Topo

Leve chicotadas ou beba com arraias: os 10 bares mais loucos do mundo

Marcel Vicenti

Colaboração para o UOL

25/08/2017 04h00

Com temáticas sexuais, localizações e designs inusitados, muitos bares pelo mundo estão cheios de experiências malucas para os visitantes. Veja os lugares mais inacreditáveis do planeta para você tomar uma cerveja.

Um bar de cabeça para baixo (Berlim, Alemanha)

Madame Claude - Divulgação - Divulgação
Imagem: Divulgação

Não é você que bebeu demais: este bar de Berlim, na Alemanha, se encontra realmente de cabeça para baixo. Batizado de Madame Claude, o lugar apresenta aos frequentadores uma visão invertida das coisas: seu interior está cheio de cadeiras, mesas, garrafas e prateleiras de ponta-cabeça, tudo pendendo do teto ou das paredes. No espaço há, logicamente, assentos em posição normal. Mas, na maior parte das vezes, as pessoas ficam em pé mesmo, curtindo os DJs e bandas que animam o Madame Claude semanalmente.

 

Para quem curte uma chicotada (Lviv, Ucrânia)
Soch Café - Divulgação - Divulgação
Imagem: Divulgação

Localizado na cidade ucraniana de Lviv, o Masoch-Café é uma homenagem à cultura do masoquismo: quando o cliente entra no bar, leva chicotadas na bunda desferidas pelas garçonetes. Lá dentro, há algemas penduradas nas paredes e, no cardápio, são oferecidas bebidas com nomes como “Sexo Oral”. E, entre um drinque e outro, o público pede para receber mais chicotadas. O Masoch-Café não fica em Lviv por acaso: foi na cidade que nasceu, no século 19, Leopold Ritter von Sacher-Masoch, autor de um livro chamado "A Vênus das Peles", cujo personagem principal é um homem que gostava de ser açoitado por sua amada. Anos mais tarde, Masoch e sua obra inspirariam o psiquiatra alemão Richard von Krafft-Ebing a cunhar o termo masoquismo, para descrever o comportamento de pessoas que sentem prazer ao sentir dor.

Um drink com sereias (Great Falls, Estados Unidos)
Sip'n'Dip - V. Smoothe/Creative Commons - V. Smoothe/Creative Commons
Imagem: V. Smoothe/Creative Commons

Localizado na cidade de Great Falls, no Estado de Montana (EUA), o Sip 'n' Dip Lounge é um bar que oferece um entretenimento bem original para sua clientela. O estabelecimento tem enormes janelas que dão para o fundo da piscina do hotel O'Haire Motor Inn, através das quais o público pode ver, quase que diariamante, mulheres fantasiadas de sereia nadando na água. A atração virou a marca registrada do lugar e trouxe fama nacional para o Sip 'n' Lounge, que está localizado bem longe dos grandes centros turísticos dos Estados Unidos.

Seis metros de profundidade (Maldivas)
Subsix - Divulgação - Divulgação
Imagem: Divulgação

O Subsix é um bar e restaurante que fica seis metros abaixo da superfície do mar no paradisíaco arquipélago das Maldivas, no oceano Índico. Enquanto provam pratos com lagosta e tomam coquetéis à base de rum, os hóspedes admiram peixes, tartarugas-marinhas e arraias passando do outro lado das janelas do estabelecimento, em uma água cristalina e através de corais. E a decoração do Subsix tem tudo a ver com seu entorno: as cadeiras do local parecem anêmonas-do-mar. O Subsix faz parte de um resort de luxo chamado Niyama.

Alien gigante (Gruyéres, Suíça)
HR Giger Bar - Andy Davies/Divulgação - Andy Davies/Divulgação
Imagem: Andy Davies/Divulgação

H.R.Giger foi um artista suíço que ajudou a criar o visual do filme “Alien”, lançado em 1979. E, na cidade suíça de Gruyères, há um bar todo decorado com obras de Giger e que remetem ao universo assustador do monstrão. O teto do local é complemente coberto com o que parecem ser enormes vértebras. Já os assentos poderiam ser a carapaça de algum bicho assassino da ficção científica. E o melhor: o bar fica dentro de um castelo conhecido como Château St.Germain. “A sensação, aqui, é a de estar na barriga uma de uma besta fossilizada”, diz o site do lugar.

O garçom é um trem (Brno, República Tcheca)
Vytopna - Divulgação - Divulgação
Imagem: Divulgação

Aberto em 2009, o Výtopna é um restaurante e bar situado em Brno, na República Tcheca, que se destaca por um interessante fator: no local, os clientes são servidos por trenzinhos que, sem parar, percorrem trilhos que passam sobre os balcões e ao lado das mesas do estabelecimento. Os brinquedos carregam refrigerantes, bebidas alcoólicas, petiscos e afins para o público, que só precisa estender a mão e pegar o seu pedido de dentro dos pequenos vagões. A ideia fez tanto sucesso que o Výtopna abriu duas filiais em Praga, a turística capital da República Tcheca.

Na caverna com estalactites (Playa del Carmen, México)
Alux - Divulgação - Divulgação
Imagem: Divulgação

E que tal tomar uma tequila (ou saborear uma refeição) sob estalactites de verdade? Este é o principal atrativo do Alux, restaurante e bar que fica dentro de uma caverna com mais de 10 mil anos no balneário mexicano de Playa del Carmen, um dos destinos turísticos mais populares do Caribe. O local pode acomodar cerca de 300 clientes e, mesmo com seu ambiente cavernoso, tem jeito chique e oferece um clima extremamente romântico para casais, com mesas iluminadas com velas e um menu com coquetéis estilosos, como o Rose Petal, feito com vodca e extrato de pétalas de rosas.   

Cocôs apetitosos (Taipei, Taiwan)
Modern Toilet Restaurant - Divulgação - Divulgação
Imagem: Divulgação

Este não é um bar, mas um restaurante que merece uma menção honrosa nesta lista: trata-se do Modern Toilet Restaurant (isso mesmo: “Restaurante Banheiro Moderno”), localizado na cidade de Taipei, em Taiwan, e que serve receitas gastronômicas para o seu público em pequenos vasos sanitários. Além de comida salgada (como este ovo com carne moída da foto), o estabelecimento vende sorvete de chocolate nas miniprivadas, em um formato totalmente alusivo a um cocô. E, em algumas mesas do restaurante, a clientela tem a chance de se sentar em réplicas em tamanho real de privadas para comer. 

Um bar congelado (Estocolmo, Suécia)
Icebar - Divulgação - Divulgação
Imagem: Divulgação

Bares feitos de gelo viraram modinha em todo o planeta (há até um deles na calorenta Orlando, nos Estados Unidos). O Icebar que fica na cidade sueca de Estocolmo, porém, afirma ser o primeiro estabelecimento deste tipo a funcionar em tempo integral no mundo. Inaugurado em 2002, o interior do local tem uma temperatura de -7ºC e, ao ingressar neste espaço, os visitantes ganham vestimentas preparadas para aguentar o clima gélido do inverno escandinavo, como jaquetas reforçadas e luvas. As bebidas (vodca é uma das grandes pedidas) são servidas em copinhos feitos de gelo.

Natal o ano todo (Austin, Estados Unidos)
Lalas Austin - Divulgação - Divulgação
Imagem: Divulgação

“Quando o Polo Norte encontra o Texas”. É este o slogan do Lala's, um bar localizado na animada cidade norte-americana de Austin e que preserva uma decoração natalina durante o ano inteiro. O estabelecimento exibe árvores e luzinhas de Natal, estátuas do Papai Noel e imagens do Bom Velhinho sendo puxado, sobre seu trenó, por uma fileira de renas. Tal temática, logicamente, causa um pouco de estranheza, pois, nos Estados Unidos, Natal é associado com neve e, no Texas, onde está Austin, faz um calor infernal durante boa parte do ano. Mas o marketing parece dar certo: o Lala's abriu em 1972 e ainda é muito frequentado por boêmios da cidade e turistas.