Topo

Terra de Melania Trump, Eslovênia recebe impulso turístico com eleição

O presidente eleito dos Estados Unidos Donald Trump e sua esposa Melania - AP Photo/Evan Vucci
O presidente eleito dos Estados Unidos Donald Trump e sua esposa Melania Imagem: AP Photo/Evan Vucci

Do UOL, em São Paulo

02/02/2017 13h56

Curiosos em descobrir como é o local de nascimento da nova primeira-dama do país, Melania Trump, muitos americanos estão ajudando a estimular o boom do turismo na Eslovênia, de acordo com o Statistics Bureau.

Isso porque ocorreu um aumento de 10% na reserva de pernoites por viajantes dos Estados Unidos nesta nação da Europa Central em 2016, comparando-se com o ano anterior.

E o país montanhoso, conhecido principalmente por ser um bom lugar para esquiar, está capitalizando seu novo momento no centro das atenções. O site oficial da Eslovênia agora se apresenta como "a pátria da nova primeira dama dos Estados Unidos da América."

Ainda existem alguns passeios que dão aos visitantes um vislumbre de como era a vida dela por lá, oferecendo pequenas excursões que "seguem as pegadas de Melania Trump". Isso inclui paradas nas casas em que passou sua infância em Sevnica, na escola em que frequentou e no seu local de trabalho de quando tinha 20 anos, época em que estava apenas iniciando a carreira de modelo.

Melania foi morar em Nova York em 1996 e não voltou muitas vezes para sua terra natal desde então, lamentou um site de promoção da Eslovênia recentemente. "As pessoas em Sevnica dizem Melania Trump não tem mantido muito contato com a cidade depois que se mudou para os Estados Unidos, mas eles ainda acreditam que seu novo título irá aumentar o reconhecimento da Eslovênia no mundo", informou o Slovenia.si.

Sua pequena cidade natal, de cinco mil habitantes, começou a torcer pela sua mais famosa conterrânea durante a campanha presidencial, tanto que muitos decoraram suas casas com bandeiras americanas.