Topo

Museu do Sexo de Nova York tem ciclopênis e pula-pula erótico; conheça

No Museum of Sex de Nova York, público se diverte em pula-pula recheado de seios gigantescos - Divulgação/Museum of Sex
No Museum of Sex de Nova York, público se diverte em pula-pula recheado de seios gigantescos Imagem: Divulgação/Museum of Sex

Marcel Vincenti

Colaboração para o UOL

01/08/2017 11h57

Cultura, história e muita sacanagem. É isso o que promete uma visita a um dos destinos mais peculiares de Nova York: o Museum of Sex (Museu do Sexo). Localizada na famosa Quinta Avenida, em Manhattan, a atração exibe mais de 20 mil artefatos que, segundo seus curadores, buscam desvendar as curiosidades e a evolução da sexualidade humana.

O acervo tem tudo para deixar o público excitado (ou envergonhado, se o visitante for tímido): há desde imagens de surubas a invenções como o objeto que poderíamos chamar de “ciclopênis” –uma bicicleta presa ao solo que, quando pedalada, movimenta, para frente e para trás, um enorme pinto de borracha, possibilitando que o “ciclista” faça exercício aeróbico e alguém, lá na ponta, seja penetrado pelo brinquedinho.

Esse item não pode ser usado, mas há outros espaços no Museum of Sex em que o público tem a chance de interagir com obras de arte eróticas: um deles é a instalação “Jump for Joy”, um pula-pula cheio de seios gigantes. Os visitantes saltam na estrutura molenga do brinquedo e se divertem caindo sobre os enormes mamilos –e sobre outras pessoas. “É um espaço que cria uma possibilidade de contato físico excitante entre estranhos”, diz o site do Museum of Sex. Sim, talvez você saia do “Jump for Joy” com um encontro marcado para mais tarde.

 

Olhar feminino e sexo hardcore

Muitas das obras expostas no Museum of Sex são de autoria de mulheres. Uma dessas exibições (aberta até o próximo dia 24 de setembro) se chama “Female Gaze”, com fotografias, desenhos e pinturas que buscam mostrar o olhar feminino sobre o sexo. “Todos os dias, as mulheres se deparam com um mundo de imagens que refletem apenas a perspectiva masculina sobre os desejos sexuais, em um contexto em que o sexo feminino é apenas um objeto”, diz a curadoria do museu.

“Essa exposição busca dar a elas o controle da situação, mostrando como é a linguagem do seu desejo”. Fotos de nus masculinos em poses eróticas e a estátua de uma garota insinuando uma masturbação fazem parte do acervo." 

Lá também estão à mostra, até outubro deste ano, diversas roupas de couro eróticas desenhadas pela artista Zana Bayne (uma das maiores autoridades mundiais neste tipo de moda). Na coleção, há modelos que foram usados em aparições públicas por Madonna, Katy Perry e Lady Gaga.

Um dos espaços com imagens mais impactantes do museu no momento é a exposição temporária “Hardcore: A Century & A Half Of Obscene Imagery” (“Hardcore: Um Século e Meio de Imagens Obscenas”), aberta até o dia 4 de setembro. A atração reúne desenhos, fotografias e filmes de sexo que chegam a ter mais de 100 anos e busca provar que, sim, a geração de nossas bisavós e tataravós também gostava de sacanagem. “São artefatos que mostram que nossos antepassados não eram assexuados como muitos gostariam de acreditar”, afirma a curadoria do Museum of Sex.

Entre as peças da coleção há uma guia de bordéis de Nova York, publicado em 1855, um manual ilustrado de posições sexuais do final do século 19 e fotos do começo do século 20 de sexo interracial (algo incomum nos Estados Unidos daquela época), surubas e pessoas se divertindo com brinquedos eróticos.

E não faltam cantinhos educativos no local: uma das alas do museu aborda a vida sexual dos animais, com estátuas em tamanho real de pandas e desenhos de leões-marinhos copulando. Há até um ménage à trois de cervos.

O Museu of Sex só é aberto a pessoas com mais de 18 anos.

Escultura que faz parte da exposição "Female Gaze", que mostra o olhar feminino sobre o desejo sexual - Divulgação/Museum of Sex - Divulgação/Museum of Sex
Escultura que faz parte da exposição "Female Gaze", que mostra o olhar feminino sobre o desejo sexual
Imagem: Divulgação/Museum of Sex

Museu of Sex of New York

Endereço: 233 Fifth Avenue, Manhattan, Nova York (EUA)

Horários de abertura: das 10h às 21h de segunda a quinta-feira; das 10h às 23h de sexta e sábado; das 11h às 21 aos domingos.

Mais informações (incluindo preços de ingressos): www.museumofsex.com