Topo

Você tem muitos motivos para visitar o Canadá; listamos os principais

Marcel Vincenti

Colaboração para o UOL

30/07/2017 04h00

Desde maio, entrar no Canadá está mais fácil para brasileiros: viajantes daqui que tenham visitado o país nos últimos dez anos ou possuam um visto de turismo válido dos Estados Unidos não precisam mais tirar o canadense para viajar para lá. E mais: turistas que pretendem explorar o território canadense têm tudo para encontrar uma ótima atmosfera. Veja cinco tipos de passeio imperdíveis para fazer por lá.

A torre CN Tower é o principal cartão-postal da cidade de Toronto - Benson Kua/Creative Commons - Benson Kua/Creative Commons
A torre CN Tower é o principal cartão-postal da cidade de Toronto
Imagem: Benson Kua/Creative Commons
Grandes cidades

O Canadá é dono de algumas das metrópoles mais bonitas das Américas. Toronto, sua maior cidade, se destaca com o cartão-postal CN Tower, com 553 metros de altura e um mirante quase no topo. Toronto também abriga mais de 100 museus, o Eaton Centre (shopping com mais de 230 lojas) e o Distillery District, área com antigos edifícios industriais que hoje abrigam charmosos cafés, restaurantes e bares.

Na capital, Ottawa, o turista deve fazer uma longa caminhada pela área que cerca o complexo neogótico do Parlamento canadense, de onde se tem vista para o rio Ottawa. Ali perto, o Canal Rideau oferece alamedas para românticos passeios quando o clima está cálido e, no inverno, vira uma pista de patinação, quando suas águas se congelam.

A cerca de 200 km da capital está Montreal, a cidade mais vibrante de Québec, a região francófona do Canadá. A área histórica de Vieux-Montréal, com ruazinhas de paralelepípido e construções do século 18, é um charmoso cantinho desta metrópole.

E, aqui, não podemos deixar de falar de Vancouver, situada no extremo oeste do Canadá. Apesar da distância, Vancouver atrai turistas com seus enormes parques (destaque para o Stanley Park, ao lado do mar), por sua paisagem cercada de montanhas (onde é possível fazer trilhas) e pela beleza de seu cenário urbano. E, se a intenção for cair na farra, vale a pena checar os bares da Granville Street e da Davie Street (esta com opções de balada para o público gay).

Canadá de trem

Em Vancouver começam algumas das viagens ferroviárias mais lindas do mundo: são as jornadas da empresa Rocky Mountaineer, que atravessam centenas de quilômetros de trilhos entre paisagens naturais fantásticas do interior canadense.

Há vários roteiros disponíveis: um dos mais populares é o que conecta Vancouver à cidade de Calgary. No trajeto, que chega a durar seis dias, os passageiros admiram, desde as janelas panorâmicas dos vagões, cenários como cânions, florestas, montanhas nevadas, rios de água cristalina e lagos como Kinbasket, com sua água cercada por fotogênicas formações rochosas.

E, no percurso, também se localiza a cidade de Banff, cercada por um dos cenários naturais mais belos do Canadá.

Quer fazer uma foto espetacular em uma viagem ao Canadá? Vá até o lago Louise  - Juan Alberto Garcia/Creative Commons - Juan Alberto Garcia/Creative Commons
Imagem: Juan Alberto Garcia/Creative Commons
Lago Louise

Destino de um dos roteiros da Rocky Mountainner, a cidade de Banff é o melhor ponto de partida para excursões pelas paisagens naturais do Parque Nacional de Banff, um paraíso com mais de 6.000 km² de florestas, montanhas e lagos – e que é considerado Patrimônio Natural da Humanidade pela Unesco.

É lá que está o lago Louise, com 2,5 km de extensão, profundidade de até 90 metros e águas que frequentemente apresentam uma linda coloração azul-turquesa. De suas margens surgem enormes montanhas pontiagudas e cobertas por densas florestas – um cenário ideal para grandes fotografias.

Cataratas do Niágara

Aqui, mais uma razão para preferir o Canadá aos Estados Unidos: o lado canadense das cataratas do Niágara é bem mais legal do que o americano. É de lá que os turistas têm a melhor vista das maiores quedas d'água da América do Norte, que impressionam com seu volume estrondoso de água e uma altura que ultrapassa os 50 metros. Passeios de barco entre as cataratas e voos de helicóptero sobre a região estão disponíveis para os visitantes. 

Nesta área também está o Queen Victoria Park, um espaço verde que é perfeito para românticas caminhadas. E não faltam outras opções de lazer nas redondezas: o centro urbano que fica ao lado das cataratas tem cassinos, inúmeros bares, restaurantes famosos e hotéis para quem quiser passar mais tempo por lá.

Encontro com ursos polares

Está a fim de fazer um ecoturismo único no Canadá? A empresa Natural Habitat Adventures possui um tipo de ônibus que leva turistas para pertinho de ursos polares no norte da região de Manitoba. Os passeios com o veículo começam na cidade de Churchill, às margens da baía de Hudson, um dos lugares que mais concentram esta espécie de animal no mundo.

As jornadas vão para o meio da tundra, área selvagem onde é possível ver, a poucos metros de distância, ursos polares com seus filhotes e, se os viajantes derem sorte, observar alguns deles caçando.

E passeios adicionais são feitos na área, como tours de trenó puxados por cães e safáris para encontrar outros animais típicos da região, como a raposa-do-ártico e a lebre-ártica.