Unidos
Divulgação/Las Vegas Convention & Visitors Authority - Jon Sullivan/Creative Commons
Imagem: Divulgação/Las Vegas Convention & Visitors Authority - Jon Sullivan/Creative Commons

Na montagem acima, se vê duas fotos da principal via de Las Vegas (a Strip): uma tirada em 1968 e outra feita nos dias atuais (o ângulo das imagens, porém, não é o mesmo). Repare que, desde aquela época, a Cidade do Pecado já era marcada por um profusão infinita de letreiros para entreter o turista. Atualmente, a Strip abriga os principais atrativos de Vegas, como muitos de seus cassinos, seus mais luxuosos hotéis e diversos restaurantes e casas de shows. 

Londres, Inglaterra
Chalmers Butterfield/Creative Commons - Jimmy Baicovicius/Creative Commons
Imagem: Chalmers Butterfield/Creative Commons - Jimmy Baicovicius/Creative Commons

Acima, duas fotos da área conhecida como Piccadilly Circus, um dos principais cartões-postais de Londres: uma tirada em 1949 e outro em 2012. As imagens mostram como a região da capital inglesa, que fica perto de grandes teatros londrinos (como o Palace Theather), tem preservado seu ar frenético e fotogênico nas últimas sete décadas. Os anúncios comerciais da imagem da esquerda deram hoje lugar a enormes outdoors eletrônicos. E os carros que circulam por lá também mudaram um pouquinho.

Nova York, Estados Unidos
Library of US Congress/Creative Commons - Ken Lund/Creative Commons
Imagem: Library of US Congress/Creative Commons - Ken Lund/Creative Commons

Uma confusão de gente, carroças e bancas vendendo alimentos. Essa é a cara da rua Mulberry, em 1900, ano em que foi feita a foto em preto e branco acima. Provavelmente, muitas das pessoas vistas na imagem são imigrantes recém-chegados aos Estados Unidos tentando ganhar a vida. A Mulberry faz, hoje, parte da região de Nova York conhecida como Little Italy, que atrai turistas com seus charmosos prédios históricos e excelentes restaurantes de comida italiana.

Paris, França
Unknown/Creative Commons - Chadi Saad/Creative Commons
Imagem: Unknown/Creative Commons - Chadi Saad/Creative Commons

Já imaginou estar em Paris durante a construção da torre Eiffel? Pois bem: a imagem à esquerda, feita em 1888, mostra o nascimento do cartão-postal francês, que seria inaugurado no ano seguinte, em 1889. À época, já havia lindas áreas verdes na região para passear. Hoje, é inconcebível para qualquer turista visitar Paris e não admirar de perto da torre Eiffel. Nos arredores do monumento existem outras atrações imperdíveis, como o parque conhecido como Campo de Marte e o rio Sena. 

Rio de Janeiro, Brasil
Marc Ferrez/Creative Commons - Nico Kaiser/Creative Commons
Imagem: Marc Ferrez/Creative Commons - Nico Kaiser/Creative Commons

A imagem à esquerda mostra como era paisagem da enseada de Botafogo, no Rio de Janeiro, em 1889: uma quantidade considerável de construções, mas nada que se compare ao amontoado de prédios visto nos dias de hoje. Naquela época, o bondinho do Pão de Açúcar ainda nem existia (a atração só seria inaugurada em 1912), e a cidade carioca parecia bem mais pacata. Mas convenhamos: seja hoje ou no final do século 19, o Rio sempre foi lindo.

São Paulo, Brasil
Guilherme Gaensly/Creative Commons - Pedro Angelini/Creative Commons
Imagem: Guilherme Gaensly/Creative Commons - Pedro Angelini/Creative Commons

E o que dizer da Avenida Paulista que, nesta foto de 1902, era uma elegante via arborizada pontuada por luxuosos casarões? A via cresceu imensamente durante o século 20 e se transformou no cartão-postal que melhor representa São Paulo, com seus modernos arranha-céus, movimento intenso de carros e muitas atrações turísticas, como o Museu de Arte de São Paulo (Masp), a Casa das Rosas, o Itaú Cultural e a Livraria Cultura. É um destino imperdível para quem visita a Pauliceia Desvairada.

Dubai, Emirados Árabes Unidos
Divulgação/Dubai Tourism - Divulgação/Dubai Tourism
Imagem: Divulgação/Dubai Tourism - Divulgação/Dubai Tourism

A foto à esquerda não é tão antiga: ela foi tirada em 1985 e, quando comparada com a da direita, mostra, com perfeição, como o desenvolvimento de Dubai foi rápido. Hoje, a cidade árabe é uma das metrópoles mais modernas do mundo, mas, até meados do século 20, era apenas um pequeno conglomerado urbano da Península Arábica. A partir do final dos anos 90, Dubai começa a ganhar os seus edifícios mais famosos, como o hotel Burj Al Arab. A via que aparece na foto é a Sheykh Zayed, um dos principais cartões-postais dos Emirados Árabes Unidos.

Tóquio, Japão
Unknown/Creative Commons - IQRemix/Creative Commons
Imagem: Unknown/Creative Commons - IQRemix/Creative Commons

Tóquio é hoje uma das maiores e mais movimentadas cidades do mundo – e este agito pode ser visto perfeitamenta no distrito de Shibuya, atualmente recheado de outdoors eletrônicos, lojas, restaurantes, bares e escritórios de grandes empresas. Mas nos anos 1950, quando a foto da esquerda foi tirada, Shibuya era uma região de aparência bem mais tranquila, com menos arranha-céus e multidões nas paisagens. O contraste entre estas duas eras é impressionante.

ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}

Ocorreu um erro ao carregar os comentários.

Por favor, tente novamente mais tarde.

{{comments.total}} Comentário

{{comments.total}} Comentários

Seja o primeiro a comentar

{{subtitle}}

Essa discussão está encerrada

Não é possivel enviar novos comentários.

{{ user.alternativeText }}
Avaliar:
 

* Ao comentar você concorda com os termos de uso. Os comentários não representam a opinião do portal, a responsabilidade é do autor da mensagem. Leia os termos de uso

Escolha do editor

{{ user.alternativeText }}
Escolha do editor

Facebook Messenger

Receba seu horóscopo diário do UOL. É grátis!

Mais Viagem

Topo